sexta-feira, 8 de maio de 2015

.: O livro favorito de... Deise Domingues Giannini, escritora

Muito dos nossos gostos, de nossas escolhas, dizem muito a respeito de nós mesmos. 

E revelar o livro favorito não deixa de ser uma superexposição. Dentro da campanha #MeuLivroFavorito, o Resenhando.com publica, a cada sexta-feira, uma indicação diferente. O objetivo de incentivar a leitura dos internautas, a partir da divulgação de livros favoritos de pessoas famosas e anônimas. 

Nesta semana, a escritora Deise Domingues Giannini, membro da Academia Vicentina de Letras, revela que o seu livro preferido é o romance "Pássaros Feridos", de Collen Mc Collough. 

"Desde já vou dizendo que o meu preferido é 'Pássaros Feridos', de Collen Mc Collough. Comprei num sebo,porque o meu emprestei e não foi devolvido. Gosto dele. É a saga da Meggie. História de três gerações. Começa com ela na idade de quatro anos e o padre que é amigo da família . Começa em Nova Zelândia e o resto é na Austrália, numa fazenda. Pois é, mas ela cresce se apaixona pelo padre. E depois se casa com outro homem, mas o padre fica no coração. Tem um filho do padre. Uma saga mesmo. Nem vou contar o final, senão estraga tudo. Gosto de sagas. Gosto de romances. Por isso gostei do livro.Foi o que mais me marcou. Acho que a própria história. Fui vivenciando e acompanhando e me interessando. É um livro envolvente. Até vi o filme depois, mas o livro é bem melhor".
Deise Domingues Giannini


Sobre o livro e o seriado
Transmitida de 27 de março de 1983 a 30 de março de 1983 em quatro episódios, "The Thorn Birds" ("Pássaros Feridos", no Brasil e em Portugal) é uma minissérie de 1983 da emissora ABC, adaptada por Carmen Culver do romance de mesmo nome de Colleen McCullough e dirigida por Daryl Duke. Trata da história do padre Ralph de Bricassart (Richard Chamberlain), que passa a vida no dilema de seguir na vida religiosa ou abandoná-la e viver plenamente seu amor por Maggie (Rachel Ward), que conhece desde criança, quando ela foi morar numa fazenda na Austrália de propriedade de sua tia Mary Carson (Barbara Stanwyck), apaixonada por Ralph. Maggie, depois de crescida, acaba se casando com Luke O'Neill (Bryan Brown), Ralph segue em sua escalada rumo ao papado, e são infelizes.

O ator Richard Chamberlain já era conhecido do grande público na época, graças a outra minissérie, Shogun, e ao seriado "Dr. Kildare", exibido no Brasil na década de 1960 pela extinta TV Excelsior. A personagem Mary Carson, a rica fazendeira apaixonada pelo seu protegido, o padre Ralph, foi oferecida à atriz Audrey Hepburn, que não aceitou o papel.

Diferenças entre o livro e o seriado
No livro, Frank acabou retornando da prisão com ajuda da Ralph; no seriado Fee mostra aos netos - Dane e Jussy - uma foto de Frank e diz que ele acabou morrendo na prisão. No livro, Meggie diz a Ralph de sua paternidade para com Dane, para forçá-lo a ajudá-la a encontrar o corpo de Dane;  no seriado ela não pede ajuda, e conta sobre a paternidade a Ralph somente depois que Dane é enterrado em Drogheda. No livro, Justine vai para a Grécia, e deixa Dane sozinho;  no seriado, ela está no país, mas não está na praia com ele porque Rain apareceu. No livro, Meggie e Luke estão contratados após uma relação sexual,  no seriado eles decidem se casar no borehead. No livro, Cleary tem vários filhos: Frank, Bob, Jack, Hughie, Stu, Hal, Jims, e Patsy; no seriado há apenas Frank, Bob, Jack, Stu, e Hal. No livro, Ralph tem um irmão que é criador de cavalos na Irlanda;  no seriado Ralph afirma que ele é o último de sua família.



A minissérie"Pássaros Feridos" ganhou quatro Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Mini-série/Filme para TV, Melhor Ator - Mini-série/Filme para TV (Richard Chamberlain), Melhor Ator Coadjuvante - Mini-série/Filme para TV/Série de TV (Richard Kiley) e Melhor Atriz Coadjuvante - Mini-série/Filme para TV/Série de TV (Barbara Stanwyck). Recebeu ainda outras quatro indicações, nas categorias de Melhor Atriz - Mini-série/Filme para TV (Rachel Ward), Melhor Ator Coadjuvante - Mini-série/Filme para TV/Série de TV (Bryan Brown) e Melhor Atriz Coadjuvante - Mini-série/Filme para TV/Série de TV (Jean Simmons e Piper Laurie).

Ganhou cinco prêmios no Emmy, nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Barbara Stanwyck), Melhor Ator Coadjuvante (Richard Kiley), Melhor Atriz Coadjuvante (Jean Simmons), Melhor Maquiagem e Melhor Direção de Arte. Recebeu ainda outras cinco indicações, nas categorias Melhor Ator (Richard Chamberlain), Melhor Ator Coadjuvante (Bryan Brown e Christopher Plummer), Melhor Atriz Coadjuvante (Piper Laurie) e Melhor Figurino.

No Brasil, a minissérie é famosa por suas diversas apresentações no SBT desde 1985, quando foi líder de audiência, desbancando a Rede Globo, que não quis comprá-la. No IBOPE, o SBT chegava a registrar 47 pontos contra 27 da Globo enquanto "Pássaros Feridos" estava no ar. A última apresentação de "Pássaros Feridos" pelo SBT foi entre 2 e 13 de outubro de 2006, de segunda a sexta-feira, às 21h40. Em 1996, foi produzida uma outra minissérie chamada "Pássaros Feridos: Os Anos Ausentes", novamente com Chamberlain na pele do padre Ralph. Maggie agora foi interpretada pela atriz Amanda Donohoe. Esta minissérie também foi exibida no Brasil pelo SBT, em 2000, ao término de uma reprise da original.

Sobre Deise Domingues Giannini

Autora de vários livros, é escritora, poeta, pesquisadora da história de São Vicente, no litoral de São Paulo, e membro da Academia Vicentina de Letras.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.