segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

.: CCBB São Paulo apresenta a estreia de "20.000 Léguas Submarinas"


A nova peça do projeto Viagens Extraordinárias fecha a trilogia sobre obra de Júlio Verne, da Cia Solas de Vento. Em seguida, tem mostra de repertório. Foto: Mariana Chamma


Você já entrou em um submarino? O palco do teatro será o oceano; as cortinas, as paredes do submarino. Poltronas e corredores viram cabines enquanto varas de luz fazem as vezes do equipamento de mergulho. Nesta aventura, atores serão os tripulantes e o público; os passageiros.

A ideia de transformar o teatro num autêntico submarino está na concepção de encenação do novo espetáculo da Cia Solas de Vento, "20.000 Léguas Submarinas" estreia no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil-SP e fecha a trilogia sobre a obra de Júlio Verne. A intenção é mexer com a fantasia do público. A temporada vai até 14 de fevereiro, com sessões aos sábados e domingos às 15 horas. Com os atores Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, direção de Alvaro Assad.

Um misterioso veículo subaquático. Uma tripulação cheia de segredos. Um monstro assombrando os oceanos. Três tripulantes que acabaram de chegar. E você, já entrou em um submarino? O palco será o oceano; as cortinas, as paredes do submarino. Poltronas e corredores viram cabines enquanto varas de luz fazem as vezes do equipamento de mergulho. Nesta aventura, atores serão os tripulantes e o público; os passageiros.

A ideia de transformar o teatro num autêntico submarino está na concepção de encenação do novo espetáculo da Cia Solas de Vento, formada pelos atores Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, e assinada pelo diretor convidado Alvaro Assad. "20.000 Léguas Submarinas" fecha a trilogia sobre a obra de Júlio Verne. A intenção é mexer com a fantasia do público. A temporada vai até 14 de fevereiro, com sessões aos sábados e domingos às 15 horas.

Inspirados pelas viagens extraordinárias do escritor francês Júlio Verne (1828-1905), um dos pioneiros do gênero ficção científica, a Cia Solas de Vento deu a largada na apresentação do projeto Viagens Extraordinárias alternando duas criações do repertório do grupo - "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (2011) e "Viagem ao Centro da Terra" (2015) -, entre 28 de novembro e 20 de dezembro de 2020. Em seguida, os três espetáculos entram em cartaz simultaneamente de 20 de fevereiro a 11 de abril de 2021, aos sábado, às 11h e às 15h, e domingos às 15h, em um total de 25 sessões. Veja as datas no serviço, ao final do texto.

Júlio Verne, conhecido como o homem que previa o futuro, foi um dos maiores escritores franceses de todos os tempos e um dos mais influentes da literatura mundial. Além de escritor de romances de aventuras, é considerado um dos pais da ficção científica. Seus escritos anteciparam equipamentos que só surgiram muitos anos depois, como televisão, submarino, nave espacial, fax etc. "A Volta ao Mundo em 80 Dias" foi escrita em 1872 e narra uma exótica aposta de um estranho personagem e seu criado ao redor do mundo, contra o tempo.

A montagem
A partir da análise do romance "20.000 Léguas Submarinas", escrito em 1869, o diretor e os atores desenvolveram um repertório de ações, jogos e esboços de cenas, usando os recursos oferecidos pelo vocabulário físico da pantomima e pelo vídeo com elementos que darão forma aos cenários da aventura. O diretor Alvaro Assad enxerga o teatro como um lugar de transformação. “Atravessar os corredores e entrar na plateia diante de um palco é fazer acordo com o imaginário. No teatro para todas as idades, esse lugar é desafiador e rico de simbologias e troca. Júlio Verne nos brinda com as mais significativas viagens no imaginário. Em '20.000 Léguas Submarinas' vamos às profundezas do oceano em um meio de transporte fantástico. Nada melhor do que transformar o espaço do teatro nesse universo. Transportar os espectadores para os elementos subaquáticos”, explica.

Para o encenador, a livre adaptação para o teatro de uma das obras literárias mais famosas de Júlio Verne foi desafiadora, como toda criação de obra cênica. “Principalmente quando trabalhamos com um dos livros mais potentes de Júlio Verne e criamos uma enorme história sem palavras. Desenvolver roteiro em forma de pantomima, junto com elenco e o roteirista/dramaturgo Bobby Baq, faz com que a equipe esteja uníssona nessa concepção. Roteiristas, elenco (André Schulle, Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues), direção e aporte de luxo da música e direção de arte”, conclui.

Cenografia, projeções e técnica de circo
Com a proposta de criar os efeitos aquáticos descritos no romance, a cenografia será elaborada para receber e jogar com as projeções de vídeo. O principal elemento cenográfico é o corpo de cada ator, com seus comportamentos físicos descrevendo a espacialidade ao seu redor. A direção de arte contará com adereços que estarão a serviço da história. As ações executadas pelos atores ao vivo, muitas delas com as técnicas circenses, também serão exibidas, oferecendo ao espectador um efeito de zoom ou um ângulo de visão diferente, recurso que dará uma dimensão fantástica às peripécias, criando ilusões e imagens inusitadas.

