sábado, 17 de fevereiro de 2018

.: Exposição "Tom Zé 80 anos" na Caixa Cultural São Paulo


A Caixa Cultural São Paulo apresenta, de 13 de março a 20 de maio, a exposição “Tom Zé 80 Anos”, que celebra as oito décadas de vida do cantor e compositor tropicalista. A exposição reúne obras gráficas, digitais e interativas que reavivam a trajetória do baiano, natural de Irará.

Músicas, fotos, textos e depoimentos são traduzidos em instalações concebidas especialmente para a exposição. Assim como o homenageado, elas também se valem da multiplicidade de meios e linguagens na concepção artística.

Entre as obras, uma linha do tempo detalhada perpassa os anos de vida de Tom Zé. O trabalho gráfico-visual é assinado pelo designer, produtor de mídia interativa e curador da exposição, André Vallias.

Fotos de acervo, textos com inclusões em braile e vídeos extraídos de diversos documentários ajudam a contar a história do artista: a vida no interior da Bahia, o começo de carreira, a Tropicália, o reconhecimento internacional, os prêmios e homenagens recebidas ao longo dos anos.

“O fato dessa exposição começar na Bahia e depois vir a São Paulo é muito significativo para mim, e muito acertado por conta dos dois laços fortes que mantenho. Tenho muitas amizades profundas aqui em São Paulo que espero rever nesse grande encontro que será essa exposição”, comemora Tom Zé ao falar sobre a homenagem.

A efervescência musical do baiano também ganha destaque. De “Tom Zé - Grande Liquidação”, primeiro disco autoral lançado em 1968, até “Canções Eróticas de Ninar”, lançado no ano passado, a discografia completa de Tom Zé, reunindo 28 trabalhos completos, estará disponível na exposição. “É uma celebração dos 80 anos de Tom Zé, focando bastante em sua obra e em seu pensamento musical. Trabalhamos muito em cima das letras mais emblemáticas dele”, explica Vallias, que possui no currículo, entre outros trabalhos, a consagrada exposição “Gil 70 anos”, que passou por Salvador em 2013.

A exposição, idealizada pela cantora, produtora cultural e amiga pessoal de Tom Zé, Bete Calligaris, da Eureka Ideias (RJ), traz ainda a contribuição textual do escritor Antônio Risério, além de uma pequena mostra de um acervo pessoal com mais de 10 instrumentos inventados pelo artista, a partir de objetos e materiais inusitados, e utilizados em muitas de suas gravações e shows.

“Além de um tropicalista sem igual, sempre original, e um dos artistas mais vanguardistas que temos, Tom Zé é também um amigo há mais de 25 anos. Depois de ter dedicado homenagens a grandes nomes da MPB, me senti na necessidade de também prestar essa reverência a ele, que celebrou recentemente 80 anos de vida. Quero proporcionar essa alegria a ele. Iniciamos essa exposição na Caixa Cultural Bahia, onde Tom Zé nasceu, e conseguimos trazê-la para São Paulo, cidade que ele escolheu para viver”, resume Bete Calligaris sobre a idealização da exposição.

Sobre Tom Zé
Antonio José Santana Martins, Tom Zé, é compositor, cantor, performer, arranjador e escritor. Nascido em 1936, em Irará, na Bahia, começou a se interessar por música ainda quando estudante secundarista, em Salvador, onde cursou por seis anos a Universidade de Música da Bahia, depois de ter passado em primeiro lugar no vestibular. Ainda em Salvador, participou do espetáculo “Nós, Por Exemplo”, no Teatro Vila Velha e, já em São Paulo, participou da gravação do disco definidor do Tropicalismo, “Tropicália ou Panis et Circensis”, em 1968, mesmo ano em que grava seu primeiro disco, “Tom Zé – Grande Liquidação”, que tematiza a vida urbana brasileira em música e texto renovadores.

Em 1973 lançou “Todos os Olhos”, cuja ousadia, só assimilada por crítica e público muito tempo depois, o afastou dos meios de comunicação, “mas me fez escutado pelos melhores ouvidos do País” – diz o artista. Casualmente no final dos anos 80, o disco “Estudando o Samba” foi ouvido pelo multiartista David Byrne, ex-Talking Heads, que perguntou por telefone a Arto Lindsay: “- Que país é esse, que tem um artista assim e que tão poucos conhecem? ” e lançou sua obra nos Estados Unidos, com total sucesso de crítica e público. A compilação ‘The Best of Tom Zé”, da gravadora de Byrne, foi o único álbum brasileiro a figurar entre os dez discos mais importantes da década nos EUA.

Tom Zé passou a ser mais ouvido no Brasil e seu extraordinário desempenho no palco repercutiu no País e nas turnês europeias e americanas. Recebeu o Prêmio de Criatividade, concedido pelos compositores do festival Composer to Composer, em Telluride, EUA, 1990. Em 1998 lançou “Com Defeito de Fabricação”, disco que fala sobre o homem do Terceiro Mundo, listado entre os dez mais importantes do ano pelo The New York Times. No mesmo ano ganhou o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Entre 2000 e 2010, foi tema de três documentários, premiados: “Tom Zé, ou Quem Irá Colocar Uma Dinamite na Cabeça do Século? ”, por Carla Gallo (2000); “Fabricando Tom Zé”, por Décio Matos Júnior (2006); “Tom Zé – Astronauta Libertado”, por Igor Iglesias, cineasta espanhol (2009).

