sábado, 2 de janeiro de 2010

.: Resenha crítica de "A Princesa e o Sapo", animação Disney

Tiana busca uma vaguinha entre as famosas (e já tradicionais) Princesas Disney
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em janeiro de 2010


Os estúdios Disney acordaram do sono encantado das histórias somente com bichinhos e retornaram ao mundo apaixonante das princesas. Saiba mais da nova animação Disney, A Princesa e o Sapo!


Nada de reinos maravilhosos como cenário para a mocinha e o mocinho da história circularem e lutarem (contra as forças "malignas") para o final feliz de sua história de amor. A princesa e o sapo é mais do que o retorno aos desenhos tradicionais em 2D dos estúdios Disney (animação clássica em que a técnica de papel e lápis é diferente da animação computadorizada e em 3D), é a valorização da mágica essência Disney, assim como um resgate da primeira animação de longa duração: "A Branca de Neve e os Sete Anões" (1937).

Numa viagem para a cidade de Nova Orleans conhecemos a sonhadora Tiana ainda pequena. Filha de pais pobres (mãe costureira e pai sonhador), a garotinha alimenta o sonho do pai. Por isso, quando já bastante crescidinha, decide unir todas as forças para concretizar o desejo dele: construir seu próprio restaurante, custe o que custar.

No entanto, quando "reencontramos" Tiana, embora já seja uma moça, nota-se que todo seu esforço ainda está longe de alcançar tal objetivo familiar. Por ser muito batalhadora Tiana, de 19 anos, não desfruta sua juventude com seus amigos. Tanto é que ao ser convidada para uma festa carnavalesca (ocorre todo o ano em Nova Orleans, E.U.A., sendo um dos mais famosos Carnavais do mundo) a garçonete não aceita o convite. Entretanto, participa da festa quando surge a oportunidade de garantir um dinheirinho extra para a concretização de seu sonho.

A garçonete, ao ser "vítima" de uma trapalhada nesta festa, acaba precisando "trocar de roupa". E, então, vemos a primeira princesa Disney negra em um vestido de baile maravilhoso. E o príncipe? É apresentado na película bem antes do baile. Ele -personagem com traços do príncipe Eric (A Pequena Sereia) e do Alladin- surge na história de modo bastante sutil. Sim! Também pudera o príncipe de 20 anos de idade da Maldônia, Naveen, não é chegado a pegar no batente, por simplesmente "respirar" e amar a música. Assim, o jazz embala, dá brilho e um toque requintado na animação do conto de fadas (do príncipe sapo) mais do que adaptado para o século XXI.

E como os protagonistas se conhecem? É justamente quando a bela está dentro de um vestido de baile. O "sapo" ao pensar que a bela é uma princesa logo pede um beijo para reverter o feitiço vodu feito nele pelo Dr. Facilier. Com nojo ela acaba dando um selinho nele, que por sua vez fica igual a ele. Desta forma, a aventura dos dois sapos (que se detestam) começa a ganhar ritmo a cada cena.

O tom humorístico fica por conta da personagem Charlotte La Bouff, amiga de infância de Tiana. A garota mimada pelo pai, embora seja a diva do lugar e mandona, acredita piamente em contos de fadas. Quando Charlotte não está em cena os diálogos leves e descontraídos ficam por conta do vaga-lume Ray e do crocodilo músico, Louis. 

Mas nem tudo é perfeito neste longa animado. Alguns detalhes nada voltados para o público infantil são bastante destacados. Inicialmente o que assusta é por tratar a temática vodu de modo insistente. Outro ponto não muito atraente aos pequenos é o fato de muitas cenas serem muito escuras, isto é, muitos momentos decisivos acontecem durante a noite. Sinceramente isso irrita os olhos! Afinal, você se pergunta: Cadê o colorido vibrante que só a Disney tem?

Para agradar seu novo público no estilo tradicional, ou seja, os musicais de princesas, os estúdios Disney contrataram o cantor Ne-yo para compor e interpretar a música dos créditos do filme: "Never Knew I Needed". Tanta dedicação ao público cativo e aos novos somente resultaram em um belo desenho. Vale a pena conferir A princesa e o sapo!

Filme: A Princesa e o Sapo (The Princess and the Frog, EUA)
Ano: 2009
Gênero: Animação / Infantil / Musical
Duração: 97 minutos
Direção: John Musker, Ron Clements
Roteiro: Ron Clements, Rob Edwards, John Musker
Elenco: Anika Noni Rose / Kacau Gomes, Bruno Campos / Rodrigo Lombardi, Keith David / Sergio Fontoura, Jenifer Lewis / Selma Lopes, Jim Cummings / Márcio Simões, Michael-Leon Wooley / Mauro Ramos

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.