quarta-feira, 16 de maio de 2018

.: “Comer Como Ato Político” é tema de evento gratuito na Unifesp em Santos


O 1º Seminário Intercampi de Soberania Alimentar e Dinâmicas Urbanas da Baixada Santista acontece nesta quinta, dia 17 de maio, organizado pelo Grupo Fazenda Urbana e professores do Instituto das Cidades em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. 

O evento tem o objetivo de articular a comunidade interna e externa para desenvolvimento do Programa de Extensão Universitária em Soberania Alimentar e Dinâmicas Urbanas. O Seminário será composto por eventos realizados nos sete Campi da Universidade Federal de São Paulo, em diferentes datas ao longo de maio e junho. 

Serão organizadas mesas redondas em cada Campus abordando temas relacionados às áreas de conhecimento presentes em cada um nos respectivos Cursos de Graduação e programas de Pós-Graduação.

O tema do evento no Campus Baixada Santista será “Comer Como Ato Político” e, o objetivo, discutir a necessidade de mudanças nos Sistemas Alimentares a fim de garantir equidade no acesso a alimentos saudáveis. O encontro terá uma extensa programação e acontece nesta quinta-feira, 17 de maio, a partir das 8h, no auditório do Edifício Acadêmico II do Campus Baixada Santista da UNIFESP - à rua Carvalho de Mendonça, 144 – Encruzilhada, em Santos. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link: http://e-qr.me/867311. São 200 vagas.

O conceito de Sistemas Alimentares engloba as atividades, pessoas e recursos envolvidos nas etapas de obtenção de alimentos, do campo à mesa: produção, processamento, distribuição, comercialização e consumo.

A forma como estão estruturados atualmente vem trazendo muitos impactos sobre a saúde humana, meio ambiente e justiça social, que ameaçam seriamente a segurança alimentar nas diferentes sociedades e a sobrevivência de diversas espécies. O objetivo da discussão desse tema no evento no Campus é refletir sobre o papel de ações no campo da Alimentação e Nutrição, a necessidade de articulação com outras áreas de conhecimento para o enfrentamento dessas questões pela sociedade bem como mostrar experiências de ações nesse campo. 

Programação:
8h às 9h - Inscrições (vagas remanescentes)
9h às 9h30 - Abertura
- Representante da Pró-Reitoria de Planejamento/Projeto Fazenda Urbana
- Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Sistemas Alimentares da UNIFESP, Profa. Paula Martins

9h30 às 10h45 - Mesa Redonda “Comer Como Ato Político”
Moderadora: Profa. Dra. Maria Laura Louzada, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Instituto de Saúde e Sociedade da UNIFESP
Palestrantes:
- Profa. Dra. Patricia Constante Jaime, Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.
- Luciana Melo, Banco de Alimentos do município de Itanhaém.

10h45 às 11h30 - Discussão
11h30 às 12h15 - Grupos de Trabalho 
12h15 às 12h30 - Encerramento

Data: Quinta-feira, 17/05, a partir das 8h
Local: Auditório do Edifício Acadêmico II do Campus Baixada Santista da Unifesp - Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Encruzilhada - Santos/SP
O evento é gratuito, mas as inscrições devem ser feitas pelo link: http://e-qr.me/867311
Número de vagas: 200
Outras informações pelo e-mail: gp.sistemasalimentares@gmail.com.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.