terça-feira, 16 de maio de 2023

.: Eriberto Leão chega a São Paulo com o espetáculo pop "O Astronauta"


Ministério da Cultura e Banco Industrial do Brasil apresentam o espetáculo "O Astronauta", com Eriberto Leão e dramaturgia de Eduardo Nunes, idealização e direção de José Luiz Jr., adaptação para a versão presencial: José Luiz Jr. e Eriberto Leão. Participações em vídeo de  ZéCarlos Machado, Luana Martau e Jaime Leibovitch. Foto: Andrea Nestrea


Depois do sucesso de crítica e público no Rio de Janeiro e em Curitiba, Eriberto Leão sobe ao palco do Teatro Nair Belo para a primeira temporada paulistana da peça "O Astronauta", a partir do dia 9 de junho. O espetáculo conta com participações em vídeo de ZéCarlos Machado (no ar na novela “Vai na Fé”, de Rosane Svartman, TV Globo), Luana Martau e Jaime Leibovitch. A peça questiona a possibilidade de outras formas de vida no universo, e também se vale da metáfora do isolamento para falar sobre memória, morte, afetos e relatividade tempo. 

Depois de receber um chamado de uma civilização extraterrestre, um astronauta parte numa missão intergaláctica em busca de outras formas de vida fora do planeta. A viagem é também uma jornada interior sobre a existência humana, a memória, a morte, os afetos e a relatividade tempo. “O Astronauta” é inspirada na cultura pop da ficção científica, com referências à obra de David Bowie e ao filme “2001 - Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick.  

Atendendo a um chamado de uma civilização extraterrestre, um astronauta é enviado ao espaço numa missão solitária em busca de outras formas de vida fora do planeta. Conforme a jornada avança, ele vai perdendo a comunicação com a Terra, até o isolamento completo. Só lhe restam as memórias e a companhia de Hal (Luana Martau), um computador de bordo com inteligência artificial, agora sua única interlocutora.


A encenação
O ator estará vestido como um astronauta, num ambiente que remete a uma nave espacial. Imagens do espaço serão projetadas em um grande telão ao fundo do palco, como uma espécie de janela da nave. Em cena, o ator canta duas músicas de David Bowie - “Starman” e “Space Oddity”.

A direção musical é de Ricco Viana; videografismo, realidade virtual e programação visual são dos irmãos Rico e Renato Vilarouca; a direção de arte de Carla Berri, a iluminação de Adriana Ortiz e a direção de produção de Carla Yared. Produzido pela CAJA Arquitetura Cultural, "O Astronauta" tem patrocínio master do Banco Industrial do Brasil, Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

O que disseram sobre o espetáculo
“Uma viagem espacial ou uma viagem dentro de nós mesmos? Passamos pelos filmes ‘2001, uma odisseia no espaço’ e ‘Interestelar’, e a homenagem a David Bowie e Ziggy Stardust (personagem criado por Bowie como seu alterego) é evidente através da lenda pessoal de nosso astronauta. ‘O universo é mental’ - 1ª das Sete Leis Herméticas - é a base de lançamento de nossa viagem. Timothy Leary, Aldous Huxley e as Portas da Percepção, todo universo da contracultura traduzido em uma viagem sensorial onde todos embarcarão juntos ao infinito e além.” - Eriberto Leão, ator.

“A peça fala de afetos ou memórias esquecidas. Quando eu tinha 6 ou 7 anos e passava as férias de verão na praia, acampando com meus pais, todas as noites eu sentava à beira mar e ficava olhando o céu, via estrelas infinitas e eu acreditava fazer parte daquilo tudo. Esse personagem, o astronauta, é um sentimento, talvez um poema ou até mesmo um grito. Quanto mais ele se distância da Terra, mais perto da nossa essência ele chega” - José Luiz Jr, diretor

“Há um elemento sedutor no projeto: a possibilidade de trabalhar com a ficção científica. Este gênero, ao contrário do que muitos pensam, está intimamente ligado ao nosso cotidiano. Pois utiliza o futuro como uma metáfora para questões de hoje. E usando estas analogias conseguimos perceber melhor o nosso próprio presente. É um outro olhar sobre as mesmas questões, e que nos faz perceber melhor o que é realmente importante em nossa vida” - Eduardo Nunes, dramaturgo


Ficha técnica
Dramaturgia: Eduardo Nunes. Idealização e direção geral: José Luiz Jr. Adaptação para a versão presencial: José Luiz Jr. e Eriberto Leão. Atuação: Eriberto Leão. Elenco convidado: Zécarlos Machado, Luana Martau, Jaime Leibovitch. Direção musical: Ricco Viana. Videografismo, realidade virtual e programação visual: Rico e Renato Vilarouca. Vídeo e edição complementar: José Luiz Jr. Direção de arte (cenário): Carla Berri. Figurino: Joana Bueno. Iluminação: Adriana Ortiz. Preparação corporal: Dani Saad. Fotografia: Emmanuelle Bernard e Andrea Nestrea. Marketing digital: André Mizarela. Produção executiva: Helena Ribeiro. Produção local: Br Produtora - Radamés Bruno. Direção de produção: Carla Yared. Realização: Caja Arquitetura Cultural. Assessoria de imprensa: JSPontes Comunicação - João Pontes r Stella Stephany.


Serviço
"O Astronauta". Estreia sexta-feira, dia 9 de junho, às 21h. Teatro Nair Bello - Shopping Frei Caneca. Rua Frei Caneca, 569/3º piso, Consolação / São Paulo. Telefone: (11) 3472-2414. Sextas e sábados, às 21h, domingos às 19h. Ingressos: R$ 80 e R$ 40 (meia). Onde comprar: www.sympla.com.br e no totem-bilheteria do teatro. Funcionamento bilheteria: no dia da apresentação, a partir de duas horas antes do início do espetáculo. Duração: 55 minutos. Gênero: ficção científica. Capacidade: 201 espectadores. Acessibilidade: sim. Classificação indicativa: 12 anos. Até dia 30 de julho.


Cenas do espetáculo "O Astronauta", com Eriberto Leão



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.