domingo, 21 de dezembro de 2014

.: “Guia de um astronauta para viver bem na Terra”

Na noite de 20 de julho de 1969, o homem deu seus primeiros passos na Lua. E foi nesta mesma noite, aos nove anos de idade, que Chris Hadfield soube o que queria ser na vida: astronauta. Em “Guia de um astronauta para viver bem na Terra” (Agir), Hadfield - um dos astronautas mais experientes e bem-sucedidos do mundo que fez sucesso com um vídeo gravado no espaço - descreve o longo caminho que percorreu para conquistar seu sonho e inspira o leitor a seguir e batalhar pelos seus objetivos.

Nunca senti que seria um fracassado se nunca chegasse ao espaço. Já que as chances de virar Astronauta não existiam, eu sabia que seria bem tolo ligar meu senso de valor próprio àquilo. A minha atitude parecia mais: Provavelmente não vai acontecer, mas devo fazer coisas que me mantenham na direção certa se for o caso — e devo ter certeza de que essas coisas me interessam, então, aconteça o que acontecer, ficarei feliz.”, descreve o autor.

A narrativa do livro é repleta de humor, humildade e otimismo. Hadfield oferece aos leitores mais do que sua inspiradora jornada e conhecimento de como vive um homem do espaço. Ele exalta a chance de perseguir os próprios sonhos, sejam eles grandes ou pequenos. Dentre as lições valiosas que ensina, talvez a mais importante seja: estar preparado para alcançar seu objetivo é tão ou mais importante do que alcançar o objetivo em si.

De forma realista, Hadfield nos diz para “visualizar o fracasso”, ao contrário do que muitas mensagens motivacionais pregam. Para ele, pensar em tudo aquilo que pode dar errado no caminho para o sucesso – não conseguir o emprego desejado ou não ser aprovado num exame importante – ajuda a pensar em alternativas e a torná-lo mais preparado para de fato ser bem sucedido, do que se você apenas se imaginasse conquistando seu objetivo. Um guia para a vida, para o espaço, para pais e qualquer um que tenha um objetivo na vida.

Sobre o autor: Chris Hadfield é um dos astronautas mais experientes e bem-sucedidos do mundo. Alcançou o mais alto nível possível de qualificação para trabalhar no espaço. Em maio de 2013, retornou à Terra depois de servir como comandante da Estação Espacial Internacional, onde ele e sua equipe viveram por seis meses. Foi sua terceira viagem. 

Um dos fatos mais populares de sua participação nesta missão foi o vídeo transmitido para a Terra em que atua cantando a música Space Oddity, de David Bowie, acompanhado de um violão, e trocando mensagens no Twitter com William Shatner, o capitão Kirk da série original Jornada nas Estrelas. 
A gravação teve 22 milhões de visualizações. O astronauta também é um usuário ativo do Twitter, sempre postando mensagens e vídeos sobre o dia-a-dia da vida em gravidade zero e os detalhes e desafios das missões. Hadfield também atuou como Diretor de Operações da NASA, trabalhou na Rússia, foi chefe de Robótica em Houston e presidiu a Associação de Exploradores Espaciais.

Livro: Guia de um astronauta para viver bem na Terra
Editora: Agir
Autor: Hadfield 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.