sábado, 19 de junho de 2004

.: Resenha de "Memória da Morte, Memória da Exclusão", Francisca Eleodora Santos Severino

Revelações de um mundo à parte
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2004



"Memória da Morte, Memória da Exclusão: prostituição, inclusão marginal e cidadania", da professora doutora Francisca Eleodora Santos Severino, é o novo lançamento da Editora Universitária Leopoldianum, da Universidade Católica de Santos.

A banalização da violência é analisada ao longo de seis capítulos. Contudo, com um novo olhar sobre a prostituição feminina, mostra como este corpo social, excluído da sociedade, pode ter espaço. Nesta obra, as trabalhadoras do sexo comentam as constantes humilhações, ameaças, agressões e a desqualificação pessoal vivida a cada dia de trabalho. 

De acordo com a autora, apesar das dificuldades, este trabalho foi muito gratificante. “As dificuldades advinham das relações de poder e violência que cercam o mundo prostitucional. Não foi fácil aceitar que no âmbito das relações de parentesco de famílias bem constituídas acontecia a forma mais brutal de violência, o incesto. Foi desalentador presenciar violência hospitalar, violência policial, cafetinagem e tráfico de crianças, de mulheres e de drogas. É, de fato, um universo à parte, e o desencantamento com o mundo é inevitável. Por outro lado, foi também muito gratificante. Descobri com essas mulheres uma forma peculiar de produzir conhecimento e de preservar a vida em condições infinitamente adversas. O reconhecimento e a reciprocidade produzidas no âmbito prostitucional é algo extraordinário. Pode-se concluir que a maioria das mulheres são excelentes mães e filhas abnegadas.” 

Autora: Francisca Eleodora Santos Severino é docente do curso de Mestrado em Educação, da Universidade Católica de Santos. Nasceu em Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas Gerais; é bacharel e mestre em Ciências Sociais, pela PUCSP, onde também apresentou sua dissertação Memória da morte, memória da exclusão: prostituição, inclusão marginal e cidadania, em 1921, na área de Antropologia; fez o doutorado em Ciências da Comunicação, na ECA/USP, defendendo, em 2001, a tese Fotos Jornalísticas: a imagem da violência como espelhamento da metamorfose da sociedade brasileira em processo de globalização, com bolsa Fapesp.

Livro: Memória da Morte, Memória da Exclusão: Prostituição, Inclusão Marginal e Cidadania
Autora: Francisca Eleodora Santos Severino
352 páginas
Ano: 2002
Editora: Editora Universitária Leopoldianum
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.