quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

.: Mais uma história sobre as ostras curiosas

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em fevereiro de 2017


Lá estava ele. Pança milimetricamente redonda e aquele bigodão branco manchado. Mostrou o espaço para duas jovens mulheres, uma segurava um bebê no colo, enquanto que a outra prestava total atenção no que ele dizia.

Tudo era verdadeiro? Claramente, não! Pelo vidro pude fazer a leitura labial das mentiras que ousava proferir ali. Contudo, o pensamento, por mais impossível que fosse interpretar, esse eu já conhecia e muito bem.

"Outras ostras curiosas que vão cair no meu papinho e irão me alimentar!".


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

.: Comédia “O Empréstimo” estreia no Teatro Folha

Crédito: João Caldas

Produtora Conteúdo Teatral apresenta versão brasileira de “El Crédito”, do espanhol Jordi Galceran 


A comédia “O Empréstimo”, de Jordi Galceran, estreia dia 03 de março no Teatro Folha e tem no elenco os atores André Mattos e Leonardo Miggiorin, sob a direção de Isser Korik.

A peça traz situações hilárias que beiram o absurdo. Tudo acontece na sala do gerente de um banco, quando atende um homem desesperado em obter um empréstimo absolutamente necessário para seguir com a sua vida. O possível cliente não tem garantias nem propriedades. Oferece apenas a sua palavra de honra para o banco, o que coloca o gerente em uma situação delicada. O resultado deste conflito é um dinâmico e engraçado diálogo, que leva as personagens a um caminho inesperado, contagiando o espectador do início ao final do espetáculo.

O homem desconhecido usará todas suas possíveis cartadas para conseguir o empréstimo, cujas intenções nada ortodoxas levam o gerente ao desespero.
O texto “El Crédito” (O Empréstimo) é de Jordi Galceran, o mesmo autor de “O Método Grönholm”, já encenado no Brasil com o ator Lázaro Ramos. O diretor Isser Korik diz que o texto “O Empréstimo” lhe chamou a atenção pela atualidade da história. A crise econômica no Brasil como em todo o mundo tornou comum a necessidade de, em algum momento, as pessoas solicitarem empréstimos a uma instituição financeira. Mas o que na peça surpreende é o argumento que o cliente encontra para convencer o gerente a conceder os recursos.

“El Crédito” faz sucesso por onde passa e já pode ser considerada uma das peças de Galceran com maior número de montagens. O texto já foi encenado na Espanha (Madri, Barcelona, Galícia, País Basco, Valença), Hungria, Itália, Áustria, Alemanha, Grécia, Turquia, Bulgária, Estônia, Suíça, Polônia, Romênia, Finlândia, Peru, Chile, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Porto Rico, Argentina, Uruguai, México e Estados Unidos. O texto publicado pela Ediciones Antígona Isser Korik conta que a encenação dá total foco aos atores e ao texto. “Temos um texto muito bem escrito e excelentes atores. Não há necessidade de muitos recursos de cenário ou qualquer efeito visual. O mais importante é desenvolver o jogo na atuação de André Mattos e Leonardo Miggiorin. Eles são atores de gerações diferentes e cada um carrega influências diversas. Cada um tem seu estilo e por isso decidi trabalhar com este contraste, inclusive energético”, explica.

O ator André Mattos conta que se interessou pelo projeto imediatamente após a leitura do texto. “Gosto porque é comédia bastante contemporânea. O texto mostra o conflito entre o indivíduo e a instituição financeira. Antigamente a palavra era valorizada. Hoje a palavra não vale nada. Minha personagem não é o banqueiro, é um homem que tem o poder de tomar decisões. Mas ele está amarrado a uma série de regulamentos que determinam e limitam o seu poder”, comenta o ator que atualmente mora em Los Angeles e voltou ao Brasil especialmente para fazer “O Empréstimo”; gravar “Belaventura”, próxima novela da TV Record; e divulgar quatro longas-metragens: “O Nome da Morte”, de Henrique Goldman; “Divórcio 190”, de Pedro Amorim; “Aconteceu na Quarta-feira”, de Domingos Oliveira; e “Ninguém Entra, Ninguém Sai”, de Hsu Chien.

Leonardo Miggiorin, que vive o cliente do banco, diz que encontra no texto todos os ingredientes para fazer uma comédia ágil e muito inteligente. “O início do texto apresenta uma situação engraçada. Depois a peça vai mostrando aspectos das personagens, como, as diferenças sociais e o sentimento de impotência do indivíduo diante da força institucional. Todas as informações vão entrando na peça para valorizar ainda mais o efeito cômico”, diz.

SOBRE O ELENCO: ANDRÉ MATTOS - ator contratado da Rede Record de Televisão desde 2005, depois de uma passagem de 12 anos pela Rede Globo. Atua profissionalmente em teatro, televisão e cinema desde 1984. Recentemente participou da série “Narcos”, da Netflix, com direção de José Padilha.

Em 2011 recebeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como ator em papel coadjuvante pelo filme “Tropa de Elite 2”, de José Padilha. 

O ator participou de 18 filmes, 53 espetáculos teatrais e mais de 17 novelas e séries. Cursou em North Yorkshire, na Inglaterra, a ARTTS International - Advanced Residential Theatre  and  Television  Skilcentre, nas áreas de televisão, cinema, teatro e vídeo.

Já recebeu o Troféu Super Cap de Ouro, concedido aos que mais se destacaram em diversos setores e atividades. Recebeu vários prêmios, entre eles, o de melhor ator em papel coadjuvante no II Festival Brasil de Cinema Internacional em 2004, vencedor do Prêmio Cinema Qualidade Brasil de 2003 na categoria melhor ator coadjuvante. Também ganhou o Prêmio Qualidade Brasil de 2001 na Categoria Revelação de Humor em Televisão.