Figurino, visagismo, iluminação, trilha sonora
Alvaro Assad acredita que conceber uma encenação é criar a harmonia do diálogo entre todas as áreas da criação. “A direção de arte de Renato Bolelli e Vivianne Kiritani dialoga com figurinos e adereços nesse espaço de tempo fictício, sem perder o humor, necessário para o jogo de cena do elenco”. O diretor conta que o visagismo de Cleber de Oliveira traz um visual fantástico de histórias em quadrinho, tornando, através da maquiagem, próteses e pêlos, o elenco irreconhecível e surpreendentes. 

A música original de André Vac, de acordo com Assad, pontua o espetáculo como um cinema mudo, com sua marca em perfeita sintonia com a movimentação em cena e o jogo de projetar que é identidade do Solas de Vento. Compostos a partir da necessidade de desempenho físico dos atores, os figurinos darão a cada personagem características arquetípicas de maneira a enfatizar seus traços psicológicos. A iluminação de Marcel Gilber preencherá os episódios da viagem para além das cores e efeitos e será criada por lanternas e refletores manipulados pelos próprios atores. A música mesclará temas incidentais e a edição da trilha sonora será realizada a partir das partituras de ações dos atores.

Sobre a história
No livro, Verne criou o submarino Náutilus completamente autónomo do meio terrestre, movido somente pela eletricidade. O engenheiro e dono de tal feito é o Capitão Nemo, que, com sua tripulação, cortou qualquer relação com as nações e com a humanidade. Vivem somente do que o mar lhes dá - a comida e a matéria-prima que necessitam para a produção de eletricidade, tudo vem do mar. 

Mas a humanidade não conhece a existência da obra-prima de engenharia que o capitão Nemo criou em segredo, e, quando este, com ou sem intenção, começou a provocar desastres em navios e embarcações, o mundo começou a temê-lo, julgando-o um monstro marinho. “Para ressaltar as ideias do autor, tomamos a liberdade de não seguir ao pé da letra a sua narrativa, mas de concentrar na essência da história, ou seja, nas transformações que ocorrem nos personagens, traduzidas e atualizadas para o público de hoje”, informam os atores.

“Um aspecto importante do romance é o constante jogo entre espaços fechados e abertos. Os protagonistas se deparam, ora protegidos por estreitas salas e corredores do submarino Nautilus, ora se aventurando na imensidão do mundo oceânico, frente a uma fauna desconhecida e ameaçadora. O conjunto dos recursos que serão desenvolvidos durante o processo de criação visam recriar cenicamente esses efeitos”, explica Ricardo.

Trajetória da Cia Solas de Vento
Em 2011 o grupo estreou seu primeiro infantil, "A Volta ao Mundo em 80 Dias", com direção de Carla Candiotto. Sucesso de público e crítica, a peça ganhou os prêmios APCA de Melhor Diretora e Ator e FEMSA de Melhor Ator. Em setembro de 2015 veio "Viagem ao Centro da Terra", dirigida pelo premiado Eric Nowinski (Cia Meninas do Conto e Fabulosa Companhia), com indicações pelo ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora Original.

“A Cia Solas de Vento pesquisa a apropriação de formas de expressão como a dança e as técnicas circenses, para aliar a contextos teatrais. Dessa simbiose de possibilidades corporais, nasce uma linguagem de Teatro Físico onde o corpo do intérprete é o motor principal da dramaturgia. Cada recurso, integrado cuidadosamente à obra, serve como uma lupa para ampliar os sentimentos vividos pelos personagens e alcançar assim uma nova dimensão às peripécias da história”, comentam Ricardo e Bruno sobre o trabalho da Cia. Solas de Vento.

Ficha técnica
Adaptação livre do romance de Julio Verne. Idealização: Cia Solas de Vento. Direção: Alvaro Assad. Elenco: André Schulle, Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, com participações de Bobby Baq e Marcel Gilber. Dramaturgia: Bobby Baq e Alvaro Assad em colaboração com elenco. Música original: André Vac. Direção de arte e figurinos: Renato Bolelli e Vivianne Kiritani. Visagismo: Cleber de Oliveira. Cenografia: Cia. Solas de Vento e Alvaro Assad. Cenotecnia: Cesar Augusto e Jeremias da Silva. Adereços: Chico Matheus e elenco. Costureira: Judite Lima. Desenho de luz: Marcel Gilber. Design de Vídeo: Rodrigo Gontijo. Operações técnicas: Luana Alves. Arte gráfica: Sato do Brasil. Fotos: Mariana Chama. Vídeos: Cassandra Mello. Produção: Natalia Salles. Assistente de produção: Anna Belinello. Gestão: Doble Cultura e Social. Realização: CCBB SP e Cia Solas de Vento.

"Viagens Extraordinárias – 20.000 Léguas Submarinas" – De 16 de janeiro a 14 de fevereiro de 2021 - sábado e domingo, 15h - dez sessões. "Viagens Extraordinárias - a Trilogia: 20.000 Léguas SubmarinasViagem ao Centro da Terra e A Volta ao Mundo em 80 Dias" – De 20 de fevereiro a 11 de abril de 2021 -  sábado, 11h e 15h, e domingo 15h - 25 Sessões (sessão extra a definir).

