sábado, 16 de março de 2024

.: Cartas de amor entre Camus e atriz francesa são publicadas em livro


Lançado pela editora Record, o livro "Escreva Muito e Sem Medo: uma História de Amor em Cartas (1944-1959)" traz a intensa correspondência entre um dos maiores autores do século XX, o franco-argelino Albert Camus, e uma das grandes atrizes do teatro francês, Maria Casarès, que figurou em clássicos do cinema, como "O Boulevard do Crime" e "As Damas do Bois de Boulogne". O livro foi editado por Béatrice Vaillant, com notas de Alexandre Alajbegovic.

Inédito no Brasil, o livro, com prefácio da filha de Camus, Catherine, é um testemunho da busca de dois amantes pela verdadeira experiência do amor. Para os fãs do escritor, oferece um vislumbre único da vida pessoal, sem nenhum filtro, da imagem pública do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. Ainda no primeiro semestre de 2024, a Editora Record vai publicar "Caro Professor Germain", mais um livro inédito de Camus no Brasil. A tradução é de Clóvis Marques.

Albert CamusMaria Casarès se conheceram em 19 de março de 1944 mas o relacionamento começou efetivamente na noite do Dia D, 6 de junho. Ex-aluna do Conservatório de Arte Dramática de Paris, nascida em Corunha e filha de um político espanhol forçado ao exílio, ela tinha apenas 21 anos. Camus morava sozinho em Paris, afastado da mulher, Francine, por conta da guerra.

As cartas revelam a intensidade do relacionamento e de suas realizações pessoais. O escritor é mais conciso, e em meio a juras de amor conta à amante sobre os livros que está produzindo, como "O Avesso e o Direito", "O Exílio e o Reino", "A Queda" e "O Primeiro Homem", este o livro que estava na valise quando Camus morreu em um acidente de carro. As cartas de Maria são mais extensas e revelam o cotidiano da atriz, as gravações no rádio, os ensaios, as récitas teatrais, as filmagens, bem como a vida de atores da Comédie-Française e do Teatro Nacional Popular.

A publicação desta enorme troca de correspondências, que durou até o fim da vida do escritor, revela uma pedra angular de uma preocupação constante em seu trabalho. “Quando se ama alguém, ama-se para sempre”, confidenciou Maria Casarès muito depois da morte de Albert Camus; “quando não se esteve mais sozinho uma vez, nunca mais se estará”. Compre o livro "Escreva Muito e Sem Medo: uma História de Amor em Cartas (1944-1959)", de Albert Camus e Maria Casarès, neste link. 


Sobre os autores
Albert Camus
foi um jornalista, filósofo e escritor francês nascido na Argélia, em 1913. Seus trabalhos contribuíram com o crescimento da corrente de pensamento conhecida como absurdismo. Um dos grandes autores do século XX, Camus recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1957, três anos antes de sua morte. Entre suas maiores obras estão "A Peste", "O Estrangeiro" e "A Queda".

Maria Casarès foi uma atriz franco-espanhola nascida em Espanha, em 1922. Desde sua estreia, em 1942, até sua morte, em 1996, foi uma das grandes atrizes de tragédias do teatro francês, além de ter atuado no cinema e na televisão. Figurou em vários clássicos do cinema, como "O Boulevard do Crime" e "As Damas do Bois de Boulogne". Garanta o seu exemplar de "Escreva Muito e Sem Medo: uma História de Amor em Cartas (1944-1959)", escrito por Albert Camus e Maria Casarès, neste link. 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.