LEONARDO MIGGIORIN -  além de ator de TV, teatro e cinema, é cantor e psicólogo. Atualmente está no elenco da novela “A Terra Prometida”, da TV Record.

Seu rosto ficou conhecido do público ao atuar na minissérie “Presença de Anita”, em 2001, como Zezinho, um adolescente tímido e apaixonado pela protagonista. A partir daí, viveu diversos papeis nos palcos, em filmes, novelas e séries.

Na TV Globo fez também “Mulheres Apaixonadas”, “Senhora do Destino”, “Essas Mulheres”, “Cobras & Lagartos”, “Viver a Vida”, “Malhação”, entre outras obras.

Atuou em diversos espetáculos, entre eles, “O Tartufo”, “Romeu e Julieta”, “Toda Nudez Será Castigada”, “Peter Pan, Todos Podemos Voar”, “Equus”, “Lampião e Lancelot”.

SOBRE O AUTOR JORDI GALCERAN: É dramaturgo, roteirista e tradutor. Vive em Barcelona, onde estudou Filosofia. Escreve em catalão como em espanhol peças de teatro, roteiros para  séries de TV e longas-metragens para o cinema.

Autor do famoso “O Método Grönholm”, já montado no  Brasil com o ator Lázaro Ramos, é ganhador de importantes prêmios de teatro como o X  Prêmio Born de Teatro, e o Prêmio Ignasi  Iglésias, do Institut del Teatre de la Diputación de  Barcelona.

Suas peças mais conhecidas são: Surf (1994), Paraules Encadenades (1995), Dakota (1995), Paradís (2000), Gaudí (2002), El Mètode Grönholm (2004), Carnaval (2005), Cancún (2007), Burundanga (2010) e El Credito (2013).

SOBRE O DIRETOR ISSER KORIK: Diretor, ator, produtor, tradutor e dramaturgo, Isser Korik coleciona trabalhos marcantes como comediante em mais de 30 anos de carreira, como  “Vacalhau & Binho”, de Zé Fidélis, que permaneceu oito anos em cartaz; “O Dia que Raptaram o Papa”, de João Bethencourt; e, recentemente, “E  o Vento não Levou”, de Ron Hutchinson, e “Toda Donzela Tem um Pai que é uma Fera”, de Gláucio Gill.
Como diretor se destaca na comédia. Concebeu “Nunca se Sábado...”, apresentado por quatro temporadas sob sua direção-geral, que marcou a cena paulistana.

Dirigiu recentemente o sucesso “Jogo Aberto”, de Jeff Gould; ”Nove em Ponto, de Rui Vilhena, “A Minha Primeira Vez”, de Ken Davenport; a trilogia cômica de Alan Ayckbourn “Enquanto Isso...”; “O Mala”, de Larry Shue; o projeto “Te Amo, São Paulo”, que reuniu grandes nomes da dramaturgia paulista; além dos infantis “A Pequena Sereia”, de Fábio Brandi Torres; “Grandes Pequeninos”, de Jair Oliveira; “Cinderela”, “O Grande Inimigo” e “Ele é Fogo!”, de sua autoria, tendo recebido por esse último o Prêmio APCA. É diretor artístico da produtora Conteúdo Teatral e do Teatro Folha.

FICHA TÉCNICA
Texto - Jordi Galceran
Tradução e direção- Isser Korik
Elenco - André Mattos e Leonardo Miggiorin
Cenografia e figurinos - Paula de Paoli
Cenotécnico - Wagner José de Almeida
Serralheria - Kalango
Trilha sonora composta - Jair Oliveira    
Criação gráfica - Lab 212
Fotografia - João Caldas
Equipe técnica - Jardim Cabine
Coordenação de produção  - Isabel Gomez

Assistente de produção - Pedro Pó                                                                 
Administração - Isabel Gomez  e Pedro Pó                
Assistentes de direção - Ian Soffredini e Mariana São João
Iluminação -  Isser Korik
Realização - Conteúdo Teatral


SERVIÇO: O EMPRÉSTIMO
Local: Teatro Folha
Estreia: 03 de março de 2017
Temporada até: 28 de maio de 2017
Apresentações: sexta-feira, às 21h30; sábado, às 20h e 22h; domingo, às 20h.
Ingresso: R$40,00 (setor 2) e R$60,00 (setor 1)

Duração: 80 minutos
Classificação etária: 14 anos 

TEATRO FOLHA
Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br

Vendas por telefone e internet/ Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto / 50% de desconto para funcionários e clientes do Cartão Renner. Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a quinta, das 15h às 21h; sexta, das 15h às 00h; sábado, das 12h às 00h; e domingo, das 12h às 19h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3113-3215 / 97628-4993 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, CSN, LG, Privalia, Nova Chevrolet, Wickbold, Owens, Teleperformance e  Grupo Pro Security.

SOBRE A CONTEÚDO TEATRAL: O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua há mais de quinze anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, com direção artística de Isser Korik e direção comercial de Léo Steinbruch, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação a empresa soma mais de 2 milhões de espectadores.

Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”, “A Pequena Sereia”, “Grandes Pequeninos”,  “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Cigarra e a Formiga”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, “Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “E o Vento Não Levou”, “Equus” a trilogia “Enquanto Isso...”, além de projetos de humor – como “Nunca Se Sábado...” e “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral. Em parceria com Moeller e Botelho produziu os Musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de Diamantes”.

