quinta-feira, 17 de setembro de 2015

.: O Poeta e a foca: Jornalista que fez a primeira entrevista de Drummond

Como uma jovem jornalista conseguiu a primeira entrevista de Drummond para a imprensa


Em 1977, Carlos Drummond de Andrade completava 75 anos sem nunca ter dado uma entrevista sequer: toda vida ele fugiu de jornalistas. Com toda a grande imprensa à sua procura, só uma jovem repórter de um pequeno jornal paulistano foi recebida por ele - e em seu apartamento, no Rio de Janeiro, aonde nem os amigos tinham acesso. Quase 40 anos depois a escritora e jornalista Nanete Neves resolveu contar essa história no livro "O Poeta e a foca" (Editora Pasavento), que será lançado dia 26 de setembro, na A Casa Tombada, um novo espaço para as artes da capital paulista.

No livro, Nanete Neves conta como foi esse encontro que rendeu boa matéria no Shopping-City News, um perfil do Poeta na revista Nova e, principalmente, uma doce amizade, com troca de telefonemas e cartas por vários anos. A autora relata também as conversas com intelectuais que lhe falaram do jeito de ser do Poeta, suas esquisitices, sua visão de mundo e idiossincrasias pessoais, preparando-a para conhecer o mito: Antônio Houaiss, Nélida Piñon, Ferreira Gullar, Affonso Romano de San’Ana, Antônio Callado, Pedro Nava entre outros. 

“O encanto de um grande encontro, como este entre o Poeta e a foca, é atemporal, transcende a nossa superficial forma de sentir a vida e tratar da existência.  (Leandro Garcia, professor pós-doutor em Literatura pela PUC-Rio).

“Uma aula de jornalismo e de seus bastidores. Ou de certo jornalismo, talvez já esfumaçado pelo tempo e pelas novas tecnologias. Todos somos tocados pelo duende da sensibilidade e da inteligência com este relato.”  (Edson Cruz,  poeta, editor, criador e editor do site literário Musa Rara).

Nanete Neves é graduada em jornalismo, pós-graduada em técnicas literárias e depois de uma longa carreira na imprensa, há mais de 10 anos vem se dedicando unicamente à escrita, trabalhando para o mercado editorial como editora, coach de autores e ministrando oficinas literárias. É autora de Lavoura dourada (Editora Évora, 2010), Batendo ponto: uma colherada de humor na hora do cafezinho, ao lado de Nelson de Oliveira e Marcelino Freire (Editora Novo Século, 2013). Participou de diversas antologias de contos.

Livro: O Poeta e a foca 
Autora: Nanete Neves
Editora Pasavento
152 páginas
Lançamento: Dia 26 de setembro de 2015 (sábado), das 15 às 19 horas
Local: A Casa Tombada – Rua Ministro Godói, 109 – Perdizes (ao lado do Parque da Água Branca, e a 400 metros do metrô Barra Funda).

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.