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo, São Paulo.
Aberto todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças.
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô.
Outras informações: (11) 4298-1270.
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.
Traslado gratuito até o CCBB (aproximadamente 10 minutoss), das 14h às 23h.
No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô. A van funciona a partir das 14h até o último evento. Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

Filme "20.000 Léguas Submarinas"



.: Fabio Porchat narra audiolivro infantil gratuito "O Pequeno Príncipe"

Retrospectiva traz audiolivro narrado por Fabio Porchat. Tocalivros Social e Metrô de São Paulo relançam gratuitamente o clássico "O Pequeno Príncipe", obra mais importante de Antoine de Saint-Exupéry.

O Metrô de São Paulo lançou no último mês uma retrospectiva de todos os projetos realizados pela Linha da Cultura em 2020. Entre as ações, está o audiolivro "O Pequeno Príncipe", obra atemporalde Antoine de Saint-Exupéry, narrado pelo apresentador e humorista Fabio Porchat. Essa obra atemporal pode ser ouvida gratuitamente, por meio de uma parceria entre o Metrô e a Tocalivros Social, basta acessar neste link.

"O Pequeno Príncipe" é o terceiro livro mais vendido no mundo, com mais de 130 milhões de exemplares comercializados e traduzido para 220 idiomas e dialetos. É um dos personagens mais queridos de todos os tempos que emociona crianças e adultos com seus ensinamentos inesquecíveis. Além de Fabio, também participam da narração da obra os atores Thati Lopes e Kaik Pereira. O aplicativo da Tocalivros está disponível para iOS e Android na Apple Store e no Google Play ou pelo site www.tocalivros.com.

Ficha técnica
"O Pequeno Príncipe"
Autor:  Antoine de Saint-Exupéry
Narração: Fabio Porchat, Thati Lopes, Kaik Pereira
Duração: 01h25m33s
Produção: Tocalivros Studios
Idioma: Português Brasil
Disponível: grátis neste link.

Sobre o autor:
Antoine de Saint-Exupéry foi um escritor, ilustrador e piloto francês, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe. Entre suas obras destaca-se O Pequeno Príncipe ou O Principezinho de 1943, livro de grande sucesso de Saint-Exupéry.

Sobre os narradores:
Fabio Porchat:
ator, diretor, dublador, produtor, roteirista, humorista e apresentador de televisão brasileiro. Estreou no palco em 2005, quando montou a peça Infraestruturas. Entre seus trabalhos, em 2012, criou, em conjunto com outras pessoas, uma produtora de vídeos para Internet – a Porta dos Fundos, na qual escreve e atua em esquetes de humor exibidas em canal do YouTube.

Thati Lopes: atriz e humorista brasileira. Começou a sua carreira de atriz aos 10 anos fazendo um curso de interpretação. Aos 13 ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Teatro ARK X de Niterói. Entre seus vários trabalhos, interpretou a golpista Jussara na novela “Boogie Oogie” da Rede Globo.

Kaik Pereira: estreou em 2014 no remake de "Chiquititas" com o mesmo nome, interpretando o personagem Neco. Em 2016 participou do quadro Dance se Puder, sendo o ganhador da edição. Logo depois fez uma participação na telenovela da Record, "Escrava Mãe". Em 2017 estreou na Rede Globo, interpretando Jorge na série "Treze Dias Longe do Sol". Em 2018 estreou como protagonista da nova série do Gloob, "Escola de Gênios".

.: Diário de uma boneca de plástico: 18 de janeiro de 2021

Querido diário,

Assisti "WandaVision" ainda na sexta-feira, 15 de janeiro de 2021, o tão esperado dia da estreia da série que toda marvete precisava. A questão é que até hoje... eu não consigo parar de repetir o nome da série sem seguir o ritmo da música de abertura do segundo episódio que canta o nome dos protagonistas numa animação estilo de "A Feiticeira".

Pensei, pensei e conclui. Mesmo em apenas dois episódios, parece que a Feiticeira Escarlate e o Visão conseguiram viver numa programação televisiva, ainda mais após o que Thanos fez. Tanto é que Wanda retrocede um último acontecimento que não lhe agrada.

Mas... será?!

São tantas as pistas lançadas, mas... poucas certezas ainda.

As brincadeiras com os seriados antigos ajudam os heróis tentando se passar por humanos. E é tão divertido assistir tudo. Muito, muito maravilhoso!!

Ah! Eu já assisti os dois episódios três vezes... Também é curtinho. São só um pouco mais de 20 minutos e serão 8 episódios. Só esperando loucamente pelos próximos!

Beijinhos pink cintilantes e até amanhã,

Donatella Fisherburg




.: "Insubmissas - Mulheres na Ciência" faz temporada online

Texto de Oswaldo Mendes com direção de Carlos Palma debruça sobre as questões do feminino na ciência, dando foco para quatro mulheres que se tornaram importantes cientistas que revivem em cena suas difíceis entradas e convivências no ambiente predominantemente masculino. Foto: Zuza Blanc

Espetáculo que fez temporada em 2015 com grande acolhida do público estreou de forma online por conta da pandemia. Serão 6 transmissões no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e, logo na sequência, mais 6 apresentações no Teatro Cacilda Becker. O elenco é composto por Adriana Dham, Leticia Olivares, Monika Plöger, Selma Luchesi, Vera Kowalska e Rogério Romera. O texto é de Oswaldo Mendes e a direção de Carlos Palma. 