Foi vencedor do Prêmio Shell, pelo conjunto da obra, em 2003 e Artista do Ano pela Revista Bravo, em 2006. Em 2010, recebeu do Governo do Estado de São Paulo o Prêmio Governador do Estado – Destaque em Música no ano de 2010. Nos anos seguintes, lançou “Tropicália Lixo Lógico” (2012), “Tribunal do Feicebuqui” (2013), “Vira Lata na Via Láctea” (2014) e, o mais recente, “Canções Eróticas de Ninar” (2016).

Ficha Técnica – "Tom Zé 80 Anos"
Curadoria e direção de arte: André Vallias
Projeto expográfico: Nelci Frangipani
Produção: Refazenda
Produção local: Joseph Motta
Fotos: André Conti e Ana Ottoni
Fotos da exposição: acervo Tom Zé
Cenografia: Gert Seewald
Projeto de iluminação: Samuel Betts (BeLight)
Programação para tablet: Daniel Monteiro
Texto catálogo: Antonio Risério
Vídeo de divulgação: Jorge Brennand
Realização: Eureka Ideias (Bete Calligaris e Sônia Dantas)

Serviço:
Exposição "Tom Zé 80 Anos"
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)
Data: de 13 de março a 20 de maio (de terça a domingo)
Horário: das 9h às 19h
Outras informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

.: Carmen Miranda tem obra resgatada em coletânea, por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero*, em fevereiro de 2018.

Relembrar a obra musical da eterna "Pequena Notável", Carmen Miranda, é sempre uma oportunidade para entender como ela conseguiu desbravar tantos horizontes na vida artística. Ela tinha apenas 20 anos quando entrou em um estúdio para gravar a sua voz acompanhada por Josué de Barros. E partir daí, vivenciou uma trajetória vitoriosa em palcos no Brasil e no cinema, chegando na consagração em Hollywood entre os anos 40 e 50, até o seu falecimento precoce aos 46 anos.

Parte dessa rica obra musical da "Brazilian Bombshell" pode ser ouvida e revivida na coletânea "Hoje", lançada em 2010 pelo selo Biscoito Fino, com remixagens de suas gravações elaboradas cuidadosamente pelo competente músico Henrique Cazes. Os arranjos e instrumentação originais foram preservados e equilibrados com um trabalho meticuloso em estúdio, usando as técnicas atuais. Com isso ficou mais fácil ouvir os instrumentos originais.


Esta coletânea resgata marchinhas clássicas como "Eu Dei" (de Ary Barroso) e "Uva de Caminhão" (de Assis Valente), além de trazer a genialidade da canção "O Samba e o Tango", onde Carmen consegue unir os dois ritmos de forma brilhante.

Há também outros hits como "O que que a Baiana Tem?" (de Dorival Caymmi, que ajudou a definir a vestimenta que usaria ao longo de sua carreira artística). "No Tabuleiro da Baiana" é outra composição de Ary Barroso que ela ajudou a consagrar. E que acabaria incluída na trilha do desenho animado "Alô, Amigos", do estúdio de Walt Disney. O samba "Adeus Batucada", de Synval Silva, tem um ar melancólico reforçado pelo fato de ter sido uma de suas últimas gravações antes de sua partida para os Estados Unidos.

Ao ouvir a interpretação cheia de ritmo e bossa da "Pequena Notável", entendemos porque sua obra acabou influenciando a cultura popular nas décadas seguintes. Até na Tropicália dos anos 60 encontramos sinais de sua influência. Por isso precisamos reverenciar sua obra para que as futuras gerações possam ter conhecimento dela.


"O Que É Que a Baiana Tem?"

"Eu Dei"


"Adeus Batucada"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

.: A formação do educador é um processo permanente

Ana Regina Caminha Braga*


A formação do professor deve ser compreendida como um processo dinâmico, contínuo e permanente, tendo como base um conhecimento aprofundado sobre o aprendiz. Para enriquecer e fortalecer a formação, são fundamentais conhecimentos psicopedagógicos que o ajudem a compreender melhor as técnicas e destrezas que lhe permitirão uma boa e correta atuação educativa, conhecimentos metodológicos que possibilitem conduzir satisfatoriamente as aprendizagens dos pequenos e conhecimentos sociais para adequar melhor à realidade educativa ao contexto sócio-cultural.

Hoje, apenas a formação acadêmica, não é suficiente para a atuação do professor em sala de aula, pois o conhecimento da graduação precisa ser expandido para lhe possibilitar ir além dos conhecimentos básicos que são aprendidos no banco de uma universidade. O professor precisa buscar novos conhecimentos, pesquisar e ter seu próprio acervo de conhecimentos construído, para que tenha a possibilidade de relacionar teorias e escolher a ação prática mais adequada, refletindo sobre o que oferece como profissional ao seu aluno.

O esperado para um professor, é que ele esteja perto do seu aluno, conhecendo aquilo que ele já sabe, o que ainda pode saber, e como ele realiza suas atividades. Sendo assim, ele busca conhecimentos e estratégias que atendam aos diferentes estilos de ensinar e de aprender entre seus alunos. Ao abordar a figura do professor é preciso ressaltar que o objetivo é fazer com que o aluno passe a aprender com mais reflexividade, consciência e autonomia tendo um professor com foco no seu autoconhecimento e com a possibilidade de conhecer-se como ser humano e profissional.