.: “Diários do vampiro” celebra os 10 anos da Galera

Edição comemorativa de “Diários do vampiro” celebra os 10 anos da Galera. Para marcar a década de existência, em 2017, editora vai lançar 10 de seus maiores clássicos com nova capa e projeto gráfico


Em 2017, a Galera Record celebra 10 anos de existência. Desde 2007, é a editora que atende aos leitores jovens e ávidos por novidades, e tem sido responsável pela publicação de séries e autores muito queridos e ansiados por este público. Para celebrar o aniversário, foram escolhidos 10 entre os maiores clássicos da editora para ganhar um tratamento especial: edições comemorativas com capa dura, além de design de capa e miolo totalmente renovados.

A nova edição de “Fallen” abriu os trabalhos em dezembro, quando foi lançado o filme inspirado na obra de Lauren Kate. Agora, em fevereiro, chega às livrarias o título de estreia da série “Diários do vampiro”, de L. J. Smith. Referência no universo pop juvenil, a trama acompanha um triângulo amoroso formado por dois irmãos vampiros e a mulher que eles disputam. E, com o sucesso, ganhou várias ramificações. Além de uma série de TV homônima, “Diários do vampiro” deu origem a subséries, tanto na literatura quando na televisão.

Em “O despertar”, somos apresentados a Stefan, um vampiro soturno e misterioso; e ao sexy e perigoso Damon, que é movido pelo ódio ao irmão. Em comum os dois têm o desejo por Elena, uma garota destemida que pode conquistar o que quiser, mas é assombrada por horrores do passado. Na TV, é grande a expectativa pelos episódios finais de “The vampire diaries”: a série protagonizada por Paul Wesley, Ian Somerhalder e Nina Dobrev chega ao fim em março, após 8 temporadas.

Um dos carros-chefes da Galera, “Diários do vampiro” já vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares no Brasil. A saga deu origem ao spin-off “The originals”, que já teve dois livros publicados pela Galera, e cuja versão televisiva segue no ar.

Autor: L. J. Smith nasceu na Flórida em 1965 e atualmente vive em Point Reys, na Califórnia. Escreveu diversos best-sellers para jovens e adultos, incluindo “Mundo das sombras”, “Círculo secreto” e “Diários do Vampiro”, seu maior sucesso. Mais informações no site da autora: ljanesmith.net.

DIÁRIOS DO VAMPIRO – O DESPERTAR
(The vampire diaries – The awakening)
L. J. SMITH
Páginas: 192
Preço: R$ 42,90
Tradução: Ryta Vinagre
Editora: Galera | Grupo Editorial Record

.: Ronnie Von apresenta “Todo Seu” especial perucas

Foto: Divulgação


Nesta terça-feira (21), às 22h30, o “Todo Seu” fará um programa especial sobre perucas, convocando seus telespectadores a conhecer um pouco mais da sua origem e importância.

Ronnie Von abrirá o programa desta terça usando uma divertidíssima peruca que imita seu cabelo de quando tinha apenas vinte anos. O momento de recordação também contará com o apresentador cantando o seu sucesso dos tempos da Jovem Guarda, “Meu Bem” (1966), junto com Caçulinha.

O programa também terá a presença do especialista em perucas Luiz Crispim que contará um pouco da história desse item e de seus diversos tipos.

Ainda no programa, Ronnie recebe o chef de cozinha Thiago Cerqueira, o psicólogo Alessandro Viana e a jornalista Neide Oliveira (Gazeta FM).

O especial será exibido terça (21), às 22h30, na TV Gazeta.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

.: Jovem musicista lança campanha para montar escola de handbells


Famosos na época natalina, os sinos de mão tornam-se importantes instrumentos musicais nas mãos de certas pessoas. Basta lembrar das apresentações do falecido ator Domingos Montagner na televisão. Na Baixada Santista, há quem tenha interesse especial por eles.

Abrir uma escola de sinos de mão em Cubatão. Esse é o sonho da pianista e professora de música Bruna Marinho, 24 anos, santista de nascimento. Para alcançar o objetivo, ela criou uma campanha de contribuição online para realizar o objetivo: Para concretizá-lo, ela precisa de R$ 3 mil. Interessados podem contribuir pelo link https://www.kickante.com.br/campanhas/handbells-brasil.

Bruna é técnica em piano pelo Conservatório Ivanildo Rebouças de Cubatão e formada como professora de educação musical pela Unisantos. Em janeiro de 2016, realizou seu primeiro intercâmbio fora do país, nos Estados Unidos, ministrado pelo Dr. Shelly Moorman com o apoio da instituição de ensino Lebanon Valley College, em Annville, quando descobriu o trabalho com sinos de mão.

No mesmo ano, decidiu apresentar um projeto que ensinasse a tocar sinos de mão no Brasil e convidou sua professora estadunidense para ministrar as oficinas. Para tanto, precisava estruturar a ideia e financiá-la.

Escreveu o projeto “Handbells: Uma Experiência Internacional” e concorreu ao edital da Vara Para Pescar – Incubadora Criativa de Projetos, de Cubatão.

“A oportunidade que a incubadora oferecia era justamente o que ela precisava para colocar em prática o que já havia aprendido. E ela aproveitou muito bem essa oportunidade”, afirma Juliana Finamore, da Vara Para Pescar e que acompanhou todo o desenvolvimento da iniciativa.

Handbells
O projeto ocorreu em 25, 26 e 27 de novembro. O curso teve 44 inscrições. Os alunos, da Baixada Santista e do interior do estado, tiveram a oportunidade de estar em contato com sua professora de sinos norte-americana, Shelly Moorman, além de quatro alunos vindos daquele país e os quais ela conheceu no intercâmbio.

Os sinos foram emprestados pela Universidade Adventista de São Paulo e o coro de sinos da instituição encerrou a oficina.

