sábado, 2 de outubro de 2010

.: Resenha do clássico "...E o vento levou", com Vivien Leigh e Clark Gable

Scarlett e suas turbulentas histórias de amor
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em outubro de 2010


Um dramalhão mexicano rodado nos estúdios americanos que, apesar dos muitos problemas, deu certo e fez história. Saiba mais de ...E o vento levou


Uma mulher que não mede esforços para conseguir o que deseja. Scarlett O´Hara é uma protagonista tão determinada que, nem mesmo a Guerra Civil Americana, consegue destruir a sua gana e o seu fervor desenfreado em concretizar os seus objetivos de vida. Nas várias tentativas de ficar com o seu amor juvenil, a filha de um imigrante irlandês que se tornou um rico fazendeiro do sul dos Estados Unidos, passa de mocinha mimada à uma mulher resistente à chuvas e vendavais.

O clássico dos cinemas mundiais, "... E o vento levou", que retrata a força feminina, começa com Scarlett, ainda jovem, vivendo em Tara (fazenda de seu pai que era muito próspera), irremediavelmente apaixonada por Ashley Wilkes, filho do fazendeiro vizinho. Embora seja cortejada por (muitos) outros rapazes, a bela e rica da região somente tem olhos para o herdeiro dos Wilkes. Certa de que seu amor é correspondido e que, com ele se casará, a mocinha acaba surpreendendo-se quando, em um churrasco, seu "queridinho" escolhe a prima, Melanie Hamilton, para ser sua esposa. É neste mesmo encontro familiar que Scarlett conhece o capitão (poderoso) Rhett Butler, mas este não lhe chama a atenção.

Para rebater a desfeita de Ashley, Scarlett casa-se com Charles Hamilton, irmão de Melanie, somente com o intuito de fazer ciúmes. Contudo, ela não consegue ver (tão bem) o resultado de sua pirraça, pois Ashley e Charles partem para a Guerra. Solícita, a jovem passa a ser a melhor "amiga" de Melanie, moça de bom coração. No entanto, para Scarlett, esta amizade não passa de um fingimento, pois tudo o que ela deseja é roubar o marido de Melanie. Vontade que passa a ser mais latente, quando Scarlett descobre estar viúva, tendo o seu caminho livre até Ashley. É o que pensa a jovem, pois para ela, Melanie, sempre doente, não passa de uma carta fora do baralho. 

Para tanto, a viuvinha vai para a cidade de Atlanta para viver com Melanie e aguardar (fervorosamente) a volta de Ashley. Em contrapartida, a guerra começa a afetar a todos, e Scarlett serve ao Sul, como enfermeira, ajudando a cuidar dos feridos. É então, que diante da realidade cruel que ela passa fome e chega à pobreza. 

Ao voltar para a fazenda dos pais, Scarlett encontra sua mãe morta, seu pai louco e toda a fortuna destruída. Diante dessa situação desesperadora ela toma as devidas providências para não deixar que tomem a sua querida "Tara". Sem medir esforços Scarlett pede ajuda a Rhett. Tão determinada que, sem panos para fazer um vestido encantador, ela pega as cortinas (Clichê, hein! Afinal, é possível ver esta cópia em "A Noviça Rebelde" e até no novíssimo "Encantada") da casa, que ainda estão em perfeito estado. Esta tentativa é falha, porém o destino une Rhett e Scarlett, após a mocinha da história ficar viúva pela segunda vez.

Neste casamento de interesses (mil), em meio a brigas e discussões conjugais Scarlett fica grávida e dá a luz à Bonnie. Embora tenha uma filha com Rhett, ela somente descobre seu amor por ele quando tudo está perdido. Ufa! Depois de toda essa teia de intrigas (mexicanas) o final de ... E o Vento Levou consegue surpreender. Entretanto, as confusões em torno da escolha dos atores e da difícil elaboração do roteiro tornam este longa ainda mais interessante. Portanto, os "Extras" deste DVD, ou melhor, o documentário e as informações especiais são um prato feito para matar toda e qualquer curiosidade a respeito deste longa. De fato, este pode não ser o filme que vai marcar sua vida, mas vale a pena assistir!

Filme: ... E o Vento Levou (Gone With the Wind, Reino Unido)
Ano: 1939
Gênero: Terror/Comédia
Duração: 233 minutos
Direção: Victor Fleming
Roteiro: Margaret Mitchell, Sidney Howard
Elenco: Vivien Leigh, Clark Gable, Olivia de Havilland, Leslie Howard, Hattie McDaniel

Trailer


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.