terça-feira, 21 de março de 2023

.: "Travessia": delegada Helô recebe denuncia de pedofilia

Atores e autora falam da repercussão da trama sobre o crime na internet


Uma mulher chega desolada na delegacia de Helô (Giovanna Antonelli) para denunciar que uma menina menor de idade foi enganada por um criminoso que se passou por uma atriz famosa, usando a tecnologia deep fake, em "Travessia". Em cenas previstas para irem ao ar a partir desta terça-feira (21), Vera (Renata Castro Barbosa) explica que a criança começou a receber chantagens de um homem mais velho, dizendo que divulgaria imagens íntimas da vítima, caso sua família não fizesse o pagamento exigido. 

Em conversa com Yone (Yohama Eshima), a delegada suspeita de que se trata de um criminoso já conhecido da polícia e que chegou a passar pelo presídio. Ela avisa que dará início à investigação e confisca celular e equipamentos da vítima. Enquanto isso, Karina (Danielle Olímpia) está longe de imaginar que sua nova amiga virtual não seja quem ela acredita, e continua cedendo aos pedidos invasivos do outro lado da tela. Tudo leva a crer que o suspeito de Helô se trata do mesmo criminoso que vem assediando Karina, sem ela saber. 

A atriz Danielle Olímpia, que dá vida à personagem, comenta a repercussão da trama nas redes sociais, e o impacto no público. “Eu estou recebendo tantos relatos de mães, de médicas, falando que é incrível o que estamos fazendo. De todas as partes, de todas as idades, de todas as gerações. A novela fez um alerta muito grande, e eu consigo enxergar isso em todos os comentários. Tem muita gente que não achava que aquilo poderia ser real e, hoje, por ter essa pauta na novela, as pessoas estão tendo mais informação. Como atriz, eu fico muito grata de poder ajudar nesse alerta”, afirma. 

Já o ator Claudio Tovar, que interpreta o criminoso, destaca o perigo que a internet pode causar às crianças que acessam diferentes plataformas sem a supervisão dos responsáveis. “Acho que a proposta do personagem é justamente alertar os pais sobre o que pode estar acontecendo dentro de casa, para que eles prestem ainda mais atenção no que os filhos estão fazendo na internet”, ressalta. 

Gloria Perez, conhecida por tratar de temas sociais em suas novelas, reforça a importância de trazer assuntos como este na dramaturgia. “A intenção é fazer um alerta aos pais e responsáveis de que o crime se adapta a qualquer possibilidade de comunicação. Tentar mudar a percepção de que em casa, usando a internet, os filhos estão sempre protegidos. É importante mostrar que atrás de uma tela de computador ou de celular existe um universo, onde é possível um criminoso se passar por terceiros e manipular as vítimas, principalmente crianças e adolescentes, que estão mais ativas e vulneráveis na internet”, diz. 

"Travessia" é criada e escrita por Gloria Perez, com direção artística de Mauro Mendonça Filho, direção de Walter Carvalho, Andre Barros, Mariana Richard e Caio Campos. A produção é de Claudio Dager e Tatiana Poggi, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.