terça-feira, 22 de dezembro de 2015

.: Férias de janeiro: Sete espetáculos infantis no Teatro Folha

Entre clássicos, musical e aventuras, sete espetáculos infantis fazem parte da programação


Dia 4 de janeiro começa a 24ª edição do Festival de Férias do Teatro Folha, com sessões diárias de apresentações de espetáculos infantis, que acontecem todos os dias da semana até o dia 31 de janeiro. Sete espetáculos ficam em cartaz, garantindo a diversão durante o recesso escolar. Veja abaixo a programação completa do Festival:

PROGRAMAÇÃO

SÁBADOS E DOMINGOS, às 16h
CINDERELA
O clássico conto de fadas “Cinderela” foi revisitado pelo diretor Isser Korik, que se manteve fiel ao conto original, explorando a forma de narrar a história, com teatralidade, humor e criatividade. Em cena dois atores interpretam doze personagens. Em ritmo dinâmico, eles entram e saem do palco, ora como uma bela donzela, ora como um gato malvado, ora como frágeis ratinhos, ora como megeras, ora como príncipe, ora como fada, e assim por diante. A dinâmica desperta a curiosidade das crianças. É um espetáculo ágil, engraçado, poético e cheio de surpresas.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Ian Soffredini e Michelle Zampieri
Figurinos e adereços: Inês Sacay
Produção: Isabel Gomez e Felipe Costa
Preparação corporal: Vanessa Guillén
Preparação vocal: Madalena Bernardes
Assistência de direção: Eduardo Leão
Cenário, iluminação e direção geral: Isser Korik
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: a partir de 3 anos

SÁBADOS E DOMINGOS, às 17h40
PEDRO E O LOBO
Adaptação premiada da fábula musical russa, “Pedro e o Lobo” mescla a manipulação de bonecos e técnicas de teatro negro, sob a direção de Fernando Anhê. Uma das qualidades da montagem é introduzir ao público infantil os sons de uma orquestra e apresentar seus principais instrumentos musicais. Baseado em um antigo conto russo –sobre o menino valente que tenta capturar um lobo para salvar os bichos, seus amigos, na floresta–, o compositor Sergei Prokofiev (1891-1953) designou uma personalidade sonora para cada personagem ao criar a obra, em 1936. O passarinho é representado pelo flautim; o gato, pelo clarinete; a pata, pelo oboé; o lobo, pelas trompas; os caçadores, pela percussão (marimba); o avô pelo fagote; e Pedro, pelas cordas. A base orquestral é pré-gravada, e o maestro Jamil Maluf narra, em off, a entrada de cada instrumento.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Sergei Prokofiev
Direção e adaptação: Fernando Anhê
Direção musical e narração pré-gravada: Jamil Maluf
Elenco: Daniela Sakumoto, Janette Santiago, Valter Felipe e Isa Gouvêa
Cenário, iluminação e figurinos: Fernando Anhê
Realização: Cia. Imago
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: a partir de 3 anos

SEGUNDA-FEIRA às 16h
100 + NEM MENOS
Com técnicas de teatro, dança e animação de objetos e bonecos, “100 + Nem Menos” apresenta esquetes que reinventam brincadeiras folclóricas e temas do cancioneiro popular. Bonecos cheios de vida entram em cena, inspirados no estilo de arte naïf –típica do desenho infantil, caracterizada por traços simples e pela expressão primária de si e do mundo–, abordando o primeiro contato das crianças com o universo dos números, da matemática e do desenho, onde o contar ou riscar aparece de forma lúdica em seu cotidiano. No palco linhas coloridas flutuam pelo ar e formam algarismos, juntos a figuras com traços simples e puros que aparecem e desaparecem inesperadamente. A trilha sonora contém músicas cantadas ao vivo e outras compostas especialmente para a encenação. Uma montagem da Cia Noz de Teatro, Dança e Animação.