O professor ao tomar consciência de suas atitudes, da elaboração de suas aulas e da prática pedagógica executada com o aprendiz, tem a possibilidade de compreender as estratégias adequadas a serem utilizadas a cada aula planejada. Quando ao executar a atividade, algo que não foi planejado, ou seja, um imprevisto acontecer é preciso que o professor tenha controle e seja habilidoso para conduzir a situação de modo que o objetivo final seja alcançado.

É importante que o professor/professora tenha conhecimento de si como educador e mantenha um diálogo próximo consigo e com o outro para acompanhar seu desenvolvimento e avaliar sua prática pedagógica com a intenção de modificar o que pode ser melhorado e permanecer com os aspectos positivos. A inferência do professor na aprendizagem do aluno é importante dentro da sua prática, pois é a partir dessa atitude, que ele tem a possibilidade de conhecer como ele estabelece suas relações com a aprendizagem.

O exercício de ser professor é de extremo compromisso com a formação de uma vida, que precisa ser cuidada e acompanhada durante o seu desenvolvimento para estabelecer boas relações e aprendizagens que possam multiplicar-se com a trajetória acadêmica de cada aprendiz.


*Ana Regina Caminha Braga (https://anareginablog.wordpress.com/) é escritora, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar.

.: Demi Lovato anuncia datas da turnê "Tell Me You Love Me" no Brasil


Indicada ao Grammy®, cantora multiplatinada e compositora, Demi Lovato anunciou as datas da turnê "Tell Me You Love Me", no Brasil. Com realização da Live Nation, os shows passarão por quatro cidades brasileiras: São Paulo (Allianz Parque), em 15 de abril, Recife, em 17 de abril (Classic Hall), Fortaleza, em 19 de abril (Centro de Eventos do Ceará), e Rio de Janeiro (Jeunesse Arena), em 21 de abril.

Em julho de 2017, Lovato lançou o single de estreia “Sorry Not Sorry”, faixa do álbum “Tell Me You Love Me”, que instantaneamente alcançou o Top 5 do iTunes e hoje tem certificado duplo de platina. O hit acumulou mais de 500 milhões de streamings, chegando à liderança das paradas virais, e tem mais de 290 milhões de visualizações com o videoclipe gravado durante uma festa em sua casa. 

O sexto álbum de Lovato estreou em primeiro lugar no iTunes em 37 países, em 29 de setembro. Além do lançamento aclamado pela crítica, Demi divulgou "Simply Complicated" um documentário de 78 minutos, que atingiu 13 milhões de visualizações até aqui. Demi já anunciou que vai embarcar em uma turnê por 20 cidades do Estados Unidos e do Canadá com DJ Khaled e com Kehlani, começando em 26 de fevereiro.

Os ingressos para o público em geral estarão disponíveis a partir de 22 de fevereiro, às 10h, em www.eventim.com.br, e às 12h, em bilheterias oficiais. Os horários descritos referem-se ao horário de Brasília.

Confira as datas da turnê "Tell Me You Love Me" pela América Latina

15 de abril: São Paulo, Brasil (Allianz Parque)
17 de abril: Recife, Brasil (Classic Hall)
19 de abril: Fortaleza, Brasil (Centro de Eventos do Ceará)
21 de abril: Rio de Janeiro, Brasil (Arena Jeunesse)
24 de abril: Buenos Aires (DirecTV Arena)
26 de abril: Santiago, Chile (Movistar Arena)
28 de abril: Quito, Equador (Agora Casa de la Cultura)
1 de abril: San Jose, Costa Rica (Parque Viva - Coca Cola Amphitheatre)

Demi Lovato na internet:
Site oficial: www.demilovato.com
YouTube/VEVO: www.youtube.com/DemiLovatoVEVO
Facebook: www.facebook.com/DemiLovato
Twitter: www.twitter.com/ddlovato
Instagram: http://www.instagram.com/ddlovato

Serviço:
Realização: Live Nation Brasil
Ingressos: Dia 22 de fevereiro: abertura de vendas para o público em geral a partir de 10h no site da Eventim e 12h nas bilheterias oficiais.
É permitida a compra de até seis ingressos por CPF através do site www.eventim.com.br e bilheterias oficiais.
Os horários descritos referem-se ao horário de Brasília.

São Paulo (SP)
Data: 15 de abril de 2018 (domingo)
Local: Allianz Parque
Endereço: av. Francisco Matarazzo, 1705 - Água Branca, São Paulo
Horário: 16h (abertura dos portões)
Capacidade: 24.735
Classificação etária: entre cinco e 15 anos de idade, acompanhados do responsável legal. A partir de 16 anos, permitida a entrada desacompanhados.

Recife (PE)
Data: 17 de abril de 2018 (terça-feira)
Local: Classic Hall
Endereço: av. Agamenon Magalhães, S/N - Salgadinho, Olinda 
Horário: 18h (abertura dos portões)
Capacidade: 11.400
Classificação etária: entre cinco e 15 anos de idade, acompanhados do responsável legal. A partir de 16 anos, permitida a entrada desacompanhados.

Fortaleza (CE)
Data: 19 de abril de 2018 (quinta-feira)
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza 
Horário: 18h (abertura dos portões)
Capacidade: 11.500
Classificação etária: entre cinco e 15 anos de idade, acompanhados do responsável legal. A partir de 16 anos, permitida a entrada desacompanhados.

Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de abril de 2018 (sábado)
Local: Jeunesse Arena
Endereço: av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro 
Horário: 18h (abertura dos portões)
Capacidade: 13.345
Classificação etária: entre cinco e 15 anos de idade, acompanhados do responsável legal. A partir de 16 anos, permitida a entrada desacompanhados.

.: "Cante com Peixonauta" no Teatro Opus promete encantar crianças e adultos

Baseado na série que é sucesso em mais de 80 países, espetáculo vai encantar a criançada no dia 10 de março, no Teatro OPUS, em São Paulo. Crédito: Divulgação TV Pinguim.

A programação infantil segue em alta no Teatro OPUS. A famosa série de animação brasileira Peixonauta, criada e produzida pela TV PinGuim (responsável também pelo "Show da Luna!") e exibida pelo canal Discovery Kids, é a próxima atração confirmada para se apresentar no palco do mais novo espaço cênico de São Paulo.

O show "Cante com Peixonauta" promete colocar a criançada para dançar e se divertir com interação de bonecos, manipulados por quatro atores, projeção e a Banda do Peixonauta, no dia 10 de março, às 16h. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro Opus e pelo site www.uhuu.com. Mais informações no serviço abaixo.

Bem interativa, a apresentação dos personagens Peixonauta e seus melhores amigos, a menina Marina e o macaco Zico, conta com músicas originais escritas pelo grupo Palavra Cantada como “Marina”, “Pegar Onda”, “Chumbo Feliz” e “As Pistas da Pop”. Para meninas e meninos bem novinhos, a sensação é estar dentro de um clipe musical.

Os atores e músicos se revezam na manipulação dos bonecos, criados por Sidnei Caria Shyozi Izuno e Vilarte, todos supervisionados por Celia Catunda e Kiko Mistorigo, diretores da TV PinGuim. Os bonecos são feitos de espuma, tecido e isopor. São várias técnicas, como a manipulação direta, manipulação com varetas e a técnica japonesa unraku, onde três manipuladores fazem o movimento de um mesmo boneco, dando ao personagem um movimento mais próximo do humano.

Durante o show, os personagens desvendam novos mistérios e abordam valores importantes como o trabalho em equipe, a preocupação com o bem comum, a preservação dos recursos naturais do planeta, a alimentação saudável e o consumo consciente.

No palco, há imagens projetadas em um telão, bolhas de sabão que caem do teto e objetos de cena que fazem com que o público se sinta debaixo da água, ao som das canções que fazem parte do programa exibido na TV. A trilha sonora, trabalha elementos e instrumentos tipicamente brasileiros, trazendo ritmos como o samba, baião e forró. A classificação etária é livre e as crianças passeiam entre o real e a fantasia.

O ápice acontece quando a bola POP entra em cena, utilizando técnicas do teatro de sombras. Assim como na TV, os pequenos espectadores são convidados a repetir a sequência rítmica de palmas e pés para descobrir novas pistas secretas.

O projeto tem direção cênica de Beto Andreetta, da Cia Pia Fraus e direção musical de Paulo Tatit, do Grupo Palavra Cantada.

Ficha Técnica:
Concepção e Coordenação Geral: Beto Andreetta
Coordenação Musical: Paulo Tatit
Direção Musical: Akira Ueno
Compositores: Paulo Tatit, Zé Tatit e Jonas Tatit.
Autores da Série: Celia Catunda e Kiko Mistrorigo
Direção Cênica e Coreografia: Wanderley Piras
Criação Bonecos, Cenário e Figurino: Sidney Caria
Iluminação: Wagner Freire
Músicos: Ed Encarnação, Ines Gelman e Wem
Atores: Andrea Ravanelli, Fernando Sofiatti, Mateus Romero, e Nilton Marques.
Roadies: Gabriel Ueno
Técnico de Som: Ernani Gonçalves
Confecção de Bonecos: Maracujá Laboratório de Artes
Fotos: Bruno Tetto

Classificação: livre
Duração: 60 minutos

Realização: Opus Promoções, TV Pinguim e Síntese Produções

Peixonauta – "Cante com Peixonauta" 
Dia 10 de março
Sábado, às 16h
Teatro Opus (Av. das Nações Unidas, nº 4777 - Alto de Pinheiros/ 4o piso – Shopping VillaLobos)
www.teatroopus.com.br/

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

.: 3º Santos Film Fest ocorrerá de 27 de agosto a 3 de setembro

Festival homenageará crítico de cinema Rubens Ewald Filho e abrirá inscrições para curtas, médias e longas cuja abordagem tenha a ver com a Agenda 2030 da ONU. 


O 3º Santos Film Fest – Festival de Filmes de Santos acontecerá de 27 de agosto a 3 de setembro. Algumas novidades já foram confirmadas. Um dos homenageados será o crítico santista Rubens Ewald Filho, que receberá o troféu Luciano Quirino, cujo nome reverencia o ator santista que hoje trilha carreira nacional em cinema, TV e teatro e foi o patrono da segunda edição. 

Rubens participou do festival em 2017, quando apresentou o longa-metragem “Somos Todos Estrangeiros”, do qual é produtor. Foi a primeira sessão do filme na Baixada Santista. Em 2018 ele retornará para receber a homenagem como importante figura na difusão do cinema nacional e por sempre levar o nome de Santos aonde vai.

