terça-feira, 23 de setembro de 2025

.: Literalistas: autor de "Sob o Céu de Isaías", Vítor Kappel indica dois livros

 


O escritor Vítor Kappel vem conquistando leitores e crítica com seu romance de estreia "Sob o Céu de Isaías", publicado pela editora Patuá, obra que equilibra humor agridoce e reflexão sobre identidade, amadurecimento e pertencimento. Carioca de Nova Friburgo, engenheiro de formação e romancista por natureza, ele já lançou o livro no Rio de Janeiro e participou da programação da Casa Queer durante a últiima Flip - Festa Literária Internacional de Paraty. Entre compromissos literários e a recepção calorosa que vem recebendo, Kappel mantém o hábito de ler em paralelo. E é justamente sobre esse exercício de trânsito entre universos narrativos que ele fala ao Literalistas. Compre o livro "Sob o Céu de Isaías", de Vitor Kappel, neste link.

"Adquiri ao longo do tempo o hábito de ler dois livros ao mesmo tempo. Talvez para habitar universos paralelos que se iluminam mutuamente. Assim acontece ao alternar entre 'Meu Nome é Laura', de Alex Andrade, e 'Uma Tragédia Latino-Sertaneja', de Fellipe Fernandes. De um lado, a delicadeza íntima da identidade, um romance comovente sobre um menino que se descobre mulher trans, dividido com maestria em três partes, uma prosa tocante e uma estrutura perfeitamente alinhada com a transição da personagem. De outro, a história em um território pouco explorado na literatura brasileira, o cerrado de Goiás. Contando a vida de Miguel, peão que vive sob desejo reprimido e que tem a vida alterada com a chegada de Ernesto, agrônomo mexicano, a obra combina uma escrita única, potente, revigorante e poética, equilibrando tempos e movimentos ao tratar de temas como identidade, repressão social e amor. Ambos representam a beleza da literatura contemporânea atual, nesse encontro harmonioso entre forma e conteúdo. Um privilégio poder ler esses dois autores", justifica.

E se nas leituras indicadas ele encontra ecos de identidade, desejo e pertencimento, em "Sob o Céu de Isaías", Kappel faz ressoar sua própria voz: a de um narrador que, com humor e ternura, acompanha o amadurecimento de um jovem em meio às contradições de uma cidade pequena, em meio a laços afetivos, descobertas e conflitos que o empurram para fora das grades invisíveis de uma sociedade homofóbica. Um romance de formação que, ao mesmo tempo em que diverte com peripécias inesperadas, emociona ao iluminar o delicado processo de se tornar quem se é.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.