Na encenação - gravada presencialmente com inserções das atrizes neste momento de isolamento - os dramáticos momentos vividos por Marie Curie (dois prêmios Nobel), que apesar da mais alta premiação passou fome na França; os conflitos de Hipácia com o governador e o bispo de Alexandria sendo morta a pedradas; Bertha Lutz, que, superando dificuldades fez de sua vida uma luta incansável pelos direitos da mulher e Rosalind Franklin, com decisiva pesquisa do DNA, ludibriada pelos laureados Crick e Watson, encerra com a pergunta sempre difícil de responder: afinal o que é a vida? 

A produção também homenageia neste trabalho - contemplado pela 10ª Edição do Prêmio Zé Renato para a Cidade de São Paulo - com breve biografia gravada e animada com ilustrações, das mulheres artistas que emprestam seus nomes aos teatros públicos municipais, local de onde serão feitas as transmissões (Canal do Youtube do NucleoACP e Facebook do CCJuventude e Teatro Cacilda Becker). 

Sinopse 
Uma misteriosa voz masculina insistentemente provoca Marie Curie, Bertha Lutz, Rosalind Franklin e Hipácia de Alexandria a falarem de suas vidas. Numa delicada e instigante instalação de cordas, pedras e luzes, o desnudamento de extremados conflitos vividos por elas vem à tona, num suspense somente rompido pela insubordinação e pela desobediência.

Ficha técnica
Autor:
Oswaldo Mendes
Direção e cenografia: Carlos Palma
Assistente de direção: André Falcão
Designer de luz: Rubens Velloso
Trilha sonora: Carlos Palma e Attilio Mastrogiovanni
Figurino: Carolina Semiatzh e Beatriz Rivato
Preparação corporal: Inês Aranha
Elenco: Adriana Dham, Leticia Olivares, Monika Plöger, Selma Luchesi, Vera Kowalska e Rogério Romera
Produção: Núcleo Arte Ciência no Palco Da Cooperativa Paulista de Teatro
Programação visual: Adriana Carui
Edição do vídeo: Cênica Filmes – Zeca Rodrigues
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Streaming: Danilo Bittencourt
Crédito fotográfico: Zuza Blanc

Serviço
Transmissões no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Terça-feira, dia 19. às 19h

Transmissões no Teatro Cacilda Becker
Sexta-feira, dia 22 janeiro, às 21h
Sábado, dia 23 janeiro, às 21h
Domingo, dia 24 janeiro, às 19h
Sexta-feira, dia 29 janeiro, às 21h
Sábado, dia 30 janeiro, às 21h
Domingo, dia 31 janeiro, às 19h

Grátis
60 minutos
Após a sessão haverá um debate com os interessados sobre o espetáculo.

.: Por que Adidas se chama Adidas? Nome vem de um apelido


Dizem que “All Day I Dream About Soccer” ("O dia todo eu sonho com futebol", em tradução) é um acrônimo da marca Adidas. Mas o nome da marca vem de seu fundador, Adolf Dassler. Ele começou a fabricar calçados esportivos quando retornou da Primeira Guerra Mundial. Adolf tinha o apelido de Adi, que juntou com as três primeiras letras de seu sobrenome (Das, de Dassler).



domingo, 17 de janeiro de 2021

.: Sammy Hagar and The Circle lança o CD "Lockdown 2020"


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.

Sammy Hagar e os demais integrantes do supergrupo The Circle passaram o ano de 2020 isolados em função da pandemia. No entanto, isso não os impediu de gravarem e produzirem animados vídeos com covers de bandas dos anos 60, 70 e 80, na sua maioria. E o resultado dessas performances pode ser conferido no mais novo CD, intitulado apropriadamente como "Lockdown 2020".

Para quem não sabe, a The Circle conta com Michael Anthony (baixo e vocais), Vic Johnson (guitarra) e Jason Bonhan (bateria, filho do lendário John Bonham do Led Zeppelin), além do próprio Sammy Hagar no vocal e guitarra. Hagar e Michael Anthony integraram o Van Halen. E a proximidade com Jason Bonham e Vic Johnson acabou resultando nessa combinação sonora explosiva do The Circle.

O disco sugere uma série de performances no estilo jam session descompromissada. E é exatamente assim que parece, pois os músicos estão totalmente à vontade com seus instrumentos, sem aquela preocupação de errar determinada nota ou timbre vocal. Sammy Hagar é ainda dono de um vocal potente e versátil, perfeito para o hard rock setentista principalmente.  Ao lado de outras feras, só poderia render ainda mais para o ouvinte.

Destaque para as versões de "Whole Lotta Rosie" (AC/DC), "Keep A Knockin" (Little Richard) e "Won´t Get Fooled Again" (The Who), além de "Right Now" (Van Halen) e "Three Little Birds" (Bob Marley), além de "Heroes" (David Bowie). "Lockdown 2020" é um disco para se ouvir sem se preocupar com performances perfeccionistas dos músicos. É pura curtição e espontaneidade, como deve ser sempre no rock.