“Alcançamos todos os nossos objetivos, propiciamos o intercâmbio cultural entre alunos daqui e de fora, troca de experiências e conhecimentos musicais. Pessoalmente foi ainda uma experiência muito enriquecedora como gestora”, explica Bruna.

Com o sucesso do projeto, Bruna seguiu seu sonho e retornou, no último dia 12, à Lebanon Valey College, para uma segunda fase do intercâmbio.

Até fevereiro, adquirirá ainda mais experiência musical, participando de aulas de órgão, canto e sinos de mão da universidade. Inclusive chegou a palestrar dia 14 para os colegas norte-americanos e contar como foi sua experiência no Brasil com o “Handbells”.

Em seu retorno, mês que vem, pretende criar uma escola de sinos de mãos em Cubatão. Antes, colocará no ar uma campanha de colaboração financeira (crowdfunding), que vem sendo desenvolvida sob orientação e auxílio de Vivi Távora, idealizadora e consultora de projetos da Vara Para Pescar. “Uma das funções da incubadora é colocar em prática os sonhos e iniciativas de empreendedores. E estamos trabalhando lado a lado com a Bruna para que a escola de sinos de mão saia do papel e torne-se referência”, ressalta a produtora.

Sobre a incubadora:
A Vara Para Pescar – Incubadora Criativa de Projetos, patrocinada pela Petrobras, é uma continuidade do projeto Vara Para Pescar – Escola de Produtores Culturais, também patrocinado pela Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Integração Comunidade, que visa a sustentabilidade dos resultados conquistados naquele projeto.

Consiste em uma série de atividades que consolidarão os resultados obtidos pelos alunos da Escola de Produtores Culturais (projeto patrocinado pelo IPC), durante os dois anos de formação (maio de 2013 a abril de 2015).

Em seus dois primeiros anos de atuação, nove projetos foram incubados. Cada um deles conta com apoio da instituição e seus profissionais nas seguintes áreas: assessoria de imprensa, supervisão do projeto, consultoria especializada em gestão, uso das salas de aula da incubadora, equipamentos de audiovisual para registro das atividades, laboratório de informática e biblioteca.

Outras informações:
http://varaparapescar.com.br/
https://www.facebook.com/VaraParaPescar

.: Como transformar o Brasil em um país leitor?


A leitura tem sido uma atividade prazerosa para o brasileiro? De acordo com a 4ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência, ainda se lê muito pouco no país. Apenas 56% dos entrevistados, em amostra que representa a população brasileira, são considerados leitores, ou seja, leram um livro inteiro ou em partes nos últimos três meses anteriores à pesquisa. Como mudar este cenário?

Pais e professores podem ajudar a reverter esta situação! A Retratos da Leitura aponta que o hábito de leitura dos pais tem forte influência na construção do hábito dos filhos. Dos respondentes, 33%, afirmam ter sofrido influência de alguém para começar a gostar de ler, sendo que deste total, 11% mencionam a mãe ou um responsável do sexo feminino como influenciador do gosto pela leitura; 7% dizem terem sido influenciados por um professor ou uma professora; e 4% dos entrevistados alegaram ainda que o pai ou o responsável do sexo masculino foi o influenciador. 

Entre aqueles que viam seus pais lendo também temos mais leitores que informam gostar de ler, o que reforça a importância desse exemplo no ambiente familiar.  É papel dos pais e da escola ajudar as crianças e jovens a enxergar o livro não apenas como uma obrigação escolar, mas como uma oportunidade de entretenimento e diversão.

Zoara Failla, coordenadora da pesquisa, declara: “Nossos jovens estão sofrendo uma exclusão perversa. Eles não sabem se gostam de ler porque não lhes foi oferecido esse cardápio. É preciso garantir a todos, por meio de políticas públicas, o direito ao acesso a livros de literatura de qualquer segmento, incluindo o juvenil, para que possam escolher o que ler. É preciso garantir, especialmente, o direito de compreender aquilo que leem. E lhes garantir o direito de experimentar. Que lhes sejam oferecidos espaços, encontros e práticas leitoras cativantes e mediadas. Que encontrem professores e bibliotecários, valorizados, capacitados e que gostem de ler literatura e de conquistar leitores, para que esses jovens brasileiros exerçam seu direito de serem despertados pelo prazer de ler”.

.: Palestra do Oscar e Oscar ao vivo no Cine Roxy

Waldemar Lopes apresenta pela 23ª vez sua tradicional palestra dia 21 no Roxy 4. Já dia 26, ele se junta ao jornalista André Azenha e outros convidados para comentar a premiação ao vivo no Roxy 5.


Controverso, polêmico, divertido. O Oscar pode não ser a premiação mais justa do cinema. Mas com certeza é a principal. Aquela em que os holofotes do mundo se voltam para curtir desde as celebridades no tapete vermelho, até as homenagens e entregas da famosa estatueta.

E o Cine Roxy repete a iniciativa dos cinco anos anteriores. Na terça-feira, 21 de fevereiro, a partir das 20h30, no Cine Roxy 4 Pátio Iporanga, ocorre a 23ª edição da tradicional Palestra do Oscar com Waldemar Lopes. O evento é promovido pela Open House Idiomas (escola com 25 anos de atuação que passou para novo endereço, na Rua Clay Presgrave do Amaral, 15, no Gonzaga, desde janeiro), em parceria com o Cine Roxy e diversos apoiadores. A entrada é franca, mas pede-se a gentileza de um quilo de alimento não perecível em prol da ACAUSA.

Como é costume, serão sorteados vários brindes, como ingressos do Roxy, vales para restaurantes, cafeterias, chocolates, livros e DVDs, brindes da Cult Comics, entre outros.

