quinta-feira, 24 de setembro de 2015

.: O Fabuloso Mundo das Descobertas na Tarrafa Literária

Festival de literatura traz apresentação do projeto 1,2,3 e Lácteos! aos professores de Santos 


A 7ª edição da Tarrafa Literária, festival internacional de literatura gratuito, acontece entre os dias 23 e 27 de setembro no Teatro Guarany, um patrimônio cultural e histórico localizado ao lado da Rodoviária de Santos. O festival vai receber fãs literários para mesas de debates com escritores nacionais e internacionais - pela primeira vez estarão presentes nomes famosos da literatura internacional, como o escritor português Afonso Cruz e Gonçalo Tavares. Além das mesas de debates entre leitores e autores, a Tarrafa terá show, oficina de escrita e programação infantil.

Dentro da programação infantil, o espetáculo O Fabuloso Mundo das Descobertas marca a apresentação do projeto 1,2,3 e Lácteos!, uma iniciativa cultural e educacional que ensina noções de nutrição e saúde às crianças e adolescentes, aos professores da cidade. A peça será apresentada no Teatro Guarany, no dia 27 de setembro às 10h, para educadores e alunos. "Esta apresentação marca o início das atividades do 1,2,3 e Lácteos! em Santos. Em 2016, iremos envolver a rede de educação para promover a saúde e qualidade de vida por meio da educação alimentar dos alunos", explica Vera Gomes, socióloga e diretora da OAK Educação e Meio Ambiente, empresa responsável pelo projeto.

No dia 27, os professores participantes receberão kits do material pedagógico do projeto, com atividades a serem desenvolvidas em sala de aula para debater o tema da boa alimentação e das escolhas que garantem uma vida saudável. Desde o início do ano, o projeto já realizou mais de 60 apresentações da peça nas cidades de Belo Horizonte, Poços de Caldas, São Paulo e Campinas, para um público de cerca de 61 mil alunos, e distribuiu mais de 3,5 mil kits, o suficiente para atender cerca de 120 mil alunos.


Programação literária As mesas da Tarrafa Literária trazem Nelson Motta, autor de Vale Tudo, biografia de Tim Maia, e Julio Maria, autor de Nada Será como Antes, biografia de Elis Regina em uma discussão sobre a liberação das biografias. Outros nomes são os gêmeos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, Milton Hatoum, Clóvis Bulcão, Jorge Caldeira, Noemi Jaffe, Ana Miranda, João Carrascoza, Bernardo Carvalho, entre outros.

As atrações internacionais terão mesas especificas para discussão sobre a produção de cada artista. Estão confirmados o renomado escritor, ilustrador e músico português, Afonso Cruz, além do galego Miguelanxo Prado, escritor e ilustrador, e outro escritor português, Gonçalo Tavares. A abertura do festival, aconteceu no dia 23 de setembro com um show de Estrela Leminski, filha de Paulo Leminski, com o projeto chamado Leminskanções, que são poemas do pai letrados em música após seis anos de pesquisas. O show é assinado por "Estrelinski" e "Os Pauleira".

Já no decorrer do festival ocorrerão outros eventos paralelos, como a Tarrafinha Literária, versão dedicada às crianças, que neste ano promove uma adaptação livre  - dramatização feita por João Acaibe, famoso pelo personagem Tio Barnabé, da série do Sítio do Pica-Pau Amarelo - do livro Malala, de Adriana Carranca; e uma oficina de escrita ministrada por Gonçalo Tavares, dono dos maiores prêmios de literatura portuguesa, entre eles o Portugal Telecom 2007, Prêmio José Saramago 2005 e LER/Millennium BGP 2004.

Tarrafa Literária – Festival Internacional de Literatura – Santos/ SP é o amadurecimento do trabalho de José Luiz Tahan, da livraria Realejo, que como curador têm o objetivo de enaltecer e disseminar a cultura da leitura. O festival aproxima leitores de autores durante quatro dias para dar voz ao pensamento e conversar sobre literatura, jornalismo, ciência, história, futebol e o que mais vier à mente dos convidados. Não é um ambiente acadêmico, mas de entretenimento e cultura, que conquista novos interessados.
Sempre com grandes nomes da literatura nacional e internacional apresentando temas interessantes e atuais, a Tarrafa Literária acontece bem próxima de São Paulo capital. Considerando os atrativos do porto, das praias e a praticidade do Sistema Anchieta-Imigrantes para o acesso à região, o período é bem favorável para quem vem de fora, seja para um programa diferenciado de um dia, seja para aproveitar a totalidade da programação.
Mais informações: tarrafaliteraria.com.br 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.