quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

.: Resenha de "O Gato e os Gatunos", Cláudio Martins

A política contada de maneira descontraída
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2005


Política aos pequenos de maneira suave e humorada. Livro da Paulus tem a importante missão de falar com as crianças sobre um assunto não muito agradável aos adultos


Um gato danado que passa metade do tempo na rua e que logo passa a ser, de sua dona, somente meio gato. Sim. "O Gato e os Gatunos", de Cláudio Martins, inicialmente, traz uma menininha e seu gato. "A única coisa que eu tenho, uma coisa só minha de verdade e inteirinha, é este gato. Mas o danado passa metade do tempo na rua; daí, pensando bem, eu só tenho meio gato".

Historinha bonita, não? Pois bem, o melhor ainda nem foi comentado. O Gato e os Gatunos tem uma mensagem ainda mais importante, mas não sobre os gatos, mas sim sobre os gatunos. Quem são os gatunos? São os políticos ladrões. 

Entre seus alertas está o seguinte: "O povo é quem manda, pois é com o dinheiro dele que os políticos governam". O melhor é que tal mensagem está escrita de maneira envolvente e inteligente, e assim, já insere os pequenos no universo da política, mostrando que este tem seu lado bom e mal. "Temos de escolher muito bem vereador, prefeito, deputado, senador e presidente, pois existe muito político mau, político GATUNO! Isso mesmo! Os gatunos roubam o dinheiro do povo".

O que falar de uma publicação infantil que diz: "Precisamos mudar esta situação, diminuindo a força dos lobos e engordando os cabritos. Temos de nos fortalecer e criar empregos para todos. E aí? O que vai acontecer aqui na vila, por exemplo? A venda da venda aumenta e a senhor fica mais rica!". Creio que nada, somente tecer elogios!

Em meio ao bom humor e a suaves ilustrações, o autor dá conta do recado e transmite a sua mensagem com grande maestria. Por que? Porque ele também diz que um povo desunido é um povo morto. Realmente é um livro infantil com assunto de gente grande.

Para entrar no clima é válido dizer (no caso é o que penso): Juntos somos mais. Temos que fazer valer nossos direitos, porque já cumprimos nossos deveres. O livro faz parte da Coleção Criança Cidadã, que também tem publicado os títulos: Meus Bravos Amigos e Abaixo a Ditadura. Este é um excelente presente para as crianças que já sabem ler e interpretar textos, principalmente se levarmos em conta a situação política presente.

Livro: O Gato e os Gatunos
Autor: Cláudio Martins
Coleção: Criança Cidadã
32 páginas
Idade indicativa: 9 anos
Editora: Paulus
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.