Já no domingo, 26 de fevereiro, a partir das 21h45, aí no Cine Roxy 5, será a vez da exibição ao vivo do prêmio. Na ocasião, Waldemar se juntará ao jornalista André Azenha e convidados, todos vestidos a caráter, para comentar as premiações e sortear brindes nos intervalos da transmissão. Mais uma vez serão sorteados diversos brindes para a plateia presente. A entrada segue o mesmo sistema da palestra: gratuita, mas pede-se para quem puder, um quilo de alimento não perecível em prol da ACAUSA.  

Histórico da Palestra
“A história da origem da palestra é bem interessante”, afirma Waldemar. “Em um dos cursos de inglês que ministro na Open House Idiomas, chamado ‘Brush up’, que criei para pessoas que quisessem aperfeiçoar o idioma e conhecer mais a cultura americana, eu falava sobre o cinema em Hollywood e filmes independentes”, explica. “Nessas aulas, o Oscar começou a se tornar um tema recorrente, por ser talvez o primeiro prêmio criado para destacar os melhores de um setor e se tornar um modelo e inspiração para demais premiações. Quando se fala de qualquer outro prêmio, como o Tony, por exemplo, é comum se referirem a ele como ‘o Oscar do teatro’”, detalha o artista plástico. “A ideia de fazer a palestra surgiu na sala de aula. Decidi fazer o evento na própria sala de aula da Open House, em inglês, aberta também ao público interessado. Foi um sucesso! O vencedor daquele ano foi ‘Forrest Gump’, e Tom Hanks se tornou uma espécie de amuleto de sorte para mim”, ressalta.

Até 1997 a palestra foi realizada na Open House Idiomas. No entanto, o evento ia crescendo e o problema de espaço se tornou o primeiro obstáculo. A parceria com a Livraria Martins Fontes foi providencial. “Recebi muito apoio da Solange e Aírton, entre 1999 e 2006, onde pude realizar a palestra na sede da Praça Independência”, lembra Waldemar.

Com o fechamento daquela unidade, Waldemar recebeu um grande apoio da Associação dos Médicos de Santos (atual unidade da Associação Paulista de Medicina na cidade), onde o evento ocorreu três anos.“Um maior trabalho começou quando, atendendo a muitos pedidos, comecei a fazer uma sessão extra em português”, destaca. “Infelizmente, problemas de horário e gastos me obrigaram a fazer uma escolha, e a palestra em português prevaleceu”.

Há seis anos, o Cine Roxy criou uma programação especial de Oscar, com pré-estreias de filmes indicados e a exibição ao vivo da premiação, e convidou Waldemar para realizar a palestra no cinema. Ele aceitou prontamente. “Nada melhor que uma Palestra do Oscar acontecer numa sala de cinema, especialmente no Cine Roxy, que tem tanta tradição”, afirma.

Serviço:
Palestra: Oscar 2017, por Waldemar Lopes
Onde: Roxy 4 do Pátio Iporanga, Av. Ana Costa, 465, Gonzaga. 
Quando: terça-feira, 21 de fevereiro, 20h30
Entrada: Um quilo de alimento não perecível, em prol da ACAUSA

Exibição ao vivo do Oscar 2017 com comentários de Waldemar Lopes, André Azenha e convidados 
Onde: Roxy 5 – Av. Ana Costa, 443, Gonzaga
Quando: domingo, 26 de fevereiro, 21h45
Entrada: um quilo de alimento não perecível, em prol da ACAUSA

www.cineroxy.com.br
www.facebook.com/cineroxyoficial
www.instagram.com/cineroxy
www.twitter.com/cineroxy

.: "Eu nunca vou deixar de ser o Logan", diz Hugh Jackman em São Paulo


"O Brasil tem apoiado muito o Wolverine e o X-Men. Eu queria muito vir aqui para dizer obrigado”, agradece o ator Hugh Jackman para uma entusiasmada plateia de mais de 200 jornalistas brasileiros e latino-americanos. A coletiva de imprensa de lançamento do filme “Logan” aconteceu neste domingo, 19 de fevereiro, às 12h, no Hotel Hyatt em São Paulo, logo após uma sessão exclusiva para a imprensa na sala IMAX do Cinépolis JK Iguatemi. Esta é a última vez que o público poderá ver Jackman vivendo o X-Man Wolverine. O ator já anunciou que não voltará a interpretar o personagem, mas confessa: "Eu nunca vou deixar de ser o Logan e ele nunca vai me deixar".


“Eu fico emotivo de ver o quanto cresci com esse papel, o quanto ele me ensinou. Sempre senti que existia uma história mais profunda sobre o personagem”, disse Jackman para os jornalistas. Ele conta ainda que há dois anos acordou durante a madrugada com a ideia do que queria mostrar em Logan: "É a primeira vez que tive a sensação de gerar algo, mesmo não escrevendo ou dirigindo o filme".

Sobre as expectativas para o lançamento, o ator contou: "Meu sonho é que a gente consiga fazer as pessoas olharem o filme de maneira revolucionária. Ele é muito autêntico. Rezo para o fãs do Wolverine falarem: 'Finalmente, é esse Wolverine que eu quero ver'".

A première mundial do filme foi nesta sexta-feira, como parte da programação oficial do Festival de Berlim. O ator e o diretor estiveram presentes à exibição. Jackman veio diretamente da Alemanha para o Brasil para participar da coletiva. 