Será realizada uma exposição com seu acervo pessoal, inclusive os primeiros cadernos nos quais costumava anotar suas impressões sobre os filmes. Também serão exibidos alguns de seus longas preferidos. “Rubens é um embaixador do cinema. Curador do principal festival de cinema do país, sempre fala de Santos e tem orgulho de ter saído daqui. É com prazer que prestaremos uma justa homenagem ao ‘homem do Oscar’”, explica André Azenha, organizador do projeto.

Agenda 2030 da ONU: Neste ano o festival repetirá a mostra de longas-metragens, nacionais e estrangeiros, que tem se destacado internacionalmente, em parceria com importantes distribuidoras de filmes do país. 

O tema geral será a Agenda “2030 da ONU e seus 17 objetivos”. Uma novidade será também a abertura de inscrições para os curtas, médias e longas que tenham a ver com o tema. 

Uma das mostras será focada em filmes que retratam a imprensa, batizada “Democracia, só com imprensa livre”. Principalmente neste momento em que políticos de diferentes vertentes, tentam limitar a atuação do jornalismo pelo mundo.

O festival se destacou pela qualidade da curadoria apresentada na edição passada. Muitos dos filmes exibidos foram premiados internacionalmente e foram listados entre os melhores do ano por diversos veículos de credibilidade do mundo inteiro, como ‘O Cidadão Ilustre’, ‘Além das Palavras’, ‘O Filme da Minha Vida’, entre outros.

Em 2016, o festival levou ao público 17 filmes. No ano seguinte, 34. Em 2018 o objetivo é melhorar ainda mais a programação em qualidade e quantidade. Para este ano, o evento também investirá nas exibições de filmes de baixo ou zero orçamento, visando promover a produção verdadeiramente independente nacional. Em breve será anunciado o período de inscrições. “Desde o princípio nossa vontade tem sido expandir o cinema. Não apenas para quem estuda, quem produz, um público importantíssimo, e por isso sempre reservamos parte das salas para alunos de cinema, mas à população em geral. Faremos, novamente, sessões infantis para alunos da rede pública, e pretendemos realizar exibições para pessoas portadoras de deficiência física, buscando sempre a inclusão, a formação de público, a democratização de acesso à cultura”.

Além disso, em parceria com o Escritório de Inovação Econômica da Prefeitura de Santos, o festival realizará um intercâmbio com uma Cidade Criativa em Cinema pela Unesco, que será definida em breve. O objetivo é exibir filmes dessa cidade, enviar filmes do festival para quem sejam exibidos lá e, quem sabe, reunir alunos de cinema de ambos os municípios para a produção de um videoclipe em conjunto. Também ocorrerá um bate-papo ao vivo via Skype, pela tela de cinema, com um profissional de audiovisual estrangeiro.

80 anos de Superman e 40 anos de Superman, o Filme: Na temporada que Superman completa 80 anos de sua primeira aparição nos quadrinhos, em “Action Comics 1”, o festival celebrará o aniversário e também os 40 anos do lançamento de “Superman, o Filme” com mostra especial de filmes e animações do personagem, oficina de desenho e duas exposições: uma de itens ligados às versões do herói nas telonas, e outra de desenhos produzidos por artistas da região. Além de debates sobre sua relevância para a cultura pop e a sétima arte. “Superman acompanhou grande parte da história do cinema, desde suas primeiras aparições nas matinês cinematográficas dos anos 40, numa série de curtas animados muito à frente de sua época, feitos pelos irmãos Fleischer. É um símbolo da justiça, a busca por igualdade, representa um ser deslocado na humanidade, tentando se encontrar. São várias leituras e interpretações que têm tudo a ver com o mundo atual, calcado num pessimismo gerado pela violência, a corrupção. É um personagem necessário, que leva luz às pessoas de todas as idades. Além disso, ‘Superman, o Filme’ trouxe inovações técnicas para a indústria”, diz Azenha.

Mais atividades: Em time que está ganhando não se mexe. E o Santos Film Fest manterá as oficinas formativas, a Virada Cinematográfica com café da manhã, sucesso de público nas duas edições do festival, e os bate-papos e palestras com profissionais experientes da área e as exibições de filmes clássicos e cults, visando valorizar a história do cinema. Nesta terceira edição também serão debatidos a representatividade das mulheres no audiovisual, o processo de distribuição de filmes no mercado, e as transformações do segmento, com as recentes plataformas de exibição como o vídeo sob demanda e o streaming.

Toda a programação é gratuita e acontecerá em diversos espaços, como Cine Roxy 5, Cine Roxy 4, Cinemateca de Santos, etc.

www.santosfilmfestival.com.br
www.facebook.com/santosfilmfes

.: Inscrições para 30º Troféu HQMIX prorrogadas até 2 de março

Como fazer para se inscrever e concorrer ao “Oscar dos quadrinhos”?
Cadastro pode ser feito pelo site www.hqmix.com.br

Jaguar, com seu troféu Chopnics na escultura do artista plástico Olintho Tahara no último HQMIX, e o apresentador Serginho Groisman. Crédito: Benedito Nicolau


Artistas, editores e autores têm até 2 de março de 2018 para participar do 30º Troféu HQMIX. Este ano, o “Oscar dos quadrinhos” completa 30 anos e promete uma grande festa. As obras podem ser inscritas dentre mais de 40 categorias e depois serão julgadas por um júri formado por 10 especialistas e jornalistas da área de quadrinhos. Após esta primeira fase, serão selecionados 10 finalistas, em cada categoria, para o maior troféu de HQ da América Latina que será votado em segundo turno por mais de mil profissionais do setor.

