quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

.: "Os Segredos Matemáticos dos Simpsons” no subconsciente

Simon Singh,autor do best-seller “ O Último Teorema de Fermat”, revela a genialidade e o senso de humor dos roteiristas da série, muitos deles com formação acadêmica avançada em matemática.

Um dos programas mais bem sucedidos da história da televisão e há 26 anos no ar nos Estados Unidos, "Os Simpsons" fazem parte do imaginário coletivo mundial e já foram objeto de pesquisa de filósofos, psicólogos e  teólogos. Quando o Ph.D em Física Simon Singh foi conhecer os bastidores da série e descobriu que a reunião de edição de roteiro do programa mais parecia um seminário sobre matemática ou uma aula de geometria, as referências o inspiraram a escrever  "Os Segredos Matemáticos dos Simpsons” (The Simpsons And Their Mathematical Secrets), lançado este mês no Brasil pela Editora Record, com tradução de Catharina Pinheiro e 280 páginas.

A paixão dos autores de "Os Simpsons" pelos números fez com que desde o primeiro episódio fossem inseridas doses de conhecimento matemático no subconsciente dos telespectadores. Em “Bart, o Gênio”, estreia da série, os blocos de alfabeto da pequena Maggie formam a famosa equação cientifica de Einstein (E=mc²). A partir daí, uma série de referências numéricas e à geometria renderia à família de Springfield um lugar especial nos corações dos matemáticos e também entre nerds e geeks em geral.

Relembrando episódios memoráveis da série com humor e inteligência, Singh passeia por tramas que exploram números primos, narcisistas, o popular PI (π), a equação de Euler, a teoria dos jogos e diversos teoremas, entre eles o famoso teorema de Fermat.  A série "Futurama", do mesmo criador de "Os Simpsons", também tem suas referências matemáticas analisadas no livro, que conta ainda com testes para os leitores avaliarem suas habilidades em com os números em charadas e provas.

Trecho:
“Como sociedade, adoramos, com razão, nossos grandes músicos e romancistas, mas raramente ouvimos qualquer menção ao humilde matemático. Está claro que a matemática não é considerada parte de nossa cultura. Em vez disso, costuma ser temida, enquanto os matemáticos são ridicularizados. Apesar disso, os autores de Os Simpsons e de Futurama vêm inserindo ideias matemáticas complexas no horário nobre da televisão há quase um quarto de século.”

Sobre o autor
Simon Singh mora em Londres e é Ph.D em Física de Partículas pela Universidade de Cambridge. Ex-produtor da BBC, dirigiu o documentário vencedor do prêmio da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, Fermat’s Last Theorem. Além do best-seller “O último teorema de Fermat”, é autor de “O livro dos códigos” e “Big Bang”, todos publicados pela Editora Record.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.