sexta-feira, 10 de abril de 2015

.: Os livros favoritos de Cláudia Alonso, psicóloga e pedagoga

Muito dos nossos gostos, de nossas escolhas, dizem muito a respeito de nós mesmos. E revelar o livro favorito não deixa de ser uma superexposição. Dentro da campanha #MeuLivroFavorito, o Resenhando.com publica, a cada sexta-feira, uma indicação diferente. O objetivo de incentivar a leitura dos internautas, a partir da divulgação de livros favoritos de pessoas famosas e anônimas. 

Nesta semana, a psicóloga Cláudia Alonso, que desenvolve, ao lado de Renato DiRenzo e muitos outros participantes e voluntários, um trabalho lindo na ONG TAMTAM (para conhecer, basta clicar no link). Cláudia é especial e, como tal, deu um jeitinho para falar de vários livros interessantes, mas que estão entre as suas predileções. Você vai se apaixonar!
 


"Meu Deus.... um livro só!!??!! Tá bem..... vou escolher!!! Aiiiii!!!!!!!!!!!!! Amo "A Arte da Guerra", amo Osho" amo os livros de Reich e (Alexander) Lowen. Eu posso dizer que admiro demais o estudo de Reich??? Que acho seus escritos e reflexões muito importantes.... e citar alguma coisa sobre ele!  

Wilhelm Reich (1897-1957) foi um psicanalista austríaco, discípulo de Sigmund Freud que criou, a partir da Psicanálise uma nova abordagem terapêutica a qual, além das intervenções verbais, também inclui intervenções corporais. Esta abordagem foi inicialmente chamada de Vegetoterapia Caractero-Analítica e posteriormente Orgonoterapia. 

Atualmente, é simplesmente Psicoterapia Reichiana.Seu interesse em compreender as origens sociais das doenças mentais e buscar métodos de prevenção das neuroses, levou-o a desenvolver um importante e pioneiro no estudo dos fenômenos psicossomáticos. Suas descobertas não se limitam a explicar o envolvimento psíquico nas doenças orgânicas, mas também o envolvimento de disfunções corporais no caráter neurótico e nas psicopatologias.

Um homem sensível que desenvolveu estudos fundamentais para o pleno desenvolvimento das pessoas! Pode isso??? Dois livros dele: "Escuta Zé Ninguém" e "Paixão e Juventude" (autobiográfico). KKKKKKKKKKKKK. DESCULPAAAAAAAA. KKKKKKKKKKKKK. Precisa saber ler Reich, entende???? Mas acho tão vital neste mundo do jeito que está... Estamos muito doentes da emoção...".
Cláudia Alonso
  
Sobre Claudia Alonso
Claudia Alonso é psicóloga, atriz, psicomotricista e pedagoga do movimento – Voluntária na ONG Associação Projeto TAMTAM. 

Cláudia Alonso está no #Resenhando.com para a série de depoimentos #MeuLivroFavorito. Qual é o seu? Para os internautas interessados em participar, basta curtir a fanpage do portal – www.facebook.com/SiteResenhando - e enviar, por mensagem, a indicação do livro favorito, e os motivos da escolha.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.