domingo, 21 de dezembro de 2014

.: Resenha crítica do filme "Se eu ficar"

Confronto de escolhas
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em dezembro de 2014


Um filme que mexe com a emoção e faz rolar muitas lágrimas. Este é "Se eu ficar", longa dirigido por R.J. Cutler que apresenta o drama da jovem Mia Hall (Chlöe Grace Moretz). Partindo de um plano aberto com finalização na casa da família Hall, é possível conhecer pai (Joshua Leonard), mãe (Mireille Enos), filha e filho. Todos unidos apesar das diferenças, inclusive no gosto musical.

Enquanto a família segue o lema de "cada uma na sua, mas com alguma coisa em comum", 
um dia diferente muda o rumo da história dos quatro membros, totalmente. Sim! Devido a grande quantidade de neve os filhos e o pai, professor, estão dispensados da escola. A mãe, rapidamente, aproveita para escapar de um dia de trabalho e, então, curtir a família que Deus lhe deu. Resultado: O passeio em família termina em um grave acidente de carro.

Eis que Mia se vê em uma difícil situação. No jogo entre o momento atual e as lembranças, o longa consegue envolver a cada cena. Respeitando o livro originário que leva o mesmo nome, apenas altera a ordem de certos acontecimentos e corta alguns excessos que não condizem com a versão filmada. No entanto, trabalha com maior afinco na tensão e na emoção.

Diante de tamanho encantamento, logo se embarca no dilema da prodigiosa musicista que não sabe ao certo se deve lutar para sobreviver. Com a chance de analisar tudo, como mera espectadora de seu corpo em coma, Mia avalia qual melhor escolha a ser tomada: dedicar-se integralmente à carreira na famosa escola Julliard ou ao grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). 

Observando tudo, os confrontos internos da jovem vem à tona e são representados muito bem diante de cada personagem que  a visita no hospital. Em meio a tantas dúvidas, a música erudita e o rock estabelecem uma bela relação de Mia com tudo o que ainda a cerca. Vale a pena conferir!


Filme: Se eu ficar (If I stay, EUA)
Ano: 2014
Gênero: Drama, romance
Duração: 107 minutos
Direção: R.J. Cutler
Roteiro: Shauna Cross
Elenco: Chloë Grace Moretz, Mireille Enos, Jamie Blackley, Joshua Leonard, Stacy Keach, Liana Liberato

*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.