segunda-feira, 2 de maio de 2005

.: Entrevista com Rodrigo Capella, escritor

"O cão tem uma capacidade incrível de mudar as pessoas e de torná-las mais humanas" - Rodrigo Capella

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em maio de 2005



Rodrigo Capella, autor de Como Mimar seu Cão, iniciou na carreira editorial ainda em 1997, com contos e poesias. Em 1997, lançou o primeiro livro, Enigmas & Passaportes, cuja tiragem rapidamente se esgotou. 

Após dez anos procurando um tema de interesse público, o escritor, produziu Como Mimar Seu Cão, que apresenta 50 dicas importantes para o dono transformar seu pet num grande companheiro. 



RESENHANDO - Quanto tempo levou para produzir Como Minar o Seu Cão?
Rodrigo Capella - Cerca de dois anos e meio, levando em conta todas as fases de escrita e de publicação. O livro traz informações essenciais para o amadurecimento físico e psicológico do seu cão. Ele conta com 72 páginas e está recheado de ilustrações e dicas. A linguagem é leve e divertida! Vale a pena conferir. Estreite o relacionamento com seu cão e leia Como mimar seu cão. Ele está á venda nas melhores livrarias e pet shops. 


RESENHANDO - Por que escrever um livro sobre o universo canino?
R.C. - O cão tem uma capacidade incrível de mudar as pessoas e de torná-las mais humanas. O mundo precisa de pessoas assim. Vamos mudar, antes que seja tarde! Como Mimar seu Cão apresenta 50 dicas importantes para transformar seu animal de estimação num grande companheiro. A cada caminho percorrido, o leitor é conduzido para uma nova etapa até conquistar o chamado Grande Prêmio. Dividido em cinco estágios, o livro tem uma linguagem leve e divertida, mesclando acontecimentos do cotidiano com histórias fantásticas.


RESENHANDO -  Há de fato uma brincadeira sobre o tema do livro?
R.C. - O livro traz histórias fantásticas, mas também cotidianas e busca discutir os relacionamento humanos, seja entre homens e cães ou entre homens e homens. Precisamos ser mais sociáveis com o próximo. Vamos mudar antes que seja tarde! 


RESENHANDO -  Vender seu livro em Pet Shops, é uma saída para aumentar a venda de Como Minar o Seu Cão?
R.C. - O livro já está à venda nas melhores livrarias e pet shops. Além disso, pode ser comprado pela internet, no site da Livraria Cultura: www.livrariacultura.com.br. Estou realmente surpreso com a vendagem do livro. Outro dia, conversei com o editor e ele me informou que o número de livros vendidos já superou a expectativa. Isso é ótimo! Acho que o público está gostando da obra e está recomendando para amigos e conhecidos. Vendê-los em pet shop tem sido muito interessante, pois o livro fica em contato direto com o leitor. E o principal objetivo do livro é justamente mostrar que os cães devem ser mais valorizados e que a relação deles com os donos precisam de mais destaque dentro de uma sociedade cada vez mais individualista e conservadora. 


RESENHANDO -  Como surgiu a idéia de escrever este livro?
R.C. - Durante quase dois anos eu acompanhei o relacionamento do Brutus, um mini-yorkshire de três anos, com minha mãe, meu irmão e eu. Em certo momento, acreditei que essa relação daria uma boa história e comecei a fazer anotações, num pequeno caderninho que eu levava a todo lugar. O resultado disso foi a publicação de Como mimar seu cão. Antes, eu não gostava de cães, mas a convivência com o Brutus mudou a minha percepção e eu conto um pouco disso no livro. Ao me aproximar de Brutus, mudei profundamente e hoje sou uma outra pessoa. O livro fala um pouco sobre isso, de maneira mais geral, mas sempre focando o cão como protagonista. Afinal, quem tem um pet o considera como um filho e o ama como tal. Isso precisava ser dito no livro.


RESENHANDO -  Descreva a emoção de ter um livro publicado.
R.C. - Foi muito enriquecedor. Toda obra teve o seu momento marcante e me ensinou muito, com esse livro aconteceu o mesmo. Quero continuar aprendendo cada vez mais. Gosto de ter um relacionamento muito próximo com o leitor e descobrir o tema que realmente ele gosta. Acho que essa é a principal função do escritor. Eu insisto: “Temos que estar a serviço do leitor e escrever sobre o que ele gosta!”



RESENHANDO -  Qual o seu estilo literário preferido? Por quê?
R.C. - Gosto de misturar gêneros e traçar linhas que, ao mesmo tempo, mostrem momentos de mistério, romance, humor e alegria. Essa mistura é uma característica minha. Utilizando essa técnica, consigo imprimir momentos de ação e pausas na hora necessária, demarcando o tempo certo de cada cena, momento, acontecimento. 


RESENHANDO -  Quais os seus escritores preferidos? Por que?
R.C. -Agatha Christie, pela ousadia e pelas histórias sempre criativas, e Sir Arthur Conan Doyle, pela inteligência ao criar e dar vida ao Sr. Holmes. No Brasil, admiro Pedro Bandeira, um escritor que
consegue imprimir um bom texto em suas histórias, convidando o leitor para virar a página e descobrir um outro mundo, totalmente diferente do anterior. Ele é fantástico!


RESENHANDO -  Há quanto tempo está inserido no mercado editorial?
R.C. - No começo, eu escrevia contos e poesias, depois, em 1997, lancei o primeiro livro, chamado Enigmas & Passaportes, cuja tiragem rapidamente se esgotou. Fiquei quase dez anos procurando um tema que realmente interessasse ao público e esse ano chegou. Chegou o momento de Como Mimar Seu Cão, que apresenta 50 dicas importantes para o dono transformar seu pet num grande companheiro. O livro é prefaciado pelo consagrado cineasta Carlos Reichenbach, diretor de importantes obras como Dois Córregos e Garotas do ABC. Nesse ano, eu estarei lançado Transroca, o navio proibido. O livro conta a história de Kall, um detetive altamente qualificado, que, em sua lua-de-mel, tem que desvendar um mistério. A obra é prefaciada por Ricardo Zimmer, um cineasta ousado, conhecedor da sétima arte e diretor do ótimo Catarina, que com certeza irá comover muitos brasileiros. Ainda esse ano, vou lançar o livro Rir ou Chorar: o cinema sentimental, uma biografia sobre o cineasta Ricardo Pinto e Silva, que trabalhou em mais de vinte filmes. A obra faz parte da Coleção Aplauso, coordenada pelo mestre Rubens Ewald Filho. Além disso, terminei recentemente mais um livro, o meu quinto, cujo projeto está guardado a sete chaves, mas posso adiantar que será o meu primeiro trabalho em co-autoria.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.