segunda-feira, 2 de maio de 2005

.: Resenha de "A Casa da Mãe Joana - Curiosidades nas origens das palavras, frases e marcas"

Conheça A Casa da Mãe Joana
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em maio de 2005


A fala é um dom do ser humano. Muitas vezes falamos e falamos, mas muitas vezes não sabemos o verdadeiro significado do que estamos falando. Para acabar com esta confusão e para você não ficar “entre a cruz e a caldeirinha”, o livro "A Casa da Mãe Joana: Curiosidades nas origens das palavras, frases e marcas", (Editora: Campus, 2002), desvenda muitos mistérios em 262 páginas.

Reinaldo Pimenta, escritor da obra mantém o humor no decorrer deste dicionário da curiosidade. “A Casa da Mãe Joana é onde se hospedam as mais divertidas e curiosas histórias de palavras e expressões do nosso dia-a-dia”, já alerta o autor.

Surpreendente, interessante e totalmente divertido o livro fala daquilo tudo que você vive dizendo, mas nem sabe porque. Reinaldo traz várias curiosidades como a origem dos nomes dos naipes das cartas. Por que dizemos meia-tigela quando nos referimos à algo insignificante. Como surgiu a palavra bingo. Por que o delicioso doce brigadeiro ganhou este nome, além de outras coisas que você é doidinho para saber o que é, mas nem os grandes dicionários respondem.

Entre palavras e dizeres que o leitor fica cada vez mais afoito para terminar a leitura e saber o que é o que nos mínimos detalhes. Como por exemplo, você sabe o que é Hora H? Pois é frase é muito dita, no entanto apenas a repetimos diariamente.

Conforme o livro A Casa da Mãe Joana, esta expressão vem do inglês (H-hour, D-day), que pertencem à terminologia militar e indicam a hora ou dia escolhido para uma operação de guerra. As letras são simplesmente as iniciais das palavras hora e dia. Ou então leilão? Calam este não é o aumentativo do nome Leila. A sua origem é árabe e quer dizer estandarte. Antigamente se pendurava uma pequena bandeira vermelha no portal da casa onde se realizava um leilão. Então, você sabia? Nem eu. 

Eu acho que esta você também não deve saber. Você sabe qual foi a origem da Barbie? Não, né? Mas o Reinaldo conta no livro que num tranqüilo lar norte-americano, em 1959, a mãe observava a filha brincando com bonecas de papel. Uma cena comum, se não fosse o marco inicial do maior sucesso empresarial de todos os tempos no setor de brinquedos. 

O nome da menina era Bárbara. A mãe, Ruth Handler, mulher de Eliot Handler, um dos fundadores da Mattel pensou, que numa época em que as bonecas à venda eram todas bebês, as meninas iriam gostar de ter uma boneca com a beleza que elas poderiam ter quando moças. Surge, então, a idéia de fazer uma boneca adolescente, com seios. O nome? Barbie, homenagem à filha inspiradora da idéia. O marido e a Mattel desenvolveram o projeto. 

A primeira Barbie apareceu na feira de brinquedos de Nova Iorque em 1959 e logo se tornou uma coqueluche mundial. Menos no Japão. Quer saber porque? Então, procure nas melhores livrarias ou peça um volume pelo endereço virtual da Editora Campus: www.campus.com.br. Vale a pena ter A Casa da Mãe Joana na sua casa! 

AUTOR: Reinaldo Pimenta é advogado, formado pela Universidade do Estado de São Paulo do Rio de Janeiro, UERJ e autor de Português Urgente! Método Simples e Rápido Para Escrever Sem Errar (Editora: Campus, 1998). É professor de Língua Portuguesa, prepara estudantes para vestibulares e ministra cursos em empresas.

Livro: A Casa da Mãe Joana - Curiosidades nas origens das palavras, frases e marcas
Autor: Reinaldo Pimenta
262 páginas
Editora: Campus
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.