Sobre o filme
Logan (2017)

Ação/aventura
Duração: 2h16m
Sinopse - Em um futuro próximo, um cansado Logan cuida do doente Professor Xavier em um esconderijo na fronteira mexicana. Mas as tentativas de Logan de se esconder do mundo e de seu legado são interrompidas com a chegada de uma jovem mutante, perseguida por forças sombrias.
Direção: James Mangold
Elenco: Hugh Jackman, Patrick Stewart, Dafne Keen, Boyd Holbrook, Stephen Merchant, Richard E. Grant
Distribuição: Fox Film do Brasil
Versões em 2D e IMAX


Trailer de "Logan": 

domingo, 19 de fevereiro de 2017

.: 4º FIDIFEST tem inscrições abertas e cronograma anunciado

De 23 a 28 de maio Santos será a capital nacional da dança. Mais de 3 mil pessoas são esperadas no festival. Júri contará com profissionais renomados do ramo.


O FIDIFEST– Festival Internacional de Dança chega à sua quarta edição entre 23 e 28 de maio, no Teatro Municipal Braz Cubas. São esperados centenas de dançarinos e bailarinos de diversas partes do país e do exterior.

Dirigido por André Santos (com experiência na Broadway), Juliana Luiz e Vanessa Toledo, profissionais da Baixada Santista respeitados e reconhecidos nacionalmente, e realizado pela ADALPA – Associação De Dança do Litoral Paulista, o festival visa disseminar a dança na Baixada Santista e formar público para o gênero artístico, que tem crescido no país.

Em 2016, 45 grupos/escolas participaram da programação, num total de 1.153 bailarinos e público estimado em duas mil pessoas – sendo que, nos dois últimos dias, todos os lugares do teatro foram ocupados.

Além do fomento à dança, o evento movimentou Santos com dançarinos e turistas que vieram Uberaba/MG, São José dos Pinhais/PR e 21 municípios paulistanos. Jurados do calibre de D. Toshie Kobayashi, Marcio Rongetti, Valéria Mattos, André Malosá, Luiz Fernando Bongiovanni, Chris Matallo, Zeca Rodrigues, Netto Soares, Vivian de Albuquerque, Edy Wilson, D. Hulda Bittencourt (Cisne Negro), Denis Nevidommy (Escola Bolshoi), entre outros grandes nomes da dança nacional, participaram das edições anteriores. Estabelecendo, assim, o Fidifest como o maior e mais relevante festival de dança da Baixada Santista.

Para a quarta edição, a expectativa é que o projeto cresça em qualidade e quantidade. É aguardada uma plateia de 3.264 pessoas, fora os workshops, e o envolvimento de cidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e de países como Chile e Peru, em virtude da parceria do FIDIFEST com o Festival Argentino Fitness GROUP – onde André Santos foi jurado em dezembro e selecionou dois grupos chilenos e oito argentinos.

Até maio, serão realizadas ações de caráter beneficente e social em diferentes espaços de Santos, visando promover a dança e o FIDIFEST.

A abertura do festival terá entrada franca. Já para os dias seguintes será cobrado um valor simbólico de R$ 10 pelo ingresso. 

A parceria
Em 2016, dos 10 selecionados no Fidifest, dois grupos (Espaço de Artes Alex Oliver, de São José dos Pinhas/PR, e o Grupo Tudo é Jazz, de Vinhedo/SP) foram para a Seletiva em Mendoza/Argentina e ambos conquistaram premiação de 1º Lugar em suas categorias/estilos. O trabalho coreográfico do Espaço de Artes Alex Oliver, foi selecionado para a grande final do Dance World Cup 2017, que ocorrerá em dezembro na Alemanha.

Em 2017 novamente será concedida para os dez melhores trabalhos coreográficos se apresentarem com livre taxa de Inscrição no Fitness Group, em dezembro, onde estarão jurados que selecionarão os melhores para o Dance World Cup 2018, a exemplo do que ocorreu em 2016.

Inscrições abertas:
Grupos e escolas interessados em participar da quarta edição já podem se inscrever. O primeiro lote promocional vai até 29 de fevereiro. O segundo, até 31 de março. E o terceiro até 30 de abril. Detalhes, fichas de inscrição e valores estão em www.fidifest.com.br. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail contato@fidifest.com.br.


Programação:
Terça-feira, 23 de maio

  • Abertura do Festival com companhia a ser confirmada.


Quarta-feira, 24 de maio
  • Variação Infantil (Feminino e Masculino)
  • Variação Juvenil I (Feminino e Masculino)
  • Sapateado (Solo) – Todas Categorias a partir do Juvenil I / Feminino e Masculino
  • Danças Urbanas (Solo) – Todas Categorias a partir do Juvenil I / Feminino e Masculino
  • Trio Aberto – Todas Categorias
  • Contemporâneo (Conjunto) – Todas Categorias

Quinta-feira, 25 de maio

  • Variação Juvenil II (Feminino e Masculino)
  • Variação Adulto (Feminino e Masculino)
  • Solo Aberto Infantil (Feminino e Masculino)
  • Estilo Livre (Solo) – Todas Categorias a partir do Juvenil I / Feminino e Masculino
  • Balé Repertório (Conjunto) – Todas Categorias
  • Jazz (Conjunto) – Categoria Infantil e Categoria Juvenil I
  • Sapateado (Conjunto) – Todas Categorias


Sexta-feira, 26 de maio

  • Jazz (Solo) – Todas Categorias a partir do Juvenil I / Feminino e Masculino
  • Duo / Pas de Deux Aberto – Todas Categorias
  • Pas de Trois Repertório – Todas Categorias
  • Estilo Livre (Conjunto) – Categoria Infantil e Categoria Juvenil II
  • Danças Urbanas (Conjunto) – Todas Categorias
  • Balé Clássico Livre (Conjunto) – Categoria Juvenil I e Categoria Adulto


