sexta-feira, 25 de setembro de 2015

.: David Gilmour traz seu quarto álbum solo, por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero
Em setembro de 2015

"Rattle That Lock" é o novo álbum de David Gilmour, simplesmente a voz e a guitarra do Pink Floyd, ícone do rock progressivo. Este é o quarto disco solo dele. O último havia sido lançado em 2006, "On An Island". Para esse novo trabalho ele contou com Polly Samson para as letras e o amigo Phil Manzanera (da banda Roxy Music) na produção musical.

A faixa título conta com samples de anúncios das estações ferroviárias que Gilmour gravou em seu IPhone, enquanto que as letras se baseiam no conceito de uma obra de John Milton ("Paradise Lost"). Vale também destacar a participação do Liberty Choir nessa faixa e em outras do disco. É um trabalho que, segundo o próprio Gilmour, reflete um dia de sua vida, com suas reflexões e pensamentos mundanos. 

A sonoridade tem aquele pique "floydiano" sim, mas sem ser tão radical no tom progressivo. Gilmour aproveita sua carreira solo para poder desenvolver canções que remetem ao mainstream e até mesmo ao pop em alguns momentos. Mas é claro que a sua voz sempre acaba sendo identificada com suas origens.

Há faixas instrumentais ("Beauty" e "And Then") que não fogem muito daquilo que você já está acostumado a ouvir no Pink Floyd. E isso não é um ponto negativo. Serve até como prêmio de consolação pelo fim das atividades da banda, anunciado pelo próprio Gilmour recentemente.

Gostei muito da faixa título e de "Today", que parecem mostrar para onde Gilmour tentaria direcionar o som do grupo. Basta se lembrar dos últimos discos de estúdio (ouçam "Take It Back", do álbum "The Division Bell", por exemplo) para confirmar essa tese.

"Rattle That Lock" pode não chegar ao nível dos trabalhos do Pink Floyd. Mas é um ótimo disco e tem tudo para agradar os fãs da banda que estavam saudosos da voz e do som espacial da guitarra de Gilmour.







"Today"



"Rattle That Lock"

Entrevista sobre o álbum


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.