"Whole Lotta Rosie"


"Three Little Birds"

"Heroes"


.: Espetáculo virtual convida pessoas a serem "Cronistas da Cidade"


Readequado para as redes sociais, o show com Dani Matos & Toque De Bambas  traz roda de samba , curiosidades sobre a cidade e músicas de Adoniran Barbosa e outros cronistas que retrataram a vida de São Paulo.

O espetáculo "Cronistas da Cidade", com Dani Mattos & Toque de Bambas homenageia em verso, prosa e muito samba compositores como Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e Germano Mathias. O espetáculo acaba de ser readequado para a plataforma virtual. Foram feitos dez vídeos incríveis e com um detalhe muito legal, cada músico gravou em sua residência com um mesmo equipamento de ponta em  áudio.  A todo esse trabalho  somou-se a expertise do engenheiro de áudio  Adonias Jr., reconhecido por atuar com músicos que venceram vários prêmios internacionais.

Até o dia 25 de janeiro, data em que se comemora o   467 º aniversário  de São Paulo, o público está  convidado a enviar vídeos e  ser também um cronista da cidade. A  pesquisadora, regente e cantora Dani Mattos gravou o espetáculo Cronistas da Cidade direto de sua residência. O espetáculo, com Dani Mattos & Toque de Bambas, homenageia em verso, prosa e muito samba compositores como Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e Germano Mathias foi readequado para a plataforma virtual e agora poderá viajar pelo Brasil pela Web. Assistir aos vídeos e escutar essas composições é também passear por São Paulo e por suas histórias.  

Com apoio da lei de incentivo ProAC ICMS de São Paulo, os shows fariam parte de uma turnê pelas cidades de  Santos, Sorocaba Campinas, Ilha Bela,  e São Paulo,  no final de 2020. No entanto, com a pandemia do novo Coronavírus, o espetáculo ganhou formato digital, sem perder a identidade. Sempre uma roda de samba, poesia de Vanzolini e diálogos cômicos criados por Adoniran e Osvaldo Moles para as típicas personagens das novelas de rádio. O projeto busca, enfim,  ilustrar as canções com breves informações desses compositores que retrataram a vida na capital paulista durante o século XX. Esse show deu nome ao primeiro EP da cantora pelo selo 7melodica , em 2019 , Cronistas da Cidade. 

Circulando por São Paulo:
O trabalho reuniu uma afiada equipe que precisou se reinventar para levar virtualmente um som de qualidade, que ficasse a altura dos shows Cronistas da Cidade que já foram apresentados em diversos espaços de São Paulo  como a Casa Museu Ema Klabin, Casa de Vidro, Museu da Casa Brasileira, Casa das Rosas, entre outros. 

Se a pandemia não permitia que os músicos se encontrassem para os ensaios e gravações, a tecnologia ajudou a diminuir distâncias, manter a qualidade técnica  e amenizar a saudade. Para dar unidade ao resultado final das gravações, todos os músicos utilizaram um único equipamento de ponta em áudio e vídeo que foi sendo entregue na casa de cada integrante, percorrendo os bairros de Pirituba, Limão, Cerqueira Cesar e a cidade de Guarulhos, durante os meses de setembro e outubro de 2020.  Assim, cada músico foi gravando e compartilhando com o público cenas do dia-a-dia, desde a chegada do equipamento, a higienização, o cantinho preferido da casa onde costuma tocar ou compor e um pouquinho do  bairro onde vive. E,  claro, sempre dando uma palhinha de sua arte para o making of.  

A todo esse trabalho  somou-se a expertise do engenheiro de áudio , Adonias Jr., que atua com músicos que venceram vários prêmios  Grammy Latino.  Adonias mixou  e masterizou o som do projeto Cronistas da Cidade readequado. A direção e edição dos vídeos ficou a cargo de Ronaldo Miranda, da Isla Filmes e a produção executiva de Fabiana Lian.  

Quem quiser conferir o trabalho, já estão disponíveis nas redes sociais dez vídeos incríveis com músicas como "Samba Italiano", "Acende o Candieiro", "Vide Verso Meu Endereço", "Um Samba No Bixiga", "Luz da Light" (Adoniran Barbosa), "Bronca da Marilu" (Gemano Mathias), "Praça Clovis" e "Ronda" (Paulo Vanzolini), entre outras. Além de um site sobre o projeto e depoimentos sobre a cidade de São Paulo. A partir do dia 25 de janeiro, as músicas também estarão nas principais  plataformas digitais. 

O  grupo é formado por Dani Mattos (voz, direção musical e artística), Tito Longo (vocal, cavaquinho, arranjos e direção musical),Marcelinho Monserrat  (violão 7 cordas), Edu Batata (vocal e percussão) e Koka Pereira (percussão).

Seja você também um  cronista da cidade: 
Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini foram cantores, compositores, cronistas de seu tempo que construíram um grande enredo sobre São Paulo, mostrando as transformações da cidade e protagonizando, em seus sambas, a população simples da Terra da Garoa.

Assim como eles, o público foi convidado a se  apropriar de São Paulo e ser também cronista da cidade. Vários depoimentos já estão nas redes sociais, como a de Cris Kuntz,  que se lembra de espaços icônicos da cidade como:  Casa São Nicolau, o Mappin, casarões da avenida Paulista que deram lugar aos bancos, o lançamento do Shopping Iguatemi, entre outros. 