O evento, que acontece todo ano desde que foi criado por Gualberto Costa e o cartunista JAL, no Programa TV MIX, da TV Gazeta, em 1988, tem como padrinho o apresentador Serginho Groisman. O troféu será outorgado a obras cuja data de seu lançamento tenha sido entre o dia 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano em votação (2017). O lançamento terá que ter acontecido em território brasileiro e/ou organizado por brasileiros, mesmo que no exterior, dentro do período do ano em questão.

O HQMIX também é o único que premia estudantes, que podem se inscrever com trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado apresentados durante o ano de 2017. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do prêmio: http://hqmix.com.br/inscricao-de-obras. Será cobrada uma taxa de R$ 15 por publicação inscrita.

Cada publicação poderá ser inscrita em até duas categorias com o pagamento de apenas uma taxa de inscrição. Exemplo: uma publicação de quadrinho de humor que também é de aventura poderá entrar em dois itens pelo mesmo pagamento de R$ 15.  Seus autores já poderão ser inscritos automaticamente nas categorias de desenhistas, coloristas e roteiristas, sem cobrança de taxa. O parâmetro será a inscrição de algum trabalho do autor, no ano, nas categorias de publicações.

No site, os participantes encontram mais informações de como realizar a inscrição e as regras que devem ser seguidas para cada categoria.
A forma de julgamento será divulgada após as inscrições, de acordo com o número de inscritos.  A primeira fase de seleção resultará na escolha de até 10 concorrentes por categoria do Troféu. Depois, haverá uma votação final em que os profissionais inscritos de todo o Brasil elegerão um finalista de cada categoria para receber o prêmio.
  

CATEGORIAS CONTEMPLADAS PELO TROFÉU HQMIX
Adaptação para os quadrinhos
Publicação composta por adaptação de obra anterior (literatura, cinema, teatro, etc.) através da transposição de linguagem, por exemplo, da verbal para a visual.
Arte-finalista nacional
Desenhista brasileiro que prepara e finaliza tecnicamente uma arte, dando os últimos retoques e realçando o traço do desenho.
Colorista nacional
Artista brasileiro que acrescenta cor à arte branco-e-preto.
Desenhista nacional
Desenhista brasileiro que trabalha em qualquer meio (lápis, tinta, pintura, colagem, etc.) para ilustrar suas histórias ou de outras pessoas.
Destaque internacional
Artista brasileiro que têm seus trabalhos publicados no exterior.
Edição especial estrangeira
Obra estrangeira em quadrinhos publicada em volume único.
Edição especial nacional
Obra nacional em quadrinhos publicada em volume único.
Editora do ano
Editora com maior destaque e relevância no ano anterior ao da realização da cerimônia de premiação.
Livro teórico
Publicação composta por pesquisas, ensaios, textos profissionais, acadêmicos ou científicos voltados para temas relacionados aos Quadrinhos.
Novo talento – desenhista
Desenhista brasileiro que se distingue pela qualidade do seu trabalho e alcança destaque no mercado de quadrinhos por seus primeiros trabalhos.
Novo talento – roteirista
Roteirista brasileiro que se distingue pela qualidade do seu trabalho e alcança destaque no mercado de quadrinhos por seus primeiros trabalhos.
Produção para outras linguagens
Obra baseada em quadrinhos que foi transformada em outras mídias, como adaptações para o cinema ou TV, documentários, peças teatrais, livros, etc.
Projeto editorial
Publicação de quadrinhos que tenha uma proposta editorial diferenciada ou especial.
Publicação de clássico
Obra de republicação de quadrinhos antigos.
Publicação de tira
Publicação de coletâneas de tiras originalmente publicadas em jornais, internet ou de material inédito.
Publicação independente de autor
Obra publicada pelos próprios autores, sem relação direta de editoras.
Publicação independente de grupo
Obra de coletâneas, antologias ou mixes, seguindo um tema ou não, publicada pelos próprios autores, sem relação direta de editoras.
Publicação independente edição única
Obra de um único número (one-shot), publicada pelos próprios autores, sem relação direta de editoras.
Publicação infantil
Publicação produzida e destinada para o público infantil.
Publicação juvenil
Publicação produzida e destinada para o público juvenil.
Publicação de aventura/terror/fantasia
Obra com temáticas de aventura, terror e fantasia. Tanto em um dos itens como combinando entre os três aqui declarados.
Publicação de humor
Obra com temática de humor
Publicação em minissérie
Obra publicada que se completa em mais de uma edição. Assim só poderá ser inscrita quando for publicada sua última publicação sequencial completando a história.
Publicação mix
Publicação de coletânea de vários autores em um mesmo volume, seguindo um tema ou não.
Roteirista nacional
Escritor que elabora ou adapta roteiro para os quadrinhos.
Web quadrinhos
Premiação para autor que produz material original de quadrinhos para a internet.
Web tira
Premiação para autor que produz material original de tiras para a internet.
Evento
Premiação para eventos, salões ou festivais, cuja temática seja ligada aos quadrinhos.
Exposição
Premiação para evento de exibição ou mostra pública de obras cuja temática seja ligada aos quadrinhos.
Tese de conclusão de curso
Trabalho acadêmico de avaliação final de graduação com tema na área dos quadrinhos, elaborada seguindo metodologia específica.
Dissertação de mestrado
Trabalho acadêmico resultado de pesquisa com tema na área dos quadrinhos, elaborada seguindo metodologia específica.
Tese de doutorado
Trabalho acadêmico resultado de pesquisa própria com tema na área dos quadrinhos, elaborada seguindo metodologia específica.

