quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

.: 22ª Exposição de Presépios Internacionais no Valongo

Está tudo pronto para a 22ª Exposição de Presépios Internacionais do Santuário Santo Antonio do Valongo, em Santos. Os mais de 70 presépios poderão ser vistos a partir de sete de dezembro, após a missa das 19h, a ser celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, Frei André Becker, Frei Rozântimo Costa e Frei Hipólito Martendal.

Com o intuito de manifestar o amor no renascimento de Jesus em formas, cores e raças diferentes, a Mostra foi montada por artistas, voluntários e fieis da comunidade, em um ambiente climatizado e decorado. Dentre as inovações dessa edição, também poderão ser vistas as peças do acervo franciscano e outras internacionais, de cerâmica, madeira, resina, tecidos, vidros, argila, brinquedos e papelão.

Um dos destaques desse ano é o Presépio construído com material reciclado, feito por Antônio Ednaldo da Silva, mais conhecido como Berbela de Paraisópolis. O pernambucano, que mora em São Paulo há 14 anos, é conhecido pelo talento em fazer arte com materiais descartados.

“O incomum presépio, feito com objetos reaproveitados, faz um alerta sobre a importância de preservarmos o meio ambiente. Atualmente, o mundo está muito consumista. Por diversos momentos, as pessoas valorizam o supérfluo ao esquecerem o essencial, que é a experiência do amor de Jesus em nossos corações”, explicou Frei Rozântimo Antunes Costa.


A exposição é inspirada na antiga tradição dos Franciscanos, que a criaram no século XIII, na Itália, e foi trazida para Santos pelo Frei Rozântimo. É notório que o evento é muito aguardado pela comunidade e turistas. Na edição passada, mais de 15 mil pessoas visitaram a Mostra.

Ainda unindo arte e devoção, o artista plástico e fotógrafo Laurival Camargo também contribuirá para a vivacidade do evento. O responsável pelo Coletivo Photoclub F8 irá remontar o nascimento de Jesus, em dois diferentes presépios, o primeiro através de fotos e o segundo, de esculturas.

O ilustrador santista Leandro Shesko, outro destaque da ação, desenhou a Sagrada Família nas paredes do Santuário. Enquanto a artista plástica Márcia Teixeira fez o presépio de papel e Joaquim Lopes Cardoso da Silva, mais conhecido como Sr. Joaquim da Banca, usou palitos de cortina.

As imagens desenhadas em MDF foram feitas pelo caminhoneiro Anderson Camargo, que faz da arte um hobby. Já Wilson Pinto, além do presépio, fez a maquete detalhada da Igreja do Valongo e do Monte Serrat.

Outros materiais reciclados aparecem nos presépios do artista plástico Bruno Granato, de garrafas pet, e o das voluntárias Elaine Rodrigues e Elza Damaso, que usaram cápsulas de café. Em meio a criatividade, dedicação e fé, a Sagrada Família, montada pelo Movimento Interreligioso pela Cidadania, que fez o Presépio Ecumênico, também promete emocionar a todos.   

A 22ª Exposição é patrocinada pelas empresas Terracom, Grupo Rodrimar, Grupo Mendes, Visão laser, Unisanta e Mult Imagem, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos.

Serviço:
22ª Exposição de Presépios Internacionais do Santuário Santo Antonio do Valongo
Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre, n°13, Bairro Centro Histórico- Santos/ SP
Quando: 7 de dezembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016
Horário de visitação: 8h às 18h (todos os dias, com entrada gratuita).

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.