A atração deste sábado, dia 6 de dezembro, do Festival de Cinema Francês no Brasil é o cultuado “A Cabra”, que será exibido na sala 3 do Cineflix Miramar, em Santos, no litoral de São Paulo, às 14h30. Lançado originalmente em 1981, o longa-metragem dirigido por Francis Veber consolidou a dupla Pierre Richard e Gérard Depardieu como um dos encontros cômicos mais marcantes do cinema francês. O filme, que no título original se chama “La Chèvre” e em Portugal ganhou o nome “Que o Diabo Seja Surdo”, volta às telas brasileiras restaurado e reforçando seu status de clássico, reverenciado por seu humor físico, ritmo narrativo e pela química inconfundível entre seus protagonistas.
A trama acompanha o detetive particular Campana (Depardieu), enviado ao México para localizar Marie Bens, filha de um poderoso empresário que desaparece durante as férias. Sem resultados após um mês de buscas, o pai da jovem adota a proposta insólita do psicólogo da empresa: associar Campana a François Perrin (Pierre Richard), um contador cuja vida é uma sucessão de desastres. A teoria é simples e absurda: Perrin é tão azarado que, ao compartilhar a mesma “vibração” da garota, poderia conduzir a dupla ao paradeiro dela. Entre quedas, acidentes e situações improváveis, o filme constrói uma comédia policial de ritmo certeiro, marcada pela estilização cômica de Veber, que mais tarde inspiraria outros sucessos do cineasta.
Clássico absoluto na filmografia francesa, “A Cabra” tornou-se também um fenômeno internacional. A partir de seu lançamento em 9 de dezembro de 1981, o filme percorreu mais de uma dezena de países, recebendo títulos curiosos - do alemão “Der Hornochse und sein Zugpferd” ao uruguaio “Mala Pata”. Em 1991, ganhou um remake em Hollywood, “Pure Luck”, estrelado por Martin Short e Danny Glover. A obra também carrega um registro histórico trágico: na Itália, ficou marcada pelo incêndio do Cinema Statuto, em Turim, que vitimou 64 pessoas durante uma sessão, em 1983. Mesmo assim, a carreira crítica seguiu positiva, com elogios constantes às atuações de Richard e Depardieu, ao timing cômico e ao roteiro inventivo. O filme chegou a ser indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro de 1985 pelo National Board of Review, nos Estados Unidos.
Sobre o Festival de Cinema Francês do Brasil
Único evento francês de âmbito nacional e simultâneo, o 16º Festival de Cinema Francês do Brasil (antigo Festival Varilux de Cinema Francês) é realizado em cidades de maior e menor porte, incluindo as capitais, e contabiliza mais de dois milhões de espectadores desde sua criação. São 20 longas-metragens que integraram a programação de importantes festivais, como Cannes e Veneza, e um clássico. Até 10 de dezembro, o público poderá conferir uma programação com histórias e personagens inspiradores, temáticas ricas e gêneros variados.
A Bonfilm é realizadora do Festival que, nos últimos 15 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas em todo o Brasil e somou um público de mais de um 2 milhões de espectadores. Em 2025, o Festival de Cinema Francês do Brasil segue com o apoio de Varilux – marca do grupo Essilor Luxottica - como “Patrocinador Master”. Conta também com os patrocínios do banco BNP Paribas, que entra pela primeira vez em 2025, do grupo Pernod Ricard, da Edenred, da Voltalia, do Fairmont e da Air France, além do Ministério da Cultura - por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.
Ficha técnica“A Cabra” | “La Chèvre” | “Que o Diabo Seja Surdo” (em Portugal)
Classificação indicativa: 12 anos. Ano de produção: 1981.Idioma: Francês. Direção e roteiro: Francis Veber. Elenco: Pierre Richard, Gérard Depardieu, Pedro Armendáriz Jr., Corynne Charbit, André Valardy, Michel Robin. Distribuição no Brasil: Bonfilm. Duração: 1h35. Cenas pós-créditos: não.
Assista no Cineflix mais perto de você
Os filmes do Festival de Cinema Francês do Brasil e as principais estreias da semana podem ser assistidos na rede Cineflix Cinemas. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN. O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021.
Cineflix Miramar | Santos | Sala 3
6/12/2025 - Sábado: 14h30
Miramar Shopping | Rua Euclides da Cunha, 21 - Gonzaga - Santos/SP. Ingressos neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.