terça-feira, 23 de maio de 2023

.: Animes x Psicologia: caminho para falar de saúde mental com jovens

Livro-caixinha da Matrix Editora mergulha no universo otaku para tratar de temas como autoconhecimento, controle da raiva e aceitação social com crianças e adolescentes


Sucesso pelas histórias cativantes, os animes (ou animês) representam mais do que mero entretenimento. Este estilo de animação conquistou fãs em todo o mundo por apresentar abordagens mais humanas de seus personagens, mesmo em situações totalmente ficcionais. A partir dele, é possível identificar temas sensíveis e relevantes para o desenvolvimento psicoemocional, especialmente dos espectadores mais jovens e fãs da cultura japonesa, os otakus. É nesse sentido que a Matrix Editora lança o livro-caixinha "Puxa Conversa Anime" com perguntas que estimulam reflexões sobre sentimentos e padrões de comportamentos.

A novidade, assinada pela estudante de psicologia e criadora de conteúdo sobre animes Alice Guedes, é um caminho inovador para que profissionais e até mesmo famílias possam estimular diálogos sobre tópicos como saúde mental, questões sociais e diferenças culturais. A partir de questionamentos relacionados às cenas ou personagens de animações como Naruto, Boku no Hero Academia e One Piece, o livro-caixinha permite construir conexões com crianças e adolescentes, facilita a mudança de perspectivas e promove o desenvolvimento de empatia e compreensão.

Você pode comprar o livro "Puxa Conversa Anime", de Alice Guedes aqui: https://amzn.to/3ok1lXQ

“Com qual personagem do mundo dos animes você mais se identifica? Por que acha que isso acontece?”, “Como você acha que foi, para Naruto, crescer sem o afeto e o cuidado dos pais?”, “Zoro, do anime One Piece, não se importa com o que os outros dizem sobre ele. Você se identifica com isso? Como?” e “Qual foi o anime que mais ajudou na sua saúde mental? De que forma a história ajudou você?” são algumas das perguntas presentes em 100 cartas que tratam de temas sérios com uma linguagem acessível.

"Puxa Conversa Anime" é uma ferramenta importante para falar de forma descomplicada sobre depressão, ansiedade, o peso dos padrões de beleza, relacionamento com familiares, sonhos, objetivos de vida e outros temas nebulosos para a juventude. Este livro-caixinha é um convite para a imersão em dois universos: o dos animes e o da própria história de quem responde os cards.

Sobre a autora: Alice Guedes é estudante de psicologia e diretora de arte. Produz conteúdo para o Instagram e TikTok relacionando enredos e personagens de anime com saúde mental. Aborda tópicos como ansiedade, depressão, controle da raiva, desejo de pertencimento social e outros sofrimentos emocionais que costumam afetar a juventude.

Livro-caixinha Puxa Conversa Anime

Autora: Alice Guedes

Editora: Matrix Editora

Compre o livro "Puxa Conversa Anime", de Alice Guedes aqui: https://amzn.to/3ok1lXQ

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.