segunda-feira, 3 de novembro de 2014

.: "O Pagador de Promessas" e a tentação de Cristo no deserto

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em outubro de 2014


No filme e na peça teatral "O Pagador de Promessas", o cumprimento de uma promessa é o fio condutor da ação, e, ao mesmo tempo uma metáfora que está acima das ideias e dos conhecimentos ordinários da questão religiosa. 

A promessa de Zé-do-burro origina metáfora que transcende a religiosidade pelo fato de um homem humilde e inocente carregar consigo uma cruz igual à da figura central do cristianismo: Jesus Cristo, aquele que é a encarnação de Deus e o "Filho de Deus", enviado à Terra para salvar a humanidade. De fato, há aproximação entre ambos, afinal muitos professam a fé de Jesus Cristo foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou no terceiro dia.

A situação de Zé é semelhante, pois todo o seu esforço foi feito por outo ser vivo, o seu melhor amigo, um burro. Desta forma, ao seguir com a promessa, do Nordeste do Brasil, a Salvador, local em que há a igreja de Santa Bárbara, Zé é acompanhado pela esposa, Rosa. Ela por sua vez o tenta a desistir da promessa, o que permite uma leitura significativa. Enquanto ele carrega a cruz para salvar o burro, ela também tem a função de ser uma representante do anjo mau, pois insiste para que ele desista de tudo. Da mesma forma, que aconteceu com Cristo, na passagem bíblica “Jesus tentado no deserto” (Mt 4,1-11).

A figura de Zé-do-burro estabelece proximidade com a de Jesus Cristo, tanto é que há quem acredite no seu poder de cura. Em contrapartida, ao ser visto como um novo Cristo, por sua jornada até a igreja de Santa Bárbara, Zé também é associado ao próprio demônio, principalmente pelo Padre responsável do local, que proibe a entrada do homem na igreja. 


Logo, assim como Cristo, Zé ganhou seguidores e perseguidores. Já no final, os manifestantes colocam o corpo morto de Zé em cima da cruz e entram à força na catedral. Este cena remete novamente ao calvário de Cristo, mas, por fim, pode representar a ascensão de Cristo, pois Zé levado pelo outros para junto de Deus (a igreja), em uma cruz (sendo que Cristo, afinal foi retirado da cruz), sendo que a igreja fica no alto da escadaria (a ascensão do corpo), local em que Zé tanto esperou horas para poder cumprir o seu objetivo, que era o de entrar na igreja de Santa Bárbara com a cruz.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Foi bom, mas podia ser melhor. O Messias entrou no céu, e não foi por força, mas eles abriram as portas para que entrasse, ppis era sua habitação. Ele ascendeu aos céus vivo, livre do peso do pecado ao qual estava carregado aqui na terra, mas não os dEle, pois Ele não os tinha, porém os nossos que Ele levou sobre si. A igreja do Messias é formada por pessoas, um templo religioso é formado por alvenaria, cadeiras, mesa, etc... Com relação ao sacrifício, este sim é identico, pois nós estávamos mortos em delitos e pecados e o Messias nos ressuscitou e nos reconciliou com o Pai e, depois disso, continuou vivo, para todo sempre... Amém.

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.