quarta-feira, 2 de setembro de 2015

.: Projeto Áfricas no Brasil: resultados de oficinas no Arte no Dique

Nesta quinta-feira, 3 de setembro, a partir das 15h30, o Instituto Arte no Dique recebe o encerramento do projeto Áfricas no Brasil. A programação contará com música, dança, exposição e confraternização, apresentando os resultados das oficinas e atividades que ocorreram nas últimas semanas no espaço.

Às 15h30, ocorre apresentação musical do mestre guineano Bangaly Konate, nascido em uma família de músicos e artistas, filho de um dos mais importantes mestres de cultura da Guiné, Famoudou Konate. Ele é parceiro musical e professor de André Ricardo, professor de história e música no projeto.

Os alunos de música receberam ainda aulas de história da África, principalmente relacionado às expressões culturais através do continente.

Depois, 15h50, será a vez da dança tomar conta do espaço com Flávia Mazal.  As aulas de dança no Áfricas no Brasil foram baseadas na corporeidade das danças de matrizes africanas, abordando os balés do oeste da África e das manifestações culturais afro-brasileiras, acompanhadas por música ao vivo, ao som dos dununs, djembês e atabaques.

Em seguida, ocorre a apresentação da exposição que foi resultado da oficina de estamparia "block printing", que foi ministrada por Lígia Meneghel Chagas.

Durante as aulas as alunas criaram tecidos a partir de técnica de estamparia Block Printing, que consiste em criar carimbos de madeira através da técnica de xilogravura. Este carimbo é usado para estampar artesanalmente o tecido. Maiores informações sobre o Áfricas no Brasil: http://africasnobrasil.com/. O Instituto Arte no Dique fica na Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube. 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.