segunda-feira, 14 de setembro de 2015

.: O último adeus à Betty Lago * 1955 a 2015

Por Helder Miranda
Em setembro de 2015


Atriz, apresentadora de televisão, modelo e vlogger, Elizabeth Lago Netto Nascimento, a Betty Lago, nasceu no Rio de Janeiro em 24 de junho de 1955. Ela morreu aos 60 anos, em 13 de setembro, em seu apartamento no Leblon, após lutar bravamente contra um câncer na vesícula, deixando dois filhos: Bernardo e Patrícia.

Ela foi descoberta pelo fotógrafo Evandro Teixeira, no começo da década de 1970, e foi ajudada por ele a dar os primeiros passos na profissão de modelo. A estreia de Betty Lago no cinema aconteceu em 1976, com uma cena que foi cortada da montagem final do filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, em uma ponta que não foi creditada. No mesmo ano, fez a peça de teatro, "A Verdadeira História da Gata Borralheira", como a Fada Madrinha do clássico dos irmãos Grimm. 

No teatro, ainda fez “Mãos ao Alto, São Paulo!”, em 2007, contracenando com Marcos Mion, e “Hamlet”, um clássico de William Shakespeare, interpretando a Rainha Gertrudes, contracenando com Leona Cavalli.

Em 1977, ela foi tentar a sorte no exterior e, durante 15 anos, frequentou as principais passarelas dos Estados Unidos, a França e Itália. Em 1989, participa do filme “Somos Todos Iguais” interpretando uma prostituta. 

Com a carreira de modelo internacional consolidada, teve a primeira aparição como atriz de televisão na televisão interpretando a sofisticada Natália, na minissérie “Anos Rebeldes”, assinada por Gilberto Braga em 1992. Dois anos depois, era uma das protagonistas da novela das 19h, “Quatro por Quatro”, de Carlos Lombardi, destacando-se como a socialite Bibi, o seu papel mais marcante. 

Em 1996, a atriz se casou com o professor de educação física Guilherme Linhares. De Carlos Lombardi, na Rede Globo, fez personagens nas novelas “Vira-Lata” (de 1997, como Walkíria), “Uga Uga” (2000, aeromoça Brigitte), “O Quinto dos Infernos” (2002, Carlota Joaquina de Bourbon e Bragança), “Kubanacan” (2003, Mercedes), “Pé na Jaca” (2006, Morgana) e “Guerra e Paz” (2008, delegada Marta Rocha).  

Em 1997, Betty foi a protagonista da novela das 18h, “O Amor Está no Ar”,  escrita por Alcides Nogueira, defendendo a personagem Sofia, uma judia que disputava com Luísa (Natália Lage), que teria sido abduzida, o coração do jovem aviador Léo, interpretado por Rodrigo Santoro. 

Em 1998, realmente debutou no cinema em “Alô?”, de Mara Mourão. Com Xuxa, trabalhou  em 2002, com “Xuxa e os Duendes 2 - No Caminho das Fadas”, e em 2007, com “Xuxa em Sonho de Menina”, como Pandora Raquel. Em 2005, em a Mendonça em “Mais Uma Vez Amor”.

Estreou em 2002 como apresentadora na TV com o programa “GNT Fashion”, que dirigiu durante cinco anos na emissora. Entre maio de 2005 a maio de 2010, integrou diferentes formações do programa “Saia Justa”, na mesma emissora.

Em fevereiro de 2011, assinou contrato de cinco anos com a Rede Record, e estreou nas novelas da casa em “Vidas em Jogo”, interpretando a empregada doméstica Marizete, que estreou no dia 3 de maio de 2011. Em fevereiro de 2012, foi diagnosticada com câncer na vesícula, depois de sentir dores enquanto atuava na novela "Vidas em jogo", tendo que interromper as gravações para dar início ao tratamento da doença.

A parceria bem-sucedida com o autor Carlos Lombardi rendeu ainda mais um grande papel na televisão, na última novela que participou, “Pecado Mortal”, como a Stella Nolasco, uma mãe que lutava pelo amor dos filhos abandonados por ela na infância, personagem que precisou abandonar em decorrência do câncer.

Em 19 de novembro de 2014, Betty estreou seu canal de humor no YouTube, “Calma, Betty”, divertidíssimo, há alguns programas que podem ser conferidos no site, basta buscar no título do programa e assistir todos: são curtinhos, em média cinco minutos. A atriz também participou de uma esquete do canal de humor no YouTube “Parafernalha”, no episódio "Presépio", de dezembro de 2014. Seu último trabalho na TV foi o reality show “Desafio da Beleza”, do canal GNT, que conta com episódios gravados ainda inéditos com ela.


Programa no YouTube

No "Saia Justa"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.