sexta-feira, 22 de maio de 2015

.: Eric, Para Sempre Clapton, por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero
Em maio de 2015

Reunir mais de 40 anos de carreira em três CDs é uma tarefa das mais ingratas. Ainda mais se a obra em questão é a de Eric Clapton, um dos ícones do rock e do blues, que mesmo aos 70 anos permanece na ativa, tocando e cantando como nunca. O CD triplo "Forever Man" é focado na produção mais recente de "Mr. Slowhand", que na década de 60 chegou a ser chamado de "Deus" em solo britânico.

As coletâneas lançadas anteriormente buscavam enfatizar a sua produção mais clássica, ou seja, a do início dos anos 70. Nesta aqui, temos canções a partir do disco "Money And Cigarrettes"", como a deliciosa "I´ve Got A Rock´n Roll Heart", ou mesmo algumas do ótimo disco que ele gravou com outro ícone da guitarra, J.J. Cale. Há também a "Riding With The King", que ele gravou com outro ícone recentemente falecido - B.B. King.

Há ainda alguns hits bem manjados, como a que dá o título para esta coletânea ("Forever Man"), "Change The World" (trilha de um filme estrelado pelo ator John Travolta) e "Tears In Heaven" (que ele compôs para homenagear o filho Connor, que faleceu ao cair de um edifício). Um CD conta com canções mais pop, enquanto que os outros dois contém faixas gravadas ao vivo e outras de estúdio na linha do blues.

Claro que o coro dos descontentes vai apontar que faltam canções clássicas como "Layla" (só tem a gravação do "Acústico MTV") e "After Midnight", por exemplo. Mas o lado bom é que as faixas estão todas remasterizadas. As do disco "Journeyman", por exemplo, ("Bad Love" e "Pretending") eram muito baixas na versão original. Aqui, nesta coletânea, elas foram corrigidas e estão em um nível de qualidade satisfatório.

Para quem deseja conhecer um pouco da produção recente de Clapton, a coletânea "Forever Man" pode ser uma boa pedida. Mas é só uma pequena amostra, pois com mais de 40 anos de carreira, o cara tem uma obra muito vasta, com muitas pérolas conhecidas e desconhecidas do grande público. Vale a pena conferir.






Forever Man


Riding With The King


Sweet Home Chicago




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.