quinta-feira, 5 de março de 2015

.: Lançamento de exposição e livro com artista que inspirou novela

Artista plástica serviu de inspiração ao autor Manoel Carlos para criar a personagem de Sonia Braga na novela "Páginas da Vida", exibida pela Rede Globo


Nesta quarta-feira, dia 11, acontece na Biblioteca da FEUSP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em São Paulo, o coquetel de abertura do parque de esculturas em bronze "Memórias de Uma Infância - Cenas Infantis", da artista plástica Sandra Guinle. As obras monumentais reproduzem o universo de jogos e brincadeiras de uma infância de outrora, onde Sandra busca o resgate do universo infantil quando a imaginação e criatividade eram ingredientes fundamentais para as brincadeiras dos tempos passados.

A artista serviu de inspiração ao autor Manoel Carlos para criar a personagem Sandra Werneck, vivido por Sonia Braga na novela "Páginas da Vida", exibida pela Rede Globo, em 2006. As esculturas exibidas com grande destaque na novela são todas de Sandra. Quando atriz e escultora se conheceram, se identificaram instantaneamente, e de fato, são bem parecidas, inclusive, fisicamente “quando eu encontrei a Sandra, falei que éramos idênticas, mas só que ela era a minha irmã boazinha”, afirmou Sonia na ocasião.


As esculturas lúdicas de Sandra Guinle foram doadas ao MEB - Museu da Educação e do Brinquedo da FEUSP e encontram-se no segundo andar da biblioteca, em amplo e iluminado espaço destinado à pesquisa de acervos especiais, obras raras, entre mesas com computadores, aconchegantes e coloridos sofás, e a paisagem verdejante das tipuanas, que podem ser vistas pelas janelas. As obras permanecerão na biblioteca até que o prédio do Museu de Educação e do Brinquedo seja concluído.

Antes exclusiva dos livros, a biblioteca passa a ter, nos tempos atuais, uma nova concepção que integra o registro da cultura por meio dos livros com outras formas de registro, como obras de arte, brinquedos e espaços lúdicos. Nesse ambiente destaca-se a brincadeira de amarelinha, balões, pipas, balanços, bambolê, carniça, bola de gude, carrinho de rolimã, balanços, trepa-trepa, ciranda e pular corda. Alguns jogos infantis retratados pela artista em esculturas de bronze colorido, que têm ainda a magia de poderem ser tocadas e até mesmo movidas pelas crianças. É um convite para imaginação, reflexão, produção e expressão da cultura. “Tudo pode ser tocado, e o público poderá sentir e sonhar”, avisa Sandra. 


Lançamento de livro
Na mesma ocasião acontecerá o lançamento do livro "Um Encontro com Sandra Guinle, Memórias de Uma Infância - Cenas Infantis", por Sandra Guinle. Editado pela Polo Books, o livro contém 100 páginas, formato 21x21cm e papel couchê fosco 150g, em português e inglês.


Conta com prefácio da professora Dra. Belmira Bueno, diretora da Faculdade de Educação da USP, e profa. Dra. Tizuko Morchida Kishimoto, curadora da exposição. Além de Raul Luis Mendes da Silva (ensaísta), Xico Chaves (artista plástico), Luiz Felipe Lampreia (diplomata / embaixador) e Patricia Menezes (executiva de cidadania corporativa IBM América Latina), entre outros.

Serviço
"Memórias de Uma Infância - Cenas Infantis", da artista plástica Sandra Guinle

Abertura: 11 de março, quarta-feira, das 18h às 21h30
Local: Universidade de São Paulo, Biblioteca da Faculdade de Educação (Av. da Universidade, 308, 2. Andar, Cidade Universitária)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.