domingo, 6 de novembro de 2016

.: Nove dicas para educar uma criança na visão de uma pedagoga


É possível mudar o comportamento das crianças através de conversas claras e de muito amor. De acordo com a pedagoga Lidiane Leite, não adianta ter raiva e gritar na hora em que a criança estiver desobedecendo. É possível ensinar e educar sem punir. O segredo é conversar."As crianças devem ser acostumada a agir dentro de um senso de obrigação", explica. "Quando você pede, diz e deixa a distância emocional fazer o trabalho, as crianças rapidamente aprenderão que quando os pais pedirem que eles façam algo – ou que parem de fazer algo – eles não tem alternativa a não ser fazer o que os pais estão pedindo”, ressalta. 

A pedagoga diz que a criança deve saber que o limite faz parte da vida e não tem a ver com afeto."Tentar impor o limite através do grito ou da agressão não dará nenhum respeito aos pais. As crianças não precisam de 'amigos' e nem de 'tios', elas precisam de pais e de professores que não confundam autoridade com autoritarismo. Se o adulto começa a falar mais alto que a criança, está descendo ao mesmo comportamento e a relação entre ambos deixa de ser vertical. Os pais devem dialogar com o filho sempre que ele tiver uma atitude inadequada e mostrar porque aquele comportamento não foi bacana. Os pais, portanto, terão que ter paciência e explicar o que pode e o que não pode várias vezes – e sempre cobrar o comportamento que se espera que as crianças tenham".

Para a pedagoga, algumas crianças aprendem através das punições, mas muitas se tornam ressentidas, irritadas e se sentem tratadas de forma desleal. "A punição deve ser usada como último recurso. Acredito que a culpa é a pior causa da falta de autoridade dos pais, que se tornam permissivos por se sentirem ausentes". A pedagoga, lembra ainda que As crianças precisam de regras claras, objetivas colocadas com segurança, com amor e no momento certo. É preciso se ater à qualidade dos momentos vividos com as crianças, e não à quantidade de tempo. 

A pedagoga Lidiane Leite recomendou essas 9 dicas para lidar melhor com as crianças.

1) Estabeleça regras e faça os combinados claros.
2) Mostre que tudo na vida têm consequências.
3) Converse com seu filho, explique o porquê do não. 
4) Reforce o bom comportamento.
5) Seja firme e carinhoso ao mesmo tempo.
6) Aguente a frustração e choro dos seus filhos.
7) Peça uma vez só e não se explique demais.
8) Não dê mais de um aviso e não adule e nem suborne.
9) Não grite, nem ameace e nem puna. 

A pedagoga Lidiane Leite afirma que se nenhuma das ações anteriores resolveu o problema, os pais precisam fazer algo mais enérgico. ”Recomendo que pegue-o no colo ou pela mão e o leve para o seu filho para o quarto. Olhe para ele e diga com voz firme 'você é bem-vindo para se juntar à família assim que estiver pronto para fazer o que pedi'  e deixe a criança sozinha. Quando a criança sair do quarto e aparecer com um pedido, você pode calmamente lembrá-la de que ficaria feliz em atendê-la, assim que ela fizer aquilo que foi estabelecido e que ela não fez anteriormente. Isso pode acontecer várias vezes, mas a criança vai acabar entendendo que precisa fazer o que foi solicitado pelos pais”, finaliza.

"Filhos são como navios. Navios não são construídos para ficar no porto, mas para navegar. E para navegar é preciso soltar as amarras”, Lidiane Leite, jornalista e pedagoga.  

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.