Até o aniversário da cidade de São Paulo, 25 de janeiro, o público pode enviar  depoimentos sobre sua  relação com a Terra da Garoa , basta gravar e postar em suas redes sociais com a #CronistasDaCidade. Os depoimentos também serão disponibilizados nas redes sociais da cantora, pesquisadora e regente Dani Mattos. 

Serviço:
"Cronistas da Cidade" readequado  –
Dani Mattos & Toque De Bambas.  Lei de incentivo ProAC ICMS-  Governo do Estado de São Paulo - Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura  #CronistasDaCidade
Site do projeto: http://danimattos.com.br/cronistas-da-cidade-proac-icms-2020/

Expediente:
Dani Mattos (criação, voz) ,  Tito Longo (cavaquinho/voz), Marcelinho Monserrat (violão 7 cordas) ,  Koka Pereira ( Percussão) , Edu Batata (Percussão/voz) Mixagem e masterização som(Adonias Jr- Estúdio Arsis), Direção e Edição dos vídeos (Ronaldo Miranda- Isla Filmes), Administração (Paschoal Milani Netto), Produção executiva (Fabiana Lian),Identidade Visual (Maria Ozi), Mídias sociais (Agência O Raio), Assessoria Jurídica (Brb law Advogadas associadas), Assessoria Administrativa (Sorella Produções), Contabilidade (Midia  Contabilidade), Runner (Buiu), Locação de equipamentos (Brazil Câmera e Tablet´s House), Materiais (Casa do Roadie). 

.: Você sabe por que o McDonald’s se chama McDonald’s?


O primeiro McDonald’s era uma hamburgueria administrada por dois irmãos. Antes de ser fundador da rede McDonald’s, Raymond Kroc vendia máquinas de milkshake. Até ele conhecer os irmãos Dick e Mac McDonald, que administravam uma hamburgueria na Califórnia, em San Bernardino.

Eles se conheceram quando os irmãos McDonald compraram máquinas de Raymond Kroc. Impressionado com o negócio dos dois, o vendedor se tornou agente da marca e montou franquias por todos os Estados Unidos. Alguns anos depois, Kroc comprou os direitos da marca “McDonald’s”.

.: Lana Del Rey lança “Chemtrails Over The Country Club”


Lana Del Rey acaba de lançar sua nova música, “Chemtrails Over The Country Club”. Coescrita por Lana Del Rey e Jack Antonoff, a canção já está disponível em todas as plataformas de streaming. A canção também veio acompanhada de um clipe dirigido por BRTHR, que pode ser assistido em https://lanadelrey.com.

Na sequência do sucesso de seu álbum nomeado ao Grammy® “Norman Fucking Rockwell”, lançado em 2019, Lana anunciou o lançamento de seu aguardado sétimo álbum de estúdio, “Chemtrails Over The Country Club”, para o dia 19 de março de 2021. O disco está em pré-venda nas plataformas digitais e será disponibilizado em multiformatos físicos, incluindo CD, cassete, picture disc e vários tipos de vinil. Em breve, serão divulgadas pela UMusic Store mais informações sobre o lançamento físico no Brasil.  

No último dia dois de outubro, Lana Del Rey lançou “Let Me Love You Like a Woman”, primeira faixa do novo álbum. Escrita e produzida por Lana Del Rey e Jack Antonoff, a canção foi gravada em Los Angeles no Conway Studios e em Nova York no Electric Lady Studios. A música foi apresentada junto com um vídeo caseiro, filmado e editado pela própria Lana. 


Tracklist
de “Chemtrails Over The Country Club”:

1. "White Dress"

2. "Chemtrails Over The Country Club"

3. "Tulsa Jesus Freak"

4. "Let Me Love You Like A Woman"

5. "Wild At Heart"

6. "Dark But Just A Game"

7. "Not All Who Wander Are Lost"

8. "Yosemite"

9. "Breaking Up Slowly"

10. "Dance Till We Die"

11. "For Free"



.: Teatro Folha reabre com ampla programação e regras de segurança

O Teatro Folha reabrirá dia 15 de janeiro cumprindo rigorosamente todas regras de segurança sanitária. Além da programação presencial,  há também programação online para público infantil. Confira a programação completa. Teatro Folha prepara sua reabertura com uma programação diversificada, atento a todas as medidas de segurança. 

O Teatro Folha completa 20 anos de atividades no ano de 2021 e reabrirá dia 15 de janeiro com espetáculos para o público adulto aos finais de semana. Também acontecerá o 33º Festival de Férias, destinado ao público infantil, a partir de 16 de janeiro. O teatro funcionará de acordo com as estratégias do Plano São Paulo para controle da pandemia de covid-19 e cumprirá rigorosamente as regras de segurança sanitária. Além da programação presencial, o teatro também realiza a versão online do Festival de Férias.

A programação começa com “Seleção da Comédia”, que estreia no dia 15 de janeiro e segue em temporada às sextas-feiras, 21h. É um festival com alguns dos mais conhecidos nomes da comédia stand up, como, Rafinha Bastos, Igor Guimarães, Jr Chicó, Ariana Nutt, Victor Sarro, Bruno Motta, entre outros.

