terça-feira, 16 de maio de 2023

.: Residência internacional traz "Looking for Andy" do Reino Unido para SP


SP Escola de Teatro: Residência internacional traz peça "Looking for Andy", do Reino Unido, para o Espaço dos Satyros Com concepção de Aleksandar Dunđerović e Stephen Simms, do Royal Birmingham Conservatoire, espetáculo tem estreia mundial em São Paulo. Foto: divulgação


A peça "Looking For Andy" terá duas apresentações, dias 19 e 20 de maio, no Espaço dos Satyros. Com concepção de Aleksandar Dunđerović e Stephen Simms, o espetáculo tem direção de Dunđerović e atuação de Simms, além de contar no elenco com os artistas convidados Henrique Mello, Sabrina Denobile, Marcia Daylin, Ingrid Oliveira, Alana Carrer e Ícaro Gimenes. Estudantes da SP Escola de Teatro também trabalham na iluminação, sonoplastia e outros aspectos técnicos da encenação.

A montagem inédita é parte da residência artística dos dois acadêmicos, que ministraram entre 9 e 12 de maio o curso “Fazendo Amor em ‘Looking for Andy’: da Textualidade à Virtualidade”, organizado pela Extensão Cultural, da SP Escola, onde exploraram o uso da performatividade e de diferentes pedagogias no teatro digital ao vivo.

Simms conta que o projeto teve início há um ano. “Escolhemos Warhol porque é um personagem com o qual sempre fomos fascinados. Da minha parte, sempre amei a arte dele e sou muito interessado pelo período da Pop Art nos anos 1960 e 1970. O processo de concepção da montagem se vale da vida de Warhol, de seu tempo, de sua arte, mas é para levar a uma reflexão pessoal. É menos explorar Warhol em si e mais explorar as suas próprias conexões com ele, pensar sobre o que, de si, pode refletir nele e ser excitado por ele”, explica ele.

“Não estamos lidando aqui com uma recriação histórica ou documental de Warhol, não é uma peça sobre a vida dele. Estamos falando, sim, de tópicos de sua vida que nos inspiram e nos provocam: obsessão, relação com a perfeição ou as imperfeições de corpos, amor, paixão, relação com a morte e com a vida depois de morte etc. Há muitas maneiras de entrar na vida de Warhol”, acrescenta Dunđerović.

Para representar o famoso Studio 54, clube icônico de Nova Iorque nos anos 1970, Simms e Dunđerović estão usando uma estrutura inflável que serve de espaço performático e foi criada por Maria Sanchez (Reino Unido) e Antonio Cobo (Espanha). Em 2022, ambos coordenaram um workshop em Madri, na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, juntos do professor Javier Ruiz Sanchez, onde estudantes de arquitetura ajudaram na construção da imensa estrutura inflável. 

A parceria com a SP Escola de Teatro e com os Satyros para a residência artística e a encenação de "Looking for Andy" surgiu durante a pandemia de Covid-19, quando Dunđerović colaborou com Os Satyros, criando uma produção conjunta, feita de maneira digital via Zoom. Essa experiência está explicada no livro “Live Digital Theatre: Interdisciplinary Performative Pedagogies”, escrito pelo diretor sérvio e lançado este ano pela editora Routledge.

“Depois disso, pensei nessa performance sobre Warhol. Vamos trabalhar novamente com esse conceito agora, pois a apresentação de sábado terá transmissão via Zoom para o mundo. Estamos muito felizes com essa parceria. Estamos no Royal Birmingham Conservatoire pensando em uma colaboração mais longa entre nós, Os Satyros e a SP Escola de Teatro. Ficamos muito felizes com o alto nível dos participantes do workshop e dos estudantes da escola trabalhando na peça”, informa ele.


Sobre Aleksandar Dunđerović
Aleksandar Dunđerović é um diretor de teatro profissional premiado internacionalmente. Em seus 26 anos de carreira no teatro, ele dirigiu na Grã-Bretanha, Irlanda, Sérvia, Romênia, Irã, Colômbia, Japão, Brasil e Canadá. Sua prática como pesquisador envolve uma abordagem única para encenar/adaptar textos teatrais usando artes multimídia combinadas com performance ao vivo na adaptação de textos teatrais bem estabelecidos e canônicos.

Em seu trabalho, explora o teatro que pesquisou com base em performers como Robert Lepage, pioneiro da performance multimídia. Desta forma, a sua própria experiência ajuda-o a compreender as metodologias e práticas de trabalho que pesquisa. É Ph.D pela  University of London, Royal Holloway College,  e professor de artes cênicas no Royal Birmingham Conservatoire. Desde 2000 ele é o fundador e diretor artístico do Kolective Theatre Ltd., com sede em Liverpool.


Sobre Stephen Simms
Stephen Simms é vice-diretor do Royal Birmingham Conservatoire - Acting, um dos principais conservatórios de atuação do Reino Unido, onde também é o chefe de atuação. Ele também é Professor de Formação de Atores, a única pessoa a ocupar esse cargo no país. Ele dirige e ensina nos cursos de atuação no Royal Birmingham Conservatoire.

Produções recentes em grande escala incluem "The Winter's Tale" e "Two Noble Kinsmen" de Shakespeare, "Philaster" de Beaumont e Fletcher, "Woyzeck", de Buchner e "Lulu", de Wedekind. Mais recentemente, ele dirigiu o premiado musical "Spring Awakening", "The Revenger's Tragedy", "Total Eclipse" e "A Clockwork Orange".


Serviço:

"Looking for Andy". Dia 19 de maio, às 21h. Dia 20 de maio, às 17h. Local: Espaço dos Satyros - Praça Roosevelt, 214 - Consolação. Ingressos: R$ 10. À venda no local ou on-line.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.