quinta-feira, 8 de outubro de 2015

.: Livro trata da poesia aguda de John Donne

Professora e pesquisadora da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo, Lavinia Silvares lança o livro "Nenhum Homem É Uma Ilha – John Donne e a Poética da Agudeza", que trata da obra poética variada de John Donne, considerado o maior expoente da “poesia metafísica” inglesa, caracterizada pela sutileza de suas metáforas agudas, gerando efeitos brilhantes que surpreendem o leitor.

Donne (1572-1631) é contemporâneo de Shakespeare, Cervantes e Góngora, e foi aclamado em sua época como rei de uma “monarquia do wit”. O “wit”, que se refere ao mesmo tempo ao engenho e à agudeza, definia a capacidade rara de construir discursos e imagens perspicazes, afiadas, penetrantes, muitas vezes cômicas ou sarcásticas. Segundo a autora, o “wit” foi muito cultivado na esfera política e social das monarquias europeias de seu tempo, “e marcou a ficção produzida naquele tempo; basta lembrar-se de personagens extremamente engenhosos, como Hamlet e Dom Quixote”.

A partir de excelentes análises poéticas de Donne e alguns de seus contemporâneos, a obra de Lavinia Silvares mostra que o “wit”, ao qual tradicionalmente se atribuía um caráter nacional e temporal inglês, extrapola a ilha inglesa e é compartilhado por Montaigne, Camões, Tasso, Quevedo e outros, em diferentes idiomas do outro lado do Canal da Mancha.

Sobre a autora
Lavinia Silvares, nascida em Santos, litoral de São Paulo, é professora doutora de Literatura Inglesa na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e tem artigos publicados sobre a poesia de John Donne e de seus contemporâneos, como George Chapman e William Shakespeare. 

Fez graduação e doutorado em Letras na Universidade de São Paulo (USP), com períodos de pesquisa na Universidade de Michigan e na Folger Shakespeare Library. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a categoria retórico-poética do "wit" (engenho, agudeza) no drama de Shakespeare.

Serviço
Lançamento do Livro "Nenhum Homem É Uma Ilha – John Donne e a Poética da Agudeza", de  Lavinia Silvares
Data: dia 15 de outubro
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Livraria da Vila
Endereço: rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena, São Paulo
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.