segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

.: Lista de livros para as férias de dezembro

Literatura de peso para aproveitar as férias em grande estilo
Por: Mary Ellen Farias dos Santos e Helder Moraes Miranda

Em dezembro de 2006


Passe estas férias em meio a caixas de confeitos, vampiros, fadas e vá a um casamento totalmente diferente


Todo começo de ano são promessas e mais promessas feitas, e o pior, às vezes, as fazemos para nós, até interiormente. Para muitos é a promessa de emagrecer, entre outros. Pensando nisso, o Resenhando lhe convida para fazer a promessa que não engorda, apenas exercita e dá maior flexibilidade para o seu cérebro: a ginástica da leitura. Confira as dicas de leituras e presentes de Natal. Boa viagem no universo fantástico da literatura!



.: Contos :.
 “A Caixa de Confeitos & Contos Sortidos”, de Leonardo de Moraes, conta com uma escrita limpa, concisa e envolvente. Na primeira parte, a novela “A Caixa de Confeitos” gira em torno de Beatriz, que recebe uma caixa de doces francesa de uma amiga. O problema é que, dentro de um dos doces, há um chip misterioso e, por causa dele, sua vida comum se transforma em um inferno, palco de perseguições e mortes sangrentas. Já na segunda parte é formada por oito contos, tendo um bônus-track para que a obra, e o estilo, do escritor grudem na mente do leitor. O estilo varia de extrema melancolia, como no conto “Dóris vai pular” à ironia cotidiana, como “Tudo culpa da filosofia” e “Episódio de um pai dedicado”.

Livro: A Caixa de Confeitos & Contos Sortidos
Autor: Leonardo de Moraes
148 páginas
Ano: 2006
Editora: Manole



.: Infantis :.
 Atualmente encontramos contos e mais contos publicados em livros, alguns no formato original (e traduzidos) e outros adaptados. A publicação da editora Paulus, "Contos de Perrault", tem acabamento de luxo, em brochura e capa dura, conta também com ilustrações em preto e branco e coloridas, de Andréa Vilela, além de vasto material. A qualidade da obra ultrapassa a sua grandeza, o que somente lhe atribui um valor inestimável, tornando-se numa perfeita opção para presentear aos pequenos e os mais grandinhos que gostam de retornar ao mundo maravilhoso dos contos de fadas. Sem dúvida este é um livro para ser passado de geração em geração. Seu conteúdo não tem prazo de validade para ser esgotado algum dia e sua encadernação, certamente permite tornar esta obra uma relíquia de família.

Livro: Contos de Perrault
Autora: Charles Perrault
Ilustrações: Andréa Vilela 
295 páginas
Ano: 2005
Tradução: Maria Stela Gonçalves
Editora: Paulus



No mercado competitivo dos livros, há muitas opções, mas a qualidade de conteúdo para livros infantis ainda é bastante difícil de ser encontrada. "Histórias da Natureza para crianças", de Hetty Waddingham Seers, com tradução, seleção e adaptação Alice Mesquita, é uma pedra preciosa encontrada em meio a tantos livros infantis de entretenimento. Por que? Porque nesta seleção de contos sobre a natureza quem "planta" a consciência da preservação para com o meio ambiente, são as próprias plantas e os animais. Cada situação, cheia de detalhes, é criada por meio da alma humana que lança um olhar mais amoroso ao "verde" que nos cerca, e que por sua vez é muito maltratado no cotidiano dos homens. Em Contos da Terra estão as histórias intituladas de As Florestas; O Príncipe da Floresta; Os Habitantes das Tocas; Rique, o Rato; Tecendo a Teiae Os Pequenos Lavradores. Já em Contos das Águas há O lago; Procurando uma casa no fundo do mar e O Mundo da Lagoa. Na terceira e última parte, porém não menos importante, está Contos do Ar, com: O Cuco Espertalhão; A Colônia das Gralhas; Uma Cidade Subterrânea e O Dragão do Ar.

Livro: Histórias da Natureza para crianças
Autor: Hetty Waddingham Seers
Ilustrações: Niky Venâncio
112 páginas
Ano: 2004
Tradução, seleção e adaptação: Alice Mesquita
Editora: Ground

.: Poemas :.
O Alberto Caeiro de Fernando Pessoa mostra aqui nesta obra, "O Guardador de Rebanhos e outros poemas", o quão poderoso é ao ser espantosamente novo ao criar poemas que parecem traduções para a linguagem humana de poemas escritos no idioma dos Deuses, conservando todo o equilíbrio e a divina calma. Um exemplo está em Poemas Inconjuntos, em que diz: "A realidade não precisa de mim. / Sinto uma alegria enorme / Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma. / Se soubesse que amanhã morria / E a Primavera era depois de amanhã, / Morreria contente, porque ela era depois de amanhã. / Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vier senão no / [ seu tempo? / Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo; / E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse. / Por isso, se morrer agora, morro contente, / Porque tudo é real e tudo está certo."

Livro: O Guardador de Rebanhos e outros poemas (Poesia completa de Alberto Caeiro)
Autor: Fernando Pessoa
150 páginas
Ano: 2006
Editora: Landy


.: Romances :.
 Após os mega-sucessos editoriais Melancia, Férias! e Sushi, Marian Keyes está de volta, para o deleite dos leitores, com "Casório?!", um hilariante romance. Quarto lançamento de Marian Keyes no país, o romance conta a história da espirituosa e, ao mesmo tempo, patética, Lucy Sullivan. Depois de ir a cartomante com colegas de escritório, a personagem recebe a previsão de que se casará em menos de um ano e meio. O problema é que Lucy sequer é comprometida e, para piorar, nunca acreditou em "visões do futuro". Ao contrário, sempre achou hilário o momento em que videntes dizem que "o homem de seus sonhos está prestes a aparecer". A ficha cai quando as previsões para suas amigas, que se consultaram no mesmo dia, começam a acontecer.

Livro: Casório?!
Título Original: Lucy Sullivam is Getting Married
Autora: Marian Keyes
642 páginas
Ano: 2005
Tradução: Renato Motta
Editora: Bertrand Brasil


Obra escrita em 1976, por Anne Rice, "Entrevista com o vampiro" inicia em grande estilo a série que apresentou O vampiro Lestat e A rainha dos condenados, que levou  críticos à descoberta de que esta é a mais voluptuosa e sedutora história de horror dos últimos tempos. Eis que o leitor depara-se com um mundo habitado por seres que fogem à regras e vivem paixões dilacerantes com o que desejam ser e ter. Uma história que tem seu ponta pé inicial com a ousadia de um jovem repórter, o entrevistar Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat. Saiba mais sobre esta história que usa de maneira equilibrada, elementos góticos com erotismo, sendo sempre, moderna.

Livro: Entrevista com o vampiro
Título Original: Interview With The Vampire
Autora: Anne Rice
310 páginas
Ano: 1976 - Relançamento: 1992
Tradução: Clarice Lispector
Editora: Rocco 

Sem dúvida, estas são excelentes dicas de leitura para aproveitar as férias de final de ano com categoria. Boa leitura!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.