Sábado, 27 de maio

  • Pas de Deux Repertório – Todas Categorias
  • Balé Clássico Livre (Solo) – Todas Categorias a partir do Juvenil I / Feminino e Masculino
  • Contemporâneo (Solo) – Todas Categorias a partir do Juvenil I / Feminino e Masculino
  • Balé Neoclássico (Conjunto) – Categoria Infantil e Juvenil II
  • Jazz (Conjunto) – Categoria Juvenil II e Adulto
  • Estilo Livre (Conjunto) – Categoria Juvenil I e Adulto
  • 3ª Idade (Conjunto)


Domingo, 28 de maio

  • Noite de Gala
  • 1ª Parte
  • Baby (Conjunto)
  • 2ª Parte
  • Apresentação de Todos Premiados em 1º Lugar que estarão concorrendo aos Prêmios em Dinheiro


Premiações:

  • Certificado Impresso para todos os Participantes
  • Medalha para todos os participantes do Conjunto Baby
  • Troféu para 1º, 2º e 3º lugar de cada Modalidade/Categoria
  • Troféu Estímulo para TODOS os trabalhos da Categoria Infantil e Juvenil I (exceto para os vencedores de 1º, 2º e 3º Lugar que já receberão Troféu)
  • Troféu Estímulo para TODOS os trabalhos participantes como Mostra Comentada
  • Premiação no valor de R$ 2.000 para “Melhor Grupo Adulto” + Troféu Especial
  • Premiação no valor de R$ 1.500 para “Melhor Grupo Juvenil II” + Troféu Especial
  • Premiação no valor de R$ 1.000 para “Melhor Grupo Juvenil I” + Troféu Especial
  • Premiação no valor de R$ 1.000 para “Melhor Grupo Infantil” + Troféu Especial
  • Premiação no valor de R$ 500 para “Melhor Bailarina” + Troféu Especial
  • Premiação no valor de R$ 500 para “Melhor Bailarino” + Troféu Especial
  • Troféu Especial para “Revelação FIDIFEST 2017”
  • Vaga GRATUITA no Festival FITNESS GROUP na Argentina para os 10 (dez) Melhores Trabalhos Coreográficos apresentados na Mostra Competitiva do FIDIFEST
  • Prêmio “ESPECIAL FIDIFEST” – 01 Passagem Aérea (Ida e Volta) + Curso (Duração de 05 Dias) numa Escola de Dança de Nova York (BROADWAY DANCE CENTER OU ALVIN AILEY AMERICAN DANCE THEATER) de acordo com a disponibilidade de vagas no período da viagem que deve ser até o Mês de Outubro/2017.

Sobre o FIDIFEST:
O FIDIFEST (Fall In Dance International Festival) é um festival internacional de dança que ocorre anualmente em Santos, inspirado no Fall For Dance, festival que ocorre há 11 anos em Nova York.

O festival busca ser uma vitrine para os trabalhos coreográficos e um intercâmbio entre vários estilos de dança. Tem o objetivo de ser um instrumento que propicie aos bailarinos a profissionalização e a entrada no mercado de trabalho. Contribui para a formação de público na dança e o fomento turístico e comercial de Santos. Para este ano, são esperadas mais de 3500 pessoas, entre público, bailarinos, participantes nos workshops. O festival tem apoio da Secretaria de Cultura de Santos.

Sobre a Associação de Dança do Litoral Paulista:
A ADALPA é uma associação sem fins lucrativos, fundada em julho de 2016 e se tornou legalmente constituída em Outubro/2016. Tem por missão assessorar os profissionais de dança do Litoral Paulista, em suas ações e atividades oficiais e independentes.

Organizadores do Fidifest:
André Santos - Iniciou sua formação artística em 1987 quando foi residente numa comunidade carente de Cubatão e se juntou a um grupo de teatro de rua. Após dois anos descobriu o amor pela dança, fazendo parte do Grupo de Dança Espaço Inverso de Zeca Rodrigues. Após muita luta para se manter financeiramente da dança, realizando trabalho como bailarino e coreógrafo em outros países (Japão, Rússia, Itália), especializou-se profissionalmente na dança, chegando finalmente ao Raça Centro de Artes de São Paulo de Roseli Rodrigues. Lá, trabalhou em televisão e com artistas, como: Alexandre Pires, Wanessa Camargo, Netinho de Paula. Até que é convidado a integrar o Grupo Adryana e a Rapaziada, iniciando dessa forma na arte da música. Com o término do grupo ele retornou aos trabalhos como bailarino. Atuou no musical “Vitor ou Vitória?”, contracenando com Marília Pêra, Léo Jaime e Daniel Boaventura. Ao termino da temporada e encorajado por Marília Pêra, seguiu para EUA, onde estudou de 2003 a 2007 na Alvin Aylei American Dance Theater, de 2004 a 2009 na Paganini International Institute of Arts e. de 2008 a 2009, na Broadway Dance Center. Ao término do curso na Broadway Dance Center, retornou ao Brasil e abriu o Centro de Dança Backstage, que tem como diferencial o curso de Broadway Jazz. Além de dirigir e dar aulas em seu Centro de Danças, ele também é professor titular de Jazz de Musical no Curso Técnico de Teatro Musical do SESC São Paulo.