FICHA TÉCNICA
Concepção e direção: Anie Welter
Música: Dr Morris e Dani Maia
Cenários e figurinos: Anie Welter
Iluminação: Marisa Bentivegna
Operador de luz e som: Rafael Petri
Criação: Anie Welter, Rafael Petri, Paulo Henrique Alves, Elvira Cardeal, Renata Andrade e Ernandes Araújo.
Elenco: Carla Mercado, Luciana Venâncio, Jota Rafaelli, Renata Andrade e Rafael Bolacha
Stand-in: Sheyla Coelho e Lais Trovarelli
Direção de produção: Rafael Petri
Duração: 42 minutos
Classificação indicativa: a partir de 1 ano

TERÇA-FEIRA às 16h
PINOCCHIO
O espetáculo “Pinocchio”, clássico do italiano Carlo Collodi, conta a história de um boneco feito com madeira mágica que ganha vida e jeito de menino. Como muitos outros garotos, Pinocchio prefere se divertir em vez de ir à escola. Ele não ouve os conselhos de seu pai e criador, o carpinteiro Gepetto, e desvia das aulas para se envolver em muitas aventuras. As peripécias de Pinocchio não impedem que Gepetto saia em busca de seu filho, e o amor que existe entre eles pode ser transformador. O espetáculo, dirigido e concebido por Pamela Duncan, e interpretado pela Cia. Urbana de Teatro, traz ao palco a saga do crescimento de Pinocchio, desde as mentiras contadas, que fazem seu nariz crescer, até os valores que o transformam em um menino de verdade.

FICHA TÉCNICA 
Direção e concepção: Pamela Duncan
Assistente de direção e produção: Luiz Fernando Albertoni
Dramaturgia: Rogerio Favoretto e Pamela Duncan
Atores: Luiz Fernando Albertoni, Jonathan Well, Paulo Arapuan, Anna Carolina Longano e Ricardo Aires
Ator-contrarregra: Bruno Casselli
Narração: Lui Strasburger
Sonoplastia: Aline Meyer
Iluminação: Juarez Adriano
Realização: A Peste, Cia Urbana de Teatro – Pamela Duncan
Patrocínio: Bauducco, Marrucci, Grupo LEF, Arcelor Mittal, Sil Cabos Elétricos
Apoio: Porto Seguro
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: a partir de 4 anos


QUARTA-FEIRA às 16h
O CORCUNDA QUAQUÁ
Quaquá é um sineiro que vive recluso no campanário de uma catedral. Alto e forte, porém solitário, fisicamente deformado e surdo por tocar os sinos da igreja, o rapaz conversa com amigos imaginários, escondido das pessoas que moram na cidade, por ordem de seu perverso padrasto Rollo. A aventura do estranho Quaquá começa na festa do Dia de Reis, quando ele aparece na praça, é coroado rei dos Bobos, e conhece a bela cigana Esmeralda. Cheio de humor, o espetáculo narra a grande aventura de Quaquá para salvar a preciosa cigana, com quem tem uma relação de afeto, das maldades de seu padrasto. Uma montagem vencedora do Prêmio Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e do Femsa na categoria Melhor Ator Coadjuvante.

FICHA TÉCNICA
Texto e direção: Ricardo Ripa (livremente inspirado em “O Corcunda de Notre-Dame”, de Victor Hugo)
Joca Andreazza (Quaquá), Paulo Vasconcelos (Gárgula), ‘ (Rollo), Dani Nega (Esmeralda), Carmo Murano (Belém) e Vitor Bassi (Soldado Sol).
Cenário e figurino: Rosa Berger
Trilha sonora: Ricardo Severo
Iluminação: Will Damas
Coreografia: Eder Cardoso
Assistente de direção: Luciana Azevedo
Assistente de cenário e figurino: Eliana Liu
Adereços: Palhassada Ateliê
Estagiárias/cenografia: Laura Pappalardo e Gabriella Gonçales
Fotografia: Ricardo Ferreira
Direção de produção: Henrique Benjamin
Produção executiva: Hamilton Feltrin
Produção: Dinâmica Eventos
Realização: Dinâmica Eventos e Notábile Filmes
Duração: 50 minutos
Faixa etária: a partir de 4 anos


QUINTA-FEIRA às 16h
O GRANDE CIRCO CIENTÍFICO
Dois cientistas muito malucos e atrapalhados revelam os mais divertidos números do picadeiro como nunca visto antes em “O Grande Circo Científico”, espetáculo que mistura a magia, o encantamento e a nostalgia do circo de antigamente com elementos da ciência moderna. O show revela segredos por trás da magia circense, a partir de experimentos que explicam truques apresentados, como o corajoso homem que cospe fogo, ou a habilidosa bailarina que rodopia, ou o resistente faquir que deita o corpo sobre pregos. De forma divertida, a dupla de cientistas apresenta conceitos como a gravidade, o equilíbrio e reações químicas, sempre presentes no dia a dia das pessoas. Uma montagem da Mad Science, que tem parceria com a NASA.

