quarta-feira, 5 de abril de 2006

.: Resenha de "Histórias da Natureza para crianças", Hetty Waddingham Seers

A preservação da natureza é primeiro plano em livro da Ground
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em abril de 2006


No mercado competitivo dos livros, há muitas opções, mas a qualidade de conteúdo para livros infantis ainda é bastante difícil de ser encontrada. "Histórias da Natureza para crianças", de Hetty Waddingham Seers, com tradução, seleção e adaptação Alice Mesquita, é uma pedra preciosa encontrada em meio a tantos livros infantis de entretenimento. Por que? Porque nesta seleção de contos sobre a natureza quem "planta" a consciência da preservação para com o meio ambiente, são as próprias plantas e os animais.

Cada situação, cheia de detalhes, é criada por meio da alma humana que lança um olhar mais amoroso ao "verde" que nos cerca, e que por sua vez é muito maltratado no cotidiano dos homens. Afinal, o que dizer da sensibilidade da minhoca, cega, que presente a aproximação do pássaro, e sabe que aquele tremor na terra significa o perigo do inimigo? A obra é dividida em três partes, que são: Contos da Terra, Contos das Águas e Contos do Ar.

Em Contos da Terra estão as histórias intituladas de As Florestas; O Príncipe da Floresta; Os Habitantes das Tocas; Rique, o Rato; Tecendo a Teiae Os Pequenos Lavradores. Já em Contos das Águas há O lago; Procurando uma casa no fundo do mar e O Mundo da Lagoa. Na terceira e última parte, porém não menos importante, está Contos do Ar, com: O Cuco Espertalhão; A Colônia das Gralhas; Uma Cidade Subterrânea e O Dragão do Ar.

Não há como ficar sem encantar-se com este universo cheio de sensibilidade e realidade. Como isto é exposto no livro? Um exemplo está no conto O Príncipe da Floresta que mostra a conquista do espaço e de sua companheira. "A fêmea se retirou timidamente para uma distância segura entre as árvores. Dali presenciou o feroz combate dos dois enormes machos. / Ora se chocavam, ora se erguiam sobre as patas traseiras. Ora disfarçavam, procurando uma oportunidade para golpear o outro com os cascos ou ferir com os chifres".

Não é necessário falar mais sobre este livro, pois ele já fala por si só. A publicação da Editora Ground, mantém o encanto da natureza, além de apresentar a forma literária (o conto) e desta forma, desperta com grande prazer a arte da narrativa e da leitura, colaborando com arquitetura do imaginário. Este é uma excelente opção de presente para os pequenos leitores.

Sobre a autora: Hetty Waddingham Seers escreveu esta coletânea no final do século XX, sendo que fora publicada em 1918, a qual é adotada até hoje nas escolas, em vários países, como obra de referência sobre o meio ambiente para crianças.

Livro: Histórias da Natureza para crianças
Autor: Hetty Waddingham Seers
Ilustrações: Niky Venâncio
112 páginas
Ano: 2004
Tradução, seleção e adaptação: Alice Mesquita
Editora: Ground
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.