Juliana Luiz - Iniciou a carreira artística aos oito anos num grupo de Jazz e, na mesma temporada ingressou no Conservatório Municipal de Cubatão, onde após 09 anos, em 1993, conquistou a sua formação em balé clássico. Foi assistente de coreografia do Grupo Cênico da Prefeitura Municipal de Cubatão e fez aulas de Street Dance, que lhe permitiu, em parceria com dois dançarinos do Projeto Dança de Rua do Brasil, criar o grupo feminino de Danças Urbanas – KIZOMBA. Sua segunda formação superior é de Radialista – DRT: 30239, onde estagiou na TV Band e na TV da Gente (Netinho de Paula). Trabalhou na Rede Família de Televisão (Emissora do Grupo Record) como redatora e produtora executiva e depois no SBT como assistente de Produção Executiva, trabalhando diretamente com Marlene Mattos. Foi Conselheira de Cultura da Cidade de Cubatão – Segmento Dança (2012-2014) e professora freelancer de Produção de Eventos do SESC Santos (Janeiro/Fevereiro 2015) Elabora projetos culturais para a Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão, é orientadora da Escola de Produtores Vara para Pescar de Cubatão e produtora cultural.

Vanessa Toledo - Formada em Pedagogia pela Universidade Metodista de SP, iniciou seus estudos em dança no Conservatório Municipal de Cubatão (Ivanildo Rebouças da Silva). Tem conhecimento e experiência em Balé Clássico, Jazz, Musical, Contemporâneo e Dança de Rua. Participou de diversos cursos de dança e teatro com Roseli Rodrigues, Zeca Rodrigues, Edson Santos, Kátia Barros, Henrique Carvalho, Gláucia Lacerda, Roseli Pustiglione, Miriam Carbonaro, Marcelo Cirino, Sabrine Sofia, Alexandre Camilo, Gregh Filho, Sandra Corveloni e Wilson Gava (Escola Wolf Maia), entre outros. Integrou os grupos Espaço Inverso, Cubatão Dança e Arte, Corpo Coreográfico e Cênico de Cubatão e Banda Nova Era/SP, participando de diversos Festivais de Dança, como: Festival de Dança de Joinville, ENDA – Encontro Nacional da Dança, Ribeirão em Dança, Passo de Arte e Festival de Dança do Mercosul. Trabalhou como bailarina profissional dançando com duplas sertanejas e em balés de programas de televisão. É funcionária pública da Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão, desde 2006. Também é Diretora Artística da Cia. de Dança de Cubatão, desde 2009. Sob sua direção, a companhia conquistou vários títulos em importantes festivais nacionais: Joinville, São José, Passo de Arte, Ribeirão em Dança, etc.

Endereço:
Teatro Municipal Braz Cubas – Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

Outras informações:
www.fidifest.com.br
www.facebook.com/fidifest

.: Documentário interativo “Bixiga Existe” traz histórias do bairro


Criado e produzido coletivamente em seis dias, durante o Hackathon DOCBixiga, o webdocumentário revela camadas da histórica região de São Paulo. O lançamento online coincidiu com a conclusão do projeto, na noite de 4 de fevereiro.

  
O documentário interativo “Bixiga Existe” foi  lançado na internet na noite do dia 4 de fevereiro. O lançamento virtual coincide com o encerramento do Hackathon DOCBixiga, que teve o objetivo de produzir em seis dias, um retrato coletivo do Bixiga, com um grupo de 16 pessoas, dentre documentaristas, pesquisadores e designers. 

O Hackathon DOCBixiga é uma realização do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, idealizado e produzido pelas documentaristas Marcia Mansur e Marina Thomé do Estúdio CRUA, com apoio do Instituto Bixiga. “Trabalhamos com oficinas criativas, produção audiovisual e pesquisa histórica para construir um projeto colaborativo. Nossa proposta é pensar como a interatividade e as novas tecnologias podem transformar as possibilidades de impacto social e engajamento das comunidades locais, em projetos de registro de memória e território", sintetiza Marina.

A partir de depoimentos, dados históricos e imagens do bairro, o filme tem como foco a trajetória de resistência do Bixiga, que não existe oficialmente, embora seja reconhecido pela maioria dos paulistanos. Mas o documentário vai além das cantinas, bares, teatros e festas que dão fama à região. O webdocumentário convida quem visita a página www.bixigaexiste.com.br a navegar tanto pelo presente das ruas asfaltadas do Bixiga, como pelo passado, quando três rios davam ao então bairro uma importância estratégica.

Entre um clique e outro, quem assiste ao mediametragem de 42 minutos, fica sabendo de curiosidades como o fato de o Bixiga ter nascido de uma trilha indígena e abrigado um quilombo urbano. Na tela, também estão presentes ícones do “bairro”, como a Vai-Vai, os cantineiros e os cortiços.

A concepção do documentário, bem como a captação de imagens e depoimentos, edição e narrativa interativa foram construídos ao longo dos 6 dias do Hackathon DOCBixiga, e segundo o olhar de seus 16 participantes. O grupo seguiu uma metodologia inovadora, customizada para o bairro e para o grupo selecionado. As sessões mesclavam teoria, conteúdos para inspiração, pesquisa histórica e prática guiada das etapas de produção, publicação e comunicação para um documentário interativo.

Documentário interativo “Bixiga Existe”  
Realização: Centro de Pesquisa e Formação SESC SP
Idealização do projeto, Coordenação do Hackathon e Produção Executiva: Marcia Mansur e Marina Thomé | Estúdio CRUA
Equipe participante do Hackathon DOCBixiga: Alice Mesquita Jardim, Dalmir Ribeiro Lima, Danielle Franco da Rocha, Edimilsom Peres Castilho, Eribelto Peres Castilho, Jéssica dos Santos Cruz, Leonardo Blecher, Letícia Tomé Rosa, Manoela Meyer, Marcela Maria da Silva, Marcela Sonim, Mariana Vicente Bernardo, Mário Sérgio de Almeida, Renata Lea, Sumaya Costa, Vanessa Myho Makiyama

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