sábado, 21 de fevereiro de 2015

.: Bailarino Marcos Abranches concebe formas abstratas

Espetáculo marca o encerramento da exposição “Sentir Prá Ver”no Sesc Santo André


Inspirado pela vida e a obra do pintor irlandês Francis Bacon, o espetáculo “Corpo Sobre Tela” traz o bailarino Marcos Abrantes em performance na qual o seu próprio corpo se comporta como um instrumento para a criação de imagens abstratas em grande escala. Com direção artística de Rogério Ortiz, “Corpo Sobre Tela” terá apresentação gratuita no Teatro do Sesc Santo André no dia 1º de Março, domingo, às 19h.

“Corpo Sobre Tela” integra a programação especial da exposição “Sentir Prá Ver”, em cartaz desde dezembro de 2014 na Galeria da unidade. Com curadoria de Amanda Tojal, “Sentir Prá Ver” busca promover a fruição da arte a partir de estímulos dos sentidos. Há 14 reproduções fotográficas de obras pertencentes ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo e que contemplam recursos multissensoriais para atender a todos os públicos. 

Paulista de 37 anos, o bailarino Marcos Abranches constrói “Corpo Sobre Tela” com gestos singulares que expressam dramaticidade e movimentos impregnados de cores e sentimentos cheios de intensidade artística. Portador de coreoatetose, condição que se caracteriza por movimentos involuntários contínuos, Marcos Abranches ainda assim não permitiu que sua deficiência limitasse as suas colaborações para a dança contemporânea, atuando profissionalmente no ramo desde os 24 anos de idade, somando colaborações com os coreógrafos Sandro Borelli, Marta Soares e Jorge Garcia e viabilizando a sua própria companhia de dança, a Vidança, fundada em 2005.

Para Marcos Abranches, o processo de “Corpo Sobre Tela” é libertador. "Sou livre para o silêncio das formas, das cores na riqueza de pintar uma obra. As cores são vida. Podemos ser mais coloridos na forma de pensar”, diz. Sobre a sua condição, Marcos Abranches afirma que vivemos em uma sociedade que trata o deficiente de modo desvalido. “Se eu fosse me basear nesse tipo de pensamento, não colocaria meus pés para fora de casa. No meu espaço, não há sofrimento”, completa.

Ficha Técnica:
Intérprete Criador e direção: Marcos Abranches
Preparação Corporal: Luciana Beloli
Logística – montagem: Valter oliveira [nenê]
Fotografia de divulgação: Gal Oppido e Eduardo Knapp
Colaboração artística: Alfredo Toné , Armindo da Silva , Célio Abranches e Elis O. Abranches
Concepção musical: Marcos Abranches
Composição e arranjos: Denis Abranches;
Gravação: Habatuques Estúdio
Mixagem: Thiago Habacuke
Masterização: Caue Dok
Co-produção: APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

Data: 01.03 - Domingo, às 19h
Entrada gratuita, no Teatro
SESC SANTO ANDRÉ
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar.
Telefone: (11) 4469-1200
Acesso para pessoas com deficiência
Estacionamento: R$4,00. Desconto de 50% para Credenciados.
sescsp.org.br/santoandre
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.