CATEGORIAS OUTORGADAS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA
Mestre do quadrinho nacional
Premiação que honra os criadores nacionais ou radicados no Brasil por suas contribuições e que sejam importantes para o desenvolvimento dos quadrinhos brasileiro.
Homenagem especial
Premiação em reconhecimento e mostra de admiração ao trabalho realizado em prol dos quadrinhos no Brasil.
Grande contribuição
Premiação que reconhece personalidades, instituições, eventos, obras ou quaisquer atividades que tenham contribuído de forma importante ou relevante aos quadrinhos no Brasil.

Comissão Organizadora do 30º Troféu HQMIX
Gualberto Costa e José Alberto Lovetro (JAL) - presidentes
Benedito Nicolau, Cristina Merlo, Daniela Baptista, Edson Diogo, Nobu Chinen, San Hart, Silvio Alexandre, Sonia M. Bibe Luyten, Waldomiro Vergueiro, Thiago Souza e Will

Sobre o Troféu HQMIX: Criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

.: Rita Cadillac revela que pensou em processar ex-chacrete Sandra Mattera


Um dos destaques do Carnaval deste ano, Rita Cadillac foi escolhida pela Grande Rio para representar as chacretes no desfile em homenagem a Abelardo Barbosa, o Chacrinha. O convite gerou uma grande polêmica, que a estrela comenta no "Câmera Record" desta quinta, dia 15. Desde então, ela foi alvo de várias críticas e, no começo do ano, até mesmo uma ex-chacrete, Sandra Mattera, mostrou-se indignada com a opção da escola: “Essa pessoa não nos representa”, escreveu na redes sociais.

Na primeira entrevista concedida ao programa, no final de janeiro, Rita comentou as agressões que sofreu. “Eu sou uma ex-chacrete! Trabalhei de 74 até 84! Foram 10 anos! Então vem dizer que eu não sou? Eu sou, sim!”

Furiosa, ela afirmou que pretendia processar a ex-colega:  “Fiquei calada em dois anos de ataque! Eu não fiz nada, não respondi nem nada...E agora dessa vez eu falei não! Não tá dando mais!”. Rita admite que as críticas a perturbaram e explica: “Eles não chamaram todas porque não dá pra chamar todas!”.

No dia seguinte a esta entrevista, Sandra foi vítima de um ataque cardíaco fulminante. Rita então recebeu mais uma vez a equipe do programa. Dessa vez, ela conta que desistiu de qualquer ação na justiça, mas que continua a não aceitar a crítica. “É uma perda, claro que é.. Eu peço que ela esteja em paz, que papai do céu a guarde, à família dela meus pêsames, meus sentimentos. Mas é uma coisa que eu não posso deixar.. Assim. Aconteceu, sim, aconteceu. Era muita ofensa, muita ofensa pra mim”, afirmou.

A estrela também falou ao programa, que nesta quinta-feira irá tratar de dietas que podem curar de rinites ao vício em cigarro, sobre sua dependência: “Toda vez que eu paro de fumar, eu engordo!". Ela confessa que fuma desde os 15 anos e que só parou quando teve o filho, Carlos. Foram dois anos longe do cigarro. Mas o vício voltou. Apresentado por Marcos Hummel, o "Câmera Record" vai ao ar às 22h30.

.: Comédia “DR – Discutindo a Relação” estreia no Teatro UMC

Foto divulgação – Sérgio Santoian
Sucesso de público e crítica, comédia “DR – Discutindo a Relação” estreia no Teatro UMC dia 16 de fevereiro. Texto aborda os problemas enfrentados em toda relação afetiva, mostrando o dia a dia de um casal interpretado pelos atores Sharon Barros e Thíago Uriart.

Dirigida por Cris Nicollotti, a peça “DR – Discutindo a Relação” estreia em São Paulo, em curta temporada no Teatro UMC, Vila Leopoldina, dia 16 de fevereiro, 21h.

Com texto de Thíago Uriart, dramaturgia nasceu de situações vividas e presenciadas pelo autor que também atua ao lado da atriz Sharon Barros. A trama se desenvolve levando para a cena problemas comuns entre um casal que estão juntos a cinco anos.

Discutindo a Relação leva o casal (Théo e Luiza) a buscar terapia para tentar resolver seus problemas conjugais, mas o que era para ajudar acaba transformando a vida desses dois em uma verdadeira guerra dos sexos! Sem pudor, os dois avaliam sua vida sexual, dificuldade em lidar com os amigos do parceiro, falta de comunicação, afinidades, egoísmo, ciúmes, mágoas acumuladas ao longo do tempo e todos os ingredientes sempre presentes em qualquer relação.

