sábado, 15 de julho de 2023

.: Theatro Technis apresenta "Noite de Reis or What You Will" no CCSP


Com texto cômico de William Shakespeare, a montagem usa experimentação bilíngue inglês-português na mesma cena, e trata das confusões geradas pela chegada de Viola à ilha de Illyria. Foto: Luiza Murtinho


Usando a dualidade proposta pelo texto de William Shakespeare, o espetáculo bilíngue "Noite de Reis or What You Will" explora novas perspectivas de entendimento poético de dois idiomas na mesma cena, Português-Inglês. Esta é a apresentação do segundo projeto da Theatro Technis, e a temporada acontece até dia 20 de julho, terça, quarta e quinta-feira, no Centro Cultural São Paulo, na sala Jardel Filho.

"Noite de Reis or What You Will" se constrói a partir de seus atores e sua relação em cena, acentuando o caráter de celebração do teatro em sua essência. Exatamente por este motivo, no momento de afastamento entre público e palco, o grupo mira a pesquisa em projetos digitais. Durante o período de isolamento, o grupo encontra no Teatro do Absurdo de Samuel Beckett, uma maneira de continuar a pesquisa de direção de atores e teatro bilíngue lançando a mostra de peças-filme “Beckettfest”, a qual traça paralelos estéticos entre o absurdo do teatro e o absurdo da realidade pandêmica e seu subsequente isolamento. 

Na peça teatral, para sobreviver, Viola, recém-chegada na ilha fictícia de Illyria, se disfarça de homem e assume a alcunha de Cesario, trabalhando para Duque Orsino, que está perdidamente apaixonado pela condessa enlutada Olivia. A comédia se dá pelo entroncamento de múltiplas confusões amorosas, amplificadas pela distorção de gênero instaurada pelo disfarce de Viola. 

Outro núcleo cômico, se forma entre os criados de Olivia e as peças que pregam em Malvolio que vive com ilusões de grandeza e nobreza. “O processo de ensaio de 'Noite de Reis' foi de constante descoberta. Trabalhar a sutileza na minúcia. Começamos o processo descobrindo o fluxo geral, e no final afinamos até mesmo as vogais de determinadas palavras”, revela a atriz Marina Giacon.

Com direção de Thiago Richter, a montagem traz, além do texto cômico de Shakespeare raramente encenado no Brasil, outro diferencial: o aspecto bilíngue, o qual proporciona momentos de uso do inglês na fala, porém em quantidades homeopáticas. Desta forma, a Theatro Technis instiga nova compreensão do texto, não apenas racional, mas sensorial. Ao mesmo tempo que apresenta ao público a oportunidade de ouvir a poesia das palavras shakespearianas no idioma original, garante o entendimento da obra sem obrigatoriedade da fluência no Inglês, através do uso majoritário do Português.

“Exploramos tais momentos [de uso do inglês] de duas formas: primeiramente, pela sonoridade original, fluência, e poesia contidas nos versos não traduzidos, permitindo que os atores sejam compreendidos não pelo que dizem, mas pelo que comunicam; não pela palavra, mas pela maneira como dizem-na; em segundo lugar, como uma regra de jogo em cena, na qual o idioma é utilizado, em parte, para expressar lamentos individuais das personagens, o que aparecem no texto original na forma de solilóquios e apartes”, afirma o diretor Thiago Richter.

O resultado alcançado se dá através da minuciosa direção de atores e explora elementos como a comicidade e a musicalidade das falas. O processo de ensaios de "Noite de Reis or What You Will" se inicia paralelamente a atuação de Richter dentro do CPT, e solidifica a influência do trabalho de Antunes Filho, desenvolvido no Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, na montagem de Shakespeare. “Há um jogo idiomático fluido, que aparece e surpreende, tanto em diálogo ativo entre as personagens, quanto em momentos intimistas de solilóquio”, finaliza o diretor. Compre o livro "Noite de Reis", de William Shakespeare, neste link.


Ficha técnica
"Noite de Reis or What You Will", com a Cia. Theatro Technis. Texto: William Shakespeare. Direção: Thiago Richter. Dramaturgismo: Jéssica Cardia. Tradução e adaptação: Marina Giacon, Thiago Richter e Jéssica Cardia. Músicas: Cecy Ayumi e Pedro Alebriol. Produção musical: Cecy Ayumi, Pedro Alebriol, Natalia Lopes e Rafael Frederico. Iluminação: Nádia Hinz. Cenário e figurino: Theatro Technis. Maquiagem e bonecaria: Mia Trefiglio. Acessórios: Marina Giacon, Heloísa Giacon, e Amélia Ferrini. Ajustes de figurino: Priscila Soares e Laura da Matta. Assessoria de Imprensa: Pombo Correio. Produção: Luiza Murtinho. Projeto gráfico: Thiago Richter. Elenco: Jéssica Cardia, Letícia Cardoso, Lucas de Lucia, Luis Guilherme Pereira, Madu Possatto, Marina Giacon, Thiago Richter, e Vitor Rocha. Realização: CCSP e Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.


Serviço
"Noite de Reis or What You Will", com a Cia. Theatro Technis. 
Até dia 20 de julho. Terça, quarta e quinta-feira, às 20h30. Ingresso gratuito. Local: CCSP - Sala Jardel Filho. Duração: 90 minutos. Classificação: 12 anos. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - São Paulo.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.