FICHA TÉCNICA
Direção: Marcelo Klabin
Produção: Mad Science Brasil
Elenco: Tiago Prates e Gigi Bifulco
Cenografia: Edson Expedito
Duração: 60 minutos
Faixa etária: a partir dos 5 anos

SEXTA-FEIRA às 16h
OPERILDA NA ORQUESTRA AMAZÔNICA
​​Neste espetáculo musical, a divertida Operilda sobe ao palco para contar a história da música erudita brasileira, de um jeito alegre e cheio de vida, ao lado de seu livro mágico e de uma camerata de seis músicos. Uma montagem dinâmica, com canções ao vivo, interação com a plateia e repertório de composições formado por nomes históricos da música erudita brasileira, como Alberto Nepomuceno, Padre José Maurício, Carlos Gomes, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Xisto Bahia, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Guerra-Peixe e Tom Jobim, e também músicas de origens folclóricas, africanas e indígenas brasileiras. O cenário traz referências da floresta Amazônica, com propostas lúdicas e práticas. A peça recebeu os prêmios APCA de 2013 de Melhor Musical Infantil e FEMSA na Categoria Especial, e obteve o 2º lugar dos Melhores do Ano do Guia da Folha de 2013.

FICHA TÉCNICA
Texto e pesquisa: Andréa Bassitt
Elenco: Andréa Bassitt, Elaine Giacomelli (piano), Willians Marques (percussão), Clara Bastos (contrabaixo), Paula Souza Lima (violino), Joca Araújo (clarinete e flauta) e Joyce Peixoto (trombone).
Direção Geral: Regina Galdino
Direção musical: Miguel Briamonte
Cenário e Adereços: Marco Lima
Fotos: João Caldas Filho
Iluminação: Newton Saiki
Programação Visual: Sato - Casa da Lapa
Realização: Oasis Empreendimentos Artísticos Ltda
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: a partir de 4 anos


SERVIÇO – FESTIVAL DE FÉRIAS
Teatro Folha
Estreia: 4 de janeiro
Temporada: 31 de janeiro
Apresentações: segunda a sexta, 16h; sábado e domingo, 16h e 17h40
Ingresso: R$ 30,00
*Valores referentes a ingressos inteiros. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

TEATRO FOLHA
Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br
Vendas por telefone e internet/ Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% de desconto / Horário de funcionamento da bilheteria: segunda, 14h; terça a quinta, das 14h às 21h; sexta, das 14h às 23h59; sábado, das 12h às 23h59; e domingo, das 12h às 19h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado /  Estacionamento do Shopping: R$ 13,00 (primeiras duas horas)  / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3104-4885 / Patrocínio: Folha de S.Paulo, CSN, Veloce, Brightstar, Nova Chevrolet e Grupo Pro Security.

SOBRE A CONTEÚDO TEATRAL
O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua há quase quinze anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, e do Teatro Amil, no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. Essa frente conta com direção artística de Isser Korik e direção comercial de Léo Steinbruch, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação da empresa, ao todo, as casas somam mais de 2 milhões de espectadores.

Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças para os públicos adulto e infantil, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”, “A Pequena Sereia”, “Grandes Pequeninos” e “Branca de Neve e os Sete Anões” e “Cinderela” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, “Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “Te Amo, São Paulo”, a trilogia “Enquanto Isso...”, “Dez Encontros”, “Ivan Lins em Cena”, projetos de humor – como “Nunca Se Sábado...” –, e em parceria com a produtora carioca Moeller & Botelho os musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de “Diamantes”, além de mostras como o “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.