domingo, 3 de julho de 2005

.: Resenha de "Angus: O Primeiro Guerreiro", por Orlando Paes Filho

Angus: O guerreiro errante
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2005


"As copas das árvores filtravam raios de sol, que se projetavam em feixes no interior da floresta, pintando a atmosfera de mistério. O musgo úmido e macio que envolvia o chão, as pedras e os troncos brilhava dourado, acesso pela tênue luz do meio da tarde. Um regato sussurrava manso, serpenteando através da mata, cantando com os tordos e as cotovias que enchiam o ar de sons". Duelos medievais em que a vida caminha passo-a-passo com a morte. Escudos de madeiras, machados potentes e espadas afiadas. Este é o cenário envolvente que está inserida a história de "Angus: O Primeiro Guerreiro", livro um, escrito por Orlando Paes Filho. 

O livro, Angus, que significa "Do Amor de Deus", soma 392 páginas, com ilustrações em cores e que de fato servem de apoio ao leitor. No entanto, algo diferente e chamativo quanto há o primeiro contato com o livro são os dois tipos de capa, um com o fundo azul, lembrando o céu (que remete a algo mais tranqüilo) e a outra de fundo alaranjado (remetendo ao fogo agitado, que simboliza a incansável luta pela liberdade).

Esta incansável luta (alaranjado) pela liberdade (azul) lembra das adversidades passadas pelo errante. O sucesso repentino do livro foi uma surpresa para Filho. "Eu esperava que o livro fosse, sim, fazer sucesso. Mas não achava que estaria vivo para ver isso". Ele, que sempre foi fascinado pelo universo da literatura, diz que quando pequeno lia bastante. O fã de ficção científica diz que gostava muito de autores como Ray Bradbury, Júlio Verne e Isac Asimov. "Não era fã de Fantasia, acho que o mais incrível que li nesse campo foi A Terra Oca, uma teoria interessantíssima de um cientista. Me interessava muito por livros que tivessem idéias extraordinárias, que fugissem do comum. Também me lembro de Eram Os Deuses Astronautas?, que era leitura comum nas escolas, na época". 

Na obra de ficção de Filho, Angus é o filho da bela Briggid MacLachlan e do valente e temido Seawulf Yatlansson. Angus MacLachlan, nasceu em 849 d.C, na cidade de Cait, ao norte da Escócia, é o fundador e primeiro guerreiro do clã dos MacLachlan, que lutará pel justiça até as cruzadas do século XXI.

Aos 16 anos, o jovem anseia acompanhar o pai, um jari, às guerras na Terra dos Anglos. O esperado acontece, mas ele descobre que a barbárie e as injustiças das lutas estão longa dos ideais de honra que o pai havia lhe ensinado por meio de um heróico exemplo. E são essas mesmas injustiças que farão dele o mais nobre guerreiro.

Nos momentos de total desgaste emocional e física, tira verdadeiras lições para aprender a viver, sobreviver e lutar. É assim, que a personalidade do jovem de 16 anos vai sendo lapidada. Por meio de Nennius o guerreiro altera por completo a visão que tinha do mundo. Para penetrar de vez no período de Angus uma é o site  www.angussword.com. Vale a pena conferir a qualidade do livro e site. Bom proveito!

Livro: Angus: O Primeiro Guerreiro
Autor: Orlando Paes Filho
392 páginas
Editora: Arx Jovem
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.