Neste sábado, dia 16, reestreia as peças “Precisamos Falar de Amor Sem Dizer Eu te Amo”, com Priscila Fantin e Bruno Lopes, às 18h30; e “1 Milhão de Anos em 1 Hora”, com Bruno Motta, às 21h. Bruno Motta também se apresentará aos domingos, às 18h30. O 33° Festival de Férias do Teatro Folha conta com cinco espetáculos para crianças, que serão apresentados a partir do dia  16 de janeiro. Em cada dia da semana será apresentada uma peça diferente.

O diretor artístico do Teatro Folha, Isser Korik, explica que para garantir a segurança sanitária ao público, precisou refazer todo o esquema de programação artística, reduzindo o número de sessões das peças. “Desta forma podemos garantir maior tempo para higienização da sala entre cada sessão. Também garantimos maior tempo para entrada e saída do público para evitar aglomerações”, conta.

Em cumprimento às regras de segurança sanitária, só será permitida a entrada de pessoas com máscaras, as poltronas serão ocupadas levando em consideração o distanciamento entre as pessoas e o sistema de vendas online foi modernizado. Para compor a programação, a direção artística optou por espetáculos com elencos reduzidos ou cujos atores cumprem quarentena juntos. Também foi recomendado aos diretores das peças que considerem a possibilidade de manter o distanciamento entre os atores em cena. A ideia é também reduzir a circulação de pessoas nos bastidores e camarins do teatro.


Programação presencial
“Seleção da Comédia” - Sextas-feiras, às 21h
É um festival que reúne alguns dos mais conhecidos nomes da comédia stand up. Serão sempre três humoristas por noite - com direito a surpresas extras - que interagem com a plateia, trazendo assuntos que exploram em seus conhecidos vídeos e improvisam no que é considerado uma marca registrada desse tipo de humor. Rafinha Bastos, Igor Guimarães, Jr Chicó, Ariana Nutt, Victor Sarro, Bruno Motta e muitos outros garantem a diversão do público às sextas-feiras.

Ficha técnica
Comediantes:
Rafinha Bastos, Victor Sarro, Igor Guimarães, Junior Chicó, Ariana Nutt e convidados.
Apresentação, produção e direção: Bruno Motta

Serviço - “Seleção da Comédia”
Temporada até:
26 de fevereiro de 2021
Apresentações: sexta-feira, 21h.
Ingresso: R$ 60
Duração: 75 minutos
Classificação etária: 14 anos


“Precisamos Falar de Amor Sem Dizer Eu te Amo”.
Sábados, às 18h30. Pilar e Bento são jovens viúvos que se conhecem virtualmente quando decidem se aventurar em um aplicativo de paquera. A peça começa no momento do primeiro encontro e os personagens dividem seus pensamentos, dúvidas e particularidades com a plateia, que já se sente cúmplice na história desde o primeiro momento, acompanhando o início desse relacionamento como velhos conhecidos na sala de casa. Apesar de ambos terem personalidades peculiares, eles têm em comum a insegurança e a angústia de como se mostrar para o outro nos primeiros encontros. Num momento em que as redes sociais vão muito além de ser um cartão de visita e as relações ficam cada vez mais efêmeras, o casal de protagonistas levanta a questão: o que é o amor?

Ficha técnica
Autor:
Wagner D’Ávila
Direção e elenco: Priscila Fantin e Bruno Lopes
Direção técnica: Arthur Souza
Produção: Gustavo Canella
Realização: More4U

Serviço - “Precisamos Falar de Amor Sem Dizer Eu te Amo”
Temporada até:
27 de fevereiro de 2021
Apresentações: sábado, 18h30
Ingresso: R$ 60
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 16 anos


“1 Milhão de Anos em 1 Hora”
Sábados, às 21h. Domingos, às 18h30. A comédia de sucesso da Broadway é apresentada no Brasil pelo humorista Bruno Motta. A peça atravessa a História em ritmo alucinante: da era das cavernas ao Facebook passando por reis e presidentes, regiões e religiões, com um humor que é sucesso de público e crítica. O espetáculo de Colin Quinn e Jerry Seinfeld tem a versão de Marcelo Adnet e Claudio Torres Gonzaga.

Ficha técnica
Atuação:
Bruno Motta
Autor: Colin Quinn
Adaptação: Marcelo Adnet e Claudio Torres Gonzaga
Iluminação: Diego Rocha
Produção: Priscila Gomes e Maria Bia
Direção: Jerry Seinfeld

Serviço - “1 Milhão de Anos em 1 Hora”
Reestreia:
16 de janeiro de 2021
Apresentações: sábados, às 21h. Domingos, às 18h30.
Ingresso: R$ 70
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 12 anos


33º Festival de Férias do Teatro Folha
De quarta-feira a domingo, 16h. O Festival de Férias do Teatro Folha chega a 33ª edição, com sessões de quarta-feira a domingo, contemplando uma variedade de temas e estilos de montagem teatral para crianças. A programação de janeiro de 2021 reúne cinco espetáculos, escolhidos pela qualidade e diversidade. A atração de quartas-feiras é a peça “Circo de Coisas”, um circo onde os artistas são os objetos manipulados em montagem da Cia Circo de Bonecos; às quintas-feiras ficará em cartaz “Da Terra à Lua”, uma adaptação do livro de Julio Verne feita pela Sabre de Luz Teatro; Sexta-feira é dia do espetáculo “Cabeleira Doida”, montagem da Cia. ParaladosanjoS livremente inspirada nos livros "Meu Crespo é de Rainha" de Bell Hooks e "Cabelo Doido" de Neil Gaiman; aos sábados será apresentado “A Dama e o Vagabundo – em musical”; “O Lobo Mau Não Tem Culpa – bullying na infância”, com texto, atuação e direção de Leandro Mariz é a programação das tardes de domingo.


