terça-feira, 16 de janeiro de 2007

.: Resenha de "Os Maias: Episódios da Vida Romântica", Eça de Queiroz

Amor entre irmãos abala a burguesia afidalgada em Portugal
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em janeiro de 2007


O realismo em Portugal e um caso de incesto entre os irmãos Carlos Eduardo e Maria Eduarda


O que Carlos Eduardo e Maria Eduarda têm em comum? Além do segundo nome serem idênticos (apesar da diferença na terminação = Eduardo, masculino / Eduarda, feminino), ambos são irmãos. Até aí tudo bem e nada que seja tão forte para abalar a sociedade portuguesa. A verdade entre os dois está no fato bastante complexo: ambos cometem incesto devido à armação de peripécias românticas de suas vidas.

Em "Os Maias: Episódios da Vida Romântica", de Eça de Queiroz há muito da realidade com uma visão romântica de ser e viver. Na obra, vida social e familiar se entrelaçam e passam por meio da fidalguia e a sociedade portuguesa envolta de seus atrasos em relação à sociedade européia do período.

No primeiro volume da obra há o encontro dos irmãos, onde acontece a paixão. No segundo volume, há o desenvolvimento da já iniciada tragédia infernal. A riqueza deste texto está no jogo que é feito com o leitor, ao passo em que este pensa ter conhecimento dos detalhes da história, ele percebe que é necessário retornar a certos pontos da história (lidos anteriormente na obra) para que estes sejam definitivamente esclarecidos. Não deixe de ler este episódio da vida romântica nestas férias de janeiro!

José Maria de Eça de Queirós: O maior romancista de Portugal, na literatura, aproxima com maestria, a literatura e a realidade de seu país. Após escrever O Crime da Estrada de Sintra, em parceria com Ramalho Ortigão, inaugurou o realismo em Portugal com O Crime do Padre Amaro (1875), seguiram-se O Primo Basílio (1878), A Capital (publicado em 1925), Os Maias (1888), A Ilustra Casa de Ramires (1900) e A Cidade e as Serras (publicado em 1901).

O escritor que cresceu distante distante dos pais, isto é, com a madrinha e em internatos, somente conheceu seus pais aos 10 anos de idade. Devido a tal afastamento afetivo de seus pais, ele desenvolveu sua sensibilidade para perceber a hipocrisia moral e religiosa da sociedade portuguesa do período em que viveu. 

Eis então que nos deparamos com romances irônicos e totalmente críticos, ou seja, o escritor introduz o incesto entre irmãos na sua literatura, algo que era tão execrado pela sociedade. Apesar de toda repulsa, por meio da literatura de Eça, isso e muitos mais, estava lá, para quem desejasse ler, saber e conhecer. Tudo escrito da maneira mais clara que se pudesse fazer.

Livro: Os Maias: Episódios da Vida Romântica
Autor: Eça de Queiroz
310 páginas
Ano: 1976 - Relançamento: 2001 
Editora: Landy
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.