“Há uma imediata identificação entre o público e as questões ali apresentadas, muitas risadas, momentos descontraídos e interação com a plateia. O espetáculo propõe similaridade e empatia ao público ao vivenciar em cena os questionamentos, as brigas e o amor tórrido e especial que casais da vida real vivem diariamente”, diz Sharon Barros

Há dois anos em cartaz, montagem estreou em abril de 2016 no Rio de Janeiro e já circulou por diversas cidades do interior fluminense, Minas Gerais e grande São Paulo. 

“Casais brigam sempre, mas não se desgrudam, não abrem mão da companhia um do outro, como também não abrem mão de uma boa briga. O espetáculo faz uma análise comportamental de diversos casais, que brigam como cães e gatos, mas sabem que no fundo são essenciais na vida um do outro”, afirma Thíago Uriart.



Thíago Uriart - Roteirista pela Instituição Orc Sine TV - RJ; Direção e roteiro pela Universidade Municipal São Caetano do Sul - SP. Teatro: “O Casarão” (autor - ator); “Pequena Flor” (ator), “Protocolo dos Protocolos” (ator), “Segue Seco” (ator), “Nossos Desencontros” (ator),  “Laços de Sangue” (ator), e “No Fim Tudo Se Resolve” (ator e co-autor).

Sharon Barros - Teatro: “O Casarão” (atriz); "Rir É O Melhor Remédio" (atriz), participação nas pré-produções das peças “Nossos Desencontros”, e “Laços de Sangue”. Websérie "Transcendência", direção Jessica Moreira. Websérie "Anonimamente", direção Yan Puntar.

Cris Nicolotti  - Atriz, cantora, diretora e apresentadora de televisão, em 2007 criou um hit de acessos no YouTube com a canção "Vai Tomar no Cu", canção foi vencedora do Vídeo Music Brasil 2007, premiação musical promovida pela MTV Brasil, na categoria Web Hit. Trabalhou na TV nas novelas "Viver a Vida" e "Malhação", e na minissérie "O Brado Retumbante".

Serviço
"DR – Discutindo a Relação"
Estreia: 16 de fevereiro
Local: Teatro UMC – Campus Villa Lobos
Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, nº 550 - Vila Leopoldina – Tel. 3476-6403 /  2574-7749
Horários: Sexta-feira - às 21h
Temporada: de 16 de fevereiro a 2 de março
Capacidade: 290 lugares
Preço: R$ 50 e R$ 25 (meia entrada)
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Gênero: comédia
Bilheteria: Atendimento Telefônico de Terças a Domingo
Estacionamento no local: R$ 10
Vendas online: https://www.compreingressos.com/espetaculos/10015-dr-discutindo-a-relacao

Ficha Técnica:
Texto: Thíago Uriart
Direção: Cris Nicollotti
Elenco: Thíago Uriart e Sharon Barros
Figurino: Glaucia Berbari
Fotos: Sérgio Santoian e Bruno Ticianelli
Produção e realização: Cia Casarão

.: Museu Índia Vanuíre promove parcerias e programações inclusivas

O papel social do museu vai além da exposição de seu acervo. Por isso, o Museu Índia Vanuíre - instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari - está sempre preocupado em ser um espaço de troca de experiências, vivências e aprendizados entre diferentes públicos, estabelecendo contato com grupos específicos e oportunizando a sua aproximação com a instituição. Anualmente são oferecidas três programações periódicas inclusivas: o "Aguçando as Memórias" – para a terceira idade, o "Museu e Cidadania" – para o público deficiente e o "Olhar é o Sentir Pelas Mãos" – para cegos. 

O primeiro deles é a parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), vinculado à Unesp, e a Casa dos Velhos. Desde sua criação, 622 pessoas já fizeram parte das ações que buscam a prática da cidadania e a sociabilidade.  

Já o "Museu e Cidadania" teve 289 participações, a Clínica de Repouso Dom Bosco, a Residência Terapêutica e a Apae de Tupã são os parceiros. O programa é destinado à inclusão sociocultural de deficientes intelectuais, explorando o acervo e as exposições de forma lúdica e acessível. O “O Olhar é o Sentir Pelas Mãos” é uma ação com Programa Vida Iluminada (Unimed), para promover a inclusão dos cegos para que se tornem frequentadores da instituição. Até o momento foram atendidas 170 pessoas.

Mostra Mãos que Criam: Pelo segundo ano, o Museu promove uma mostra inclusiva com o objetivo de oferecer acesso às informações sobre a história de cada projeto inclusivo desenvolvido durante o ano de 2017 e expor os itens produzidos, possibilitando que os envolvidos compartilhem essa experiência com familiares, a sociedade local e os visitantes. Neste ano, a ação recebeu o nome de "Mãos que Criam”, segue em cartaz na instituição e pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00.

"É direito de cada cidadão ter acesso à arte, à cultura e ao conhecimento. Nesse sentido, não pode haver barreiras, sejam elas físicas ou intelectuais. Por isso, o Museu Índia Vanuíre busca continuamente construir atividades culturais capazes de potencializar a ação e compreensão do acervo exposto nas montagens de longa duração ou temporárias, promovendo a qualidade da experiência vivenciada no espaço museológico e garantindo a inclusão dos diversos tipos de públicos, incluindo e incentivando a visitação daqueles que habitualmente não são frequentadores da instituição", explica a gerente da instituição, Tamimi Rayes Borsatto.

Serviço:
"Mãos Que Criam"
Período: até 28/02/2018
Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521 – Tupã/SP)
Horário: das 9h00 às 17h00
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

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