sábado, 2 de julho de 2005

.: Resenha de "Teatro das Princesas", publicado pela Editora Caramelo

Jasmine, Cinderela e Branca de Neve no teatro
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em julho de 2005


A magia da infância feminina da atualidade são duas: as bonecas Barbie (e suas derivadas, como por exemplo, a My Scene) e as princesas Disney, Jasmine (Aladim), Bela (A Bela e a Fera), Cinderela (Cinderela), Branca de Neve (Branca de Neve e os Sete Anões), Aurora (A Bela Adormecida) e Ariel (A Pequena Sereia). Para realizar um destes sonhos e ter Jasmine, Cinderela e Branca de Neve em casa a dica é o livro "Teatro das Princesas" que conta com cenários, roteiros para peça e bonequinhos de papel para destacar.

Por meio do roteiro que acompanha o livro a peça pode ser feita pelos pais ou até mesmo pela criança que já saiba ler, apesar de o livro ser indicado para maiores de 4 anos. Todo o processo de montagem e desmontagem do palco do teatro é instruído no próprio livro. Cada um dos personagens destacáveis vem identificados, além de dizer de qual história pertence. Como por exemplo, Abu, de Aladim, Fada-madrinha, de Cinderela e Rainha, de Branca de Neve e os Sete Anões.

O roteiro do teatro traz cenas da história das três princesas. De início tem uma introdução para cada princesa, como por exemplo a de Cinderela. "Em uma bonita mansão, numa terra distante, uma adorável moça chamada Cinderela morta com sua malvada madrasta, Madame Tremaine, e suas filhas mimadas, Anastácia e Drizella. Elas maltratam Cinderela e obrigam-na a cozinhar, limpar a casa, esfregar o chão e lavar a louça. Elas não deixam Cinderela em paz. Mas, mesmo assim, Cinderela está sempre tranqüila. Seus Amigos ratinhos (principalmente Jaq e Tatá) seu câo Bruno e os outros animais da casa ajudam-na a sentir-se feliz".

Após a apresentação, os "atores" são instruídos da seguinte maneira. "Cena um: A mansão (cenário um)", seguida pelos textos da madrasta, Anastácia, Drizella, Cinderela, entre outros. Para quem pretende ver seu filho fascinado por este mágico teatro, a melhor forma de interagir com o universo infantil é contar e dirigir esta peça cheia de encanto com fada que ajuda a princesa, vendedor grosso, rainha malvada, príncipes amáveis, espelho que fala, entre outros. 

O livro "Teatro das Princesas" é indicado para todas as crianças, inclusive aos meninos que não são muito fãs das princesas, mas que sonham (no mundo da imaginação) em ser um dia um belo príncipe. Vale a pena por incentivar a criança à leitura, além de já apresentá-la o universo rico e envolvente que o teatro. Reúna a sua família e encante os pequenos com a magia Disney. A diversão será garantida para todos, independente da idade.

Um pouco de Walt Disney: O diretor Walter Elias Disney, mais conhecido como Walt Disney, celebrizado por seus desenhos animados e filmes infanto-juvenis. Como desenhista, criou uma grande galeria de animais "humanizados" em seus desenhos animados e histórias em quadrinhos, entre eles o rato Mickey (1928), o cão Pateta (1932) e o pato Donald (1934). Os seus mais famosos desenhos de longa metragem são Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Bambi e A Dama e o Vagabundo. Contudo, em 1940, seguiu á Política de Boa Vizinhança, dos Estados Unidos, e produziu desenhos de longa metragem com personagens latino-americanos, como "Saludos Amigos" (Alô, amigos) e The Three Caballeros (Você já foi à Bahia?).

Livro: Teatro das Princesas
Inclui: 10 cenários, 27 personagens e um livrinho ilustrado com o roteiro das peças
Roteiro: 44 páginas (ilustradas)
Editora: Caramelo
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.