sexta-feira, 2 de setembro de 2016

.: Blackfoot: o rock sulista resiste, por Luiz Gomes Otero


Por Luiz Gomes Otero
Em setembro de 2016

No final dos anos 60 e início dos anos 70, muitas bandas originárias do sul dos Estados Unidos passaram a conquistar seu espaço no rock. Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd são apenas dois exemplos disso. A Blackfoot também é da mesma época e continua mantendo a mesma linha de trabalho em seu mais recente álbum, "Southern Native".


A atual formação do grupo conta com Tim Rossi (guitarra e vocal), Rick Krasowski (guitarra e vocal), Brian Carpenter (baixo) e Matt Anastasi (bateria). O disco tem apenas 10 faixas, exatamente como os velhos e bons discos de vinil tinham.

A sonoridade, é claro, é puro hard rock dos anos 70. Há canções energéticas como "Need My Ride" e a faixa título ("Southern Native"), assim com baladas inspiradas, como na faixa "Everymen". Os riffs pesados predominam na maioria das faixas, como "Call Of A Hero" e  "Whiskey Train". E há uma interessante faixa instrumental, intitulada "Diablo Loves Guitar".


A surpresa neste álbum foi a regravação de "Ohio", clássico do canadense Neil Young, uma das fontes declaradas de inspiração da Blackfoot. A releitura ganhou um peso maior em relação a gravação original do autor. E ficou excelente, como não poderia deixar de ser.

O disco "Southern Native" é a prova viva de que o rock sulista da Blackfoot resistiu e continua resistindo a ação do tempo. Vale a pena conferir esse novo trabalho.

Sobre o autor
Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy SantosLérias e Lixos e Resenhando.com. Recentemente, criou a página Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.


"Southern Native"

"Need My Ride"

"Everymen"

"Diablo Loves Guitar"



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.