sábado, 25 de março de 2023

.: Sesc Santos promove Encontro de Comunidades Caiçaras no dia 1º


Aberto ao público, o evento conta com bate-papo, feira de artesanato e materiais de sete comunidades caiçaras da Baixada Santista e apresentação de Fandango Caiçara, com entrada gratuita. Ação integra a programação do projeto Territórios do Comum. 
De 25 de março a 2 de abril, o Sesc São Paulo promove semana para conectar pessoas em ações pela cidadania. Na imagem, o quadro "O Pescador", de Tarsila do Amaral


A partir deste sábado, dia 25 de março, o Sesc São Paulo dá início à segunda edição do projeto Territórios do Comum - uma programação com mais de 70 atividades voltada à construção de modos de viver mais sustentáveis, economicamente justos e com acessibilidade a todos os públicos. Entre os destaques, estão previstas feiras, oficinas, vivências, rodas de conversa e intervenções artísticas, visando a promoção da cidadania em suas múltiplas dimensões, em 22 unidades da rede.

A programação foi pensada com o objetivo de construir e fortalecer vínculos entre os participantes, na medida em que aproxima as pessoas que residem numa mesma região ou pessoas de outras localidades, mas com interesses e propósitos semelhantes. Daí vem o nome do projeto. 

Territórios do Comum tem o intuito de difundir e potencializar ações já em desenvolvimento nos locais que abrigam as unidades do Sesc São Paulo, com enfoque para as questões socioambientais, geração de renda e trabalho e acessibilidade. Atenta aos desafios e à riqueza de repertórios das comunidades de cada região, a instituição pretende, neste projeto, reunir - pessoas propondo reflexões e projetos sociais para o bem comum. O Sesc Santos coloca em pauta as questões socioambientais da Baixada Santista  e sua relação com as comunidades tradicionais da região, em duas ações: 


Laboratório Cidadão:
Mudanças climáticas e comunidades tradicionais vai reunir representantes do poder público, universidades, coletivos, ONGs e lideranças indígenas para pensar propostas de ações e articulações em rede perante os impactos das mudanças climáticas na Baixada Santista, em especial as comunidades indígenas. O encontro acontece na Aldeia Aguapeú, em Mongaguá e será reservado a pessoas convidadas, mas o público poderá acompanhar a cobertura pelas redes sociais do Sesc Santos.

No dia 1º de abril, sábado, das 11h às 19h, o Encontro de Comunidades Caiçaras acontece no Sesc Santos, no intuito de reunir comunidades caiçaras da Baixada, e promover um espaço de encontro e fortalecimento de redes entre as comunidades e demais agentes do poder público, iniciativa privada e sociedade civil. A partir das 11h, a Feira de Comunidades Caiçaras abre um espaço de exposição de materiais de cerca de 7 das 22 comunidades caiçaras da Baixada Santista (artesanato, artefatos de pesca artesanal, publicações, fotografias, banners). Das 15h às 17h, o bate-papo (com tradução em Libras)


Praça de Ideias: Comunidades Caiçaras e impactos do Porto promove a discussão de como a exploração portuária afeta as comunidades caiçaras nos âmbitos da saúde, segurança alimentar, econômica e socioambiental - desde a qualidade da água que banha essas localidades, a navegabilidade dos barcos que são seus meios de transporte, a pesca artesanal que é sua fonte de alimentação e trabalho, e o ecossistema do manguezal, abrigo das espécies de peixes e frutos do mar que lhes são fonte de alimento; e como a possível privatização do Porto colocam essas problemáticas ainda mais em evidência, dada a inseguridade das comunidades diante das possibilidades da exploração pela iniciativa privada. Fechando o dia, das 18h às 19h, uma apresentação de Fandango Caiçara com o grupo musical Raízes da Jureia, de Peruíbe, e dança Raízes do Mangue, de Iguape.


Serviço:
Territórios do Comum
De 25 de março a 2 de abril
Unidades do Sesc:
na capital e Grande SP - 24 de Maio, Avenida Paulista, Campo Limpo, Centro de Pesquisa e Formação, Consolação, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Osasco, Pinheiros, São Caetano, Vila Mariana. No interior e litoral -- Araraquara, Bertioga, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São Jose dos Campos, Taubaté e Thermas De P. Prudente. Programação completa no site do Sesc SP.


Programação promovida pelo Sesc Santos:
Laboratório cidadão:
Mudanças climáticas e comunidades tradicionais 
Onde: Aldeia Aguapeú (Mongaguá)
Encontro fechado para grupo convidado 

Encontro de Comunidades Caiçaras 
Onde:
Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136. Aparecida) - Convivência e Auditório
Quando: dia 1° de abril, sábado, das 10h às 19h
Das 11h às 13h: Feira de Comunidades Caiçaras (Convivência)
Das 15h às 17h: Praça de Ideias: Comunidades Caiçaras e impactos do Porto (Auditório) - Atividade com tradução em Libras
Às 18h: Encerramento: Fandango Caiçara (Convivência)
Classificação: livre
Gratuito 

Sesc Santos 
Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida (13) 3278-9800

Orientação para acesso à unidade: 
Recomendado o uso de máscara em lugares fechados.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.