Serviço - 33º Festival de Férias do Teatro Folha
Até:
5 de fevereiro de 2021.
Apresentações: de quarta-feira a domingo, às 16h.
Ingressos: R$ 50
*Valor referente ao ingresso inteiro. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

Teatro Folha
Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / Tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323. Vendas online: www.teatrofolha.com.br

Vendas por telefone e no site do teatro / Capacidade: 305 lugares (com as restrições de isolamento social serão disponibilizados somente 100 lugares) / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto. Horário de funcionamento da bilheteria: quarta e quinta-feira, das 14h às 16h; sexta-feira e sábado, das 14h às 21h; domingo, das 14h às 18h30 / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3661-5896, (11) 97628-4993 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, Owens-llinois, EMS, Banco Luso Brasileiro, Greif, Lupo, SIKA, PLP.


Programação oline - 33º Festival de Férias do Teatro Folha
Todos os dias da semana, às 17h. O Teatro Folha investe na pesquisa de formatos artísticos para internet e por isso realiza a versão online do seu famoso festival de férias. A programação online, que é realizada desde 08 de janeiro, tem sessões todos os dias da semana, às 17h. Está programado um espetáculo a cada dia da semana, apresentado na Sympla Streaming até 04 de fevereiro. O 33º Festival de Férias Online do Teatro Folha é realizado com recursos do Proac Expresso, por meio da Lei Aldir Blanc, contemplado com recursos do edital 40/2020 - Produção e Realização de Festival de Cultura e Economia Criativa com Apresentação Online.  

“O Dinossauro e a Borboleta”, com direção e concepção de Péricles Raggio, se passa no período pré-histórico do planeta Terra. Um pequeno Dinossauro torna-se pai adotivo de uma borboleta. Neste teatro de animação os personagens vivem essa relação de pai e filho de maneira cômica e afetuosa. Sessões às sextas-feiras.

O diretor e ator Claudio Saltini e sua Cia. Circo de Bonecos apresenta um de seus mais conhecidos espetáculos: “Circus – A Nova Tournée” aos sábados. No picadeiro de um cirquinho mambembe, dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados com os ovos equilibristas, as minhocas trapezistas, o árabe e seu dromedário abusado, a ousada mosca dançarina, o Homem Bala e o Faquir.

“Da Terra à Lua”, em seu formato online, é a atração do festival aos domingos. A peça é uma adaptação do livro de Julio Verne feita pela Sabre de Luz Teatro.

O espetáculo de contação de histórias indígenas “Contos do Índio e da Floresta Por Curupira”, com o ator Claudio Marinho e direção de Viviane Bernard, tem sessões às segundas-feiras.

“Já Pra Cama, Theo!”, com texto e direção de Pedro Garrafa, é a atração das terças-feiras. Theo é um menino de 5 anos que adora histórias apavorantes. Adora, mas morre de medo. Como se não bastasse ter que lidar com a sua fértil imaginação, as conversas de adultos que não pode participar e o nascimento da sua irmãzinha ainda apareceu um zumbi que diz ser o dono do seu quarto.

Nas tardes de quarta-feira é apresentado o espetáculo “A História das Histórias”. O público ouvirá histórias da tradição oral brasileira, misturando referências indígenas, africanas e europeias. As apresentações mesclam narração de histórias com representação de personagens e manipulação de objetos. 

O público jovem pode participar ativamente em “Jogo da Cena”. Trata-se de cenas interativas e cômicas a partir de jogo de improvisação. As cenas surgirão a partir de estímulos dados à plateia virtual, que poderá sugerir palavras para inspirar o improviso. O público também será entrevistado sobre situações engraçadas  e este conteúdo também servirá de ponto de partida para a criação de cenas. Direção de Ian Soffredini.

Serviço - 33º Festival de Férias Online do Teatro Folha
Até:
4 de fevereiro de 2021
Apresentações: todos os dias da semana, às 17h.
Ingressos: R$ 20
Venda de ingressos: https://www.sympla.com.br/teatrofolha
Necessidades técnicas para acessar a apresentação: baixar o aplicativo Zoom preferencialmente no PC ou notebook. Também é possível assistir por tablet, celular ou emparelhamento com Smart TV.

Sobre a Conteúdo Teatral
O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, com direção artística e comercial de Isser Korik, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação a empresa soma mais de 2 milhões de espectadores.

Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”, “A Pequena Sereia”, “Grandes Pequeninos”, “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Cigarra e a Formiga”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, “Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “E o Vento Não Levou”, “Equus” a trilogia “Enquanto Isso...”, além de projetos de humor – como “Nunca Se Sábado...” e “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral. Em parceria com Moeller e Botelho produziu os Musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de Diamantes”.



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