sexta-feira, 18 de junho de 2004

.: Resenha de "A marca do Zorro", Johnston McCulley

Mascarado fascina em meio a capas e espadas 
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2004



A história do Zorro é antiga, e muitos já conhecem ou ao menos ouviram falar. Entretanto, muita gente não sabe que esta obra foi produzida para consumo rápido. A Primeira Guerra Mundial deixou inúmeros estragos. Para refazer a vida da população mundial, os editores da All Story Weekly encomendaram a autores, histórias de aventura para que o público apagasse os males daquela época. 

Em 9 de agosto de 1919 a All Story Weekly apresentava ao público o primeiro capítulo de A Maldição de Capistrano, (The Course of Capistrano), que depois virou: "A Marca do Zorro". A fascinante história deste herói, escrita por Johnston McCulley, foi sucesso geral, tanto é que durante cinco semanas suas vendas estouraram. "El Zorro" ("a raposa" em espanhol) fez sucesso ao contar a história do jovem fidalgo Don Diego Vega. 

Em 2000, a Panda Books trouxe pela primeira vez ao público brasileiro a história do Zorro em 240 páginas. O enredo se passa no Pueblo de La Reina de Los Angeles, na missão de San Juan Capistrano, território do México, controlado pela Espanha. Don Diego assume a identidade de Zorro e assim, defende o seu povo explorado por militares espanhóis. 

Esta maravilhosa história, que prende a atenção do leitor do começo ao fim, desenrola-se entre duas personalidades totalmente opostas. Don Diego é um homem sem graça. Não é romântico e sempre foge das lutas, pois não gosta de brigas, mesmo que seja humilhado e sirva como alvo de chacota dos outros. Don Diego até parece ser efeminado. 

Já o inconfundível Zorro em seu cavalo negro, de espadas e capa preta, é um defensor dos pobres e oprimidos, além de ser um galanteador de primeira. O pai de Don Diego o faz procurar uma moça de família para casar, pois ele é filho único. Don Diego pede a mão de Lolita à Don Carlos, pai da moça. Mas o soldado Ramón tem a mesma idéia. Em resumo: os dois fazem a corte à moça, mas nenhum ganha o coração da bela. Para aqueles que gostaram, resta apenas, conferir a obra completa. Aventure-se em meio a fugas e bravas lutas de espadas.

Livro: A Marca do Zorro
Autor: Johnston McCulley
Editora: Panda Books
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.