quarta-feira, 2 de setembro de 2015

.: Programação prévia “Esquenta Curta” traz atrações à Santos

Como tradicionalmente acontece antes do início de cada edição do "Curta Santos", uma programação prévia “esquenta” o público para o festival. Em 2015, dois espaços vão receber filmes e atrações musicais no fim de semana que antecede a abertura da 13ª edição do evento, marcada para o dia 15. 

Assim, no dia 12 de setembro, sábado, a revitalizada Concha Acústica, no Canal 3, se transforma em cinema para exibir dois curtas-metragens vencedores de edições anteriores do evento: "Anamnese" e "Pequeno Monstro". Em seguida, haverá com show com o cantor Conrado Pouza.

Ainda no sábado, às 20h, na Cinemateca Maurice Legeard, na Vila Mathias, o "Curta Santos" resgata um momento marcante da cena cultural paulistana: a Sessão Comodoro, por oito anos comandada por Carlos Reichenbach, que trazia suas referências do cinema independente à tela do CineSesc. 

Os chamados filmes “malditos” programados por Reichenbach ajudaram a formar o olhar de novas gerações para o audiovisual. Para lembrar esta passagem, a Sessão Comodoro santista contará com cinco curtas: Ninjas, Das Faces e Sombras, La Jetée, Ghost e Death Valley 69.

Já no domingo, dia 13, o "Esquenta" volta à Concha Acústica, com Quarteto de Cordas Martins Fontes, que interpreta trilhas famosas do cinema no palco praiano: "Viagem à Lua" (de Georges Méliès), "Uma Semana" (Buster Keaton), "O Imigrante" (Charles Chaplin) e "Cedo Para Dormir" (Laurel & O’Hardy – "O Gordo e o Magro").

Programação
12 de setembro
- Exibição Filmes Vencedores 2013/14 l Anamnese + Pequeno Monstro + Show | 19h30 | Concha Acústica
- Sessão Comodoro | 22h | Cinemateca Maurice Legeard
13 de setembro
- Quarteto de Cordas Martins Fontes – Cinema Tocado | 19h30 | Concha Acústica

Sinopses Curtas-Metragens

"Anamnese"
Direção: Mônica Donatelli | Gênero: Documentário | Duração: 11min | Cidade: Santos | Livre
Sinopse: Fragmentos de toda uma vida. A amizade entre Estela, Helena e Vitalina, três derradeiras irmãs dos 14 Soares que encheram por mais de um século a Cidade de Santos de virtudes e delicadezas.
* Melhor Documentário da Mostra Olhar Caiçara – 12º Curta Santos.

"O Pequeno Monstro"
Direção: Kauê Nunes Melo e Nildo Ferreira | Gênero: Ficção | Duração: 6 min | Cidade: Santos | Livre
Sinopse: Miguel é um menino de 8 anos que possui uma maneira própria de ver o mundo. Incentivado por uma redação da escola e por sua imaginação, revela os mistérios sombrios sobre sua família que acredita ser formada por monstros. * Melhor Roteiro e Escolha do Público Mostra Olhar Caiçara – 11º Curta Santos.

Sinopses Sessão Comodoro

Ninjas (2009 - 15 min)         
Dir.: Dennison Ramalho
Um policial militar é cooptado por um grupo de extermínio e passa a ser assombrado por suas próprias decisões.

Das Faces e Sombras (2007 - 21 min)              
Dir.: Vebis Jr. Abalado pelo recente término de namoro, Inácio recebe a visita de Maurício que ocultamente corteja a sua recente ex-namorada. Com isso, o amigo procura desta maneira se aproximar da garota e ludibriá-la para uma "festa na casa de um amigo".

La Jetée (1962 - 29 min)                                   
Dir.: Chris Marker
Após a terceira guerra mundial, um homem é enviado em constantes viagens no tempo na tentativa de descobrir as causas da guerra. Mas as sucessivas viagens fazem com que ele perca a noção de tempo e espaço, colocando sua missão em risco.

Ghost (1984 - 5 min)                                        
Dir.:
Takashi Ito

Neste filme experimental de Takashi Ito, luzes e sombras ocupam lugares abandonados e habitados, criando uma atmosfera de pesadelo dentro da cidade.

Death Valley69 (1986 - 7 min)                        
Dir.:
Richard Kern

Richard Kern, um dos diretores responsáveis pelo movimento "Cinema of Transgression", une-se à banda Sonic Youth para criar uma agressiva e empolgante experiência cinemática.

Atrações Musicais

Conrado Pouza
Músico, ator e iluminador. É fundador do Teatro do Pé e criador/realizador de projetos musicais como Raízes, Urubu Malandro, Mulheres e Lugares, Vinícius... Velho Saravá, Sem Lenço e Sem Documento, É Proibido Proibir e Astronautas Tupi, entre outros. Em 2008 apresentou na Itália o projeto Nossa Velha Bossa Nova, ao lado da cantora Iris La Cava. Já abriu shows de artistas como João Donato, Nando Reis, Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado e Seu Jorge. Este ano interpretou o disco “Elis e Tom” em parceria com a cantora Didi Gomes, para o projeto Rearranjos, do Sesc, além de se apresentar na abertura do 4º Santos Jazz Festival.

Quarteto de Cordas Martins Fontes
Idealizado e fundado em 1976, foi criado com objetivo de divulgar e aproximar a música de câmara da população. Dentre suas principais atividades destacaram-se os Projetos Fá, Sol, Lá, Didático, Concertos Populares e Roteiro Musical. O repertório abrange desde peças escritas originalmente para a formação e arranjos feitos especialmente para o grupo, de Beethoven e Villa-Lobos a Piazzolla e Coldplay. Atualmente reúne Ulisses Nicolai e Adonai Ribeiro (violinos), Erlon Lima (viola) e Rossana Nicolai (violoncelo).

Endereços
Cinemateca de Santos | Rua Ministro Xavier de Toledo, 42 – Campo Grande.
Concha Acústica | Avenida Vicente de Carvalho x Av. Washington Luiz – Gonzaga.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.