quinta-feira, 8 de outubro de 2015

.: Coletivo Espaço Quântico das Artes - “Cerâmica: A Alquimia da Argila”

Coquetel de abertura da exposição do coletivo Espaço Quântico das Artes – Atelier Elisabeth Ruivo, “Cerâmica: A Alquimia da Argila”, nesta quarta-feira, dia 14 de outubro, às 19h, na Galeria Nelson Penteado de Andrade, uma promoção da Secretaria de Cultura de Santos.

Remetendo-se ao mito da alquimia, que utilizava os quatro elementos naturais - a água, a terra, o fogo e o ar - para transformar o chumbo em ouro, este grupo de artistas encontra nestes mesmos elementos e no amassar da argila um veículo para externar a sua criatividade e aliviar a tensão do dia a dia.

Seis artistas mostrarão seus trabalhos, frutos dos encontros mediados por Elisabeth Ruivo, coordenadora do Espaço Quântico das Artes, que é mais do que um simples atelier de cerâmica, mas o local de troca de experiências e conhecimento. Seus alunos, já independentes, produzem em seus próprios ateliês.São eles:

Fernanda Arlette, jornalista e escritora, há vinte anos caminha pelos utilitários, bijuterias e decorativos. Atualmente está na fase das esculturas não figurativas, desafiando as formas geométricas que a argila permite.

Giovanna Nicastro, com experiência em cenografia para publicidade e para catálogos de moda (que lhe serviram de inspiração), reproduz em barro acessórios do universo feminino como sapatos, bolsas, cintos e chapéus. O realismo das peças e um destaque na sua produção.

Isaac Ribeiro, engenheiro de formação, encontrou na cerâmica artística mais que um hobby, mas sua segunda família. Produz peças simples, que representam duas de suas grandes paixões, a música e o meio ambiente.

Ivani Meira produz peças de inspiração étnica com uma visão lúdica, característica de seu trabalho.

Simone Matias, ilustradora e professora de artes com mais de 50 livros ilustrados publicados, encontrou na cerâmica artística outro meio para dar vida a seus personagens, esculpindo e decorando bijuterias, mobílies e utilitários ilustrados.

Até dia 30 de outubro, o público santista poderá conferir gratuitamente os trabalhos deste grupo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, na Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade, que fica no edifício da Prodesan, Praça dos Expedicionários, 10, no Gonzaga, em Santos.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.