domingo, 1 de maio de 2016

.: British Council traz dramaturga Jo Clifford para FLUPP PENSA

Dia 7 de maio, sábado, a partir das 16h, a atriz e dramaturga Jo Clifford participa de bate-papo e faz leitura da sua peça The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven (com legendas em português) em ação da FLUPP Pensa – projeto de formação de autores e leitores produzido pela Festa Literária das Periferias, a FLUPP.

A convite do British Council, Jo Clifford visita o Brasil e participa do encontro que será no CRJ – Centro de Referência da Juventude, localizado na Rua José de Arimatéia, 80, na Cidade de Deus – comunidade conhecida do Rio de Janeiro, que este ano completa 50 anos.

“A visita da Jo Clifford ao Brasil e a parceria com a FLUPP Pensa integra o nosso programa de Artes e Criatividade, o Transform, que tem como um de seus pilares a criação de espaços para discussão e intercâmbio de práticas e políticas públicas de oportunidade e acesso à Cultura. Especialmente projetos que celebrem a diversidade nas artes”, explica Liliane Rebelo, Gerente de Artes do British Council.

Aos 65 anos, residente em Edimburgo, com cerca de 80 peças escritas, muitas montadas em vários países, Jo Clifford foi a primeira dramaturga declaradamente transgênero a ter um texto de teatro montado no West End (circuito comercial) de Londres, com o Great Expectations (em 2005).

Sua peça The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven traz Jesus no tempo presente, na pele de uma mulher transgênero. Histórias bíblicas são recontadas em uma perspectiva contemporânea propondo uma reflexão sobre a opressão e a intolerância sofrida por pessoas trans na sociedade. Jo Clifford integra a companhia teatral Queen Jesus Plays, formada também pela diretora Susan Worsfold e pela produtoraAnnabel Cooper, que também estarão presentes no evento.

O evento com a dramaturga é a primeira ação da feira literária na Cidade de Deus, onde acontecerá a 5ª edição da FLUPP (de 8 a 13 de novembro), que esse ano homenageia o escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996), um ícone da literatura LGBT brasileira.

A temática deste ano remete às periferias, à celebração da diferença e ao misticismo presente na obra de Caio Fernando Abreu. O encontro com Clifford reforça a busca pela identidade e resgate da memória. Criada na década de 1960, a Cidade de Deus era um conjunto habitacional em construção que teve a sua inauguração antecipada em função de um dilúvio que acometeu a cidade do Rio de Janeiro e acolheu os flagelados da enchente de 1966.

“Jo Clifford faz todo o sentido para a FLUPP, ainda mais na Cidade de Deus, pois ela resolveu ser o que deseja, vencendo imposições biológicas, além de sociais. É fonte de inspiração tanto para a FLUPP quanto para os autores em nosso processo de formação. Um dos autores que formamos, Enrique Coimbra, tornou-se uma referência para a juventude LGBT das periferias cariocas”, relata Julio Ludemir, um dos idealizadores da FLUPP.

Este é o segundo evento do ano da FLUPP Pensa, que começou em abril com o navegador Amyr Klink e a jornalista Flávia Oliveira. Até o final do ano serão mais 21 encontros semanais com autores nacionais e internacionais num processo de formação que resulta em uma publicação com autores das favelas e subúrbios cariocas. Em 2016, a FLUPP Pensa publicará três livros (uma coletânea de poemas, uma de narrativas e outra de histórias em quadrinhos). A coletânea de HQ propõe um diálogo com a memória da Cidade de Deus.

A FLUPP, desde sua primeira edição, em 2012, tem apoio do British Councile promove intercâmbios entre autores e leitores de diferentes partes do Brasil e do mundo. Idealizada pelos escritores Julio Ludemir e Ecio Salles, a FLUPP foi criada para ser um espaço de formação de novos leitores e autores na periferia das grandes cidades brasileiras. Já foram publicados 10 títulos, que revelaram 107 nomes, dentre os quais se destacam Jessé Andarilho, Yasmin Thayná e Enrique Coimbra.

A visita de Jo Clifford começa pelo Rio de Janeiro, depois segue para São Paulo onde ministra uma oficina no Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council (dias 10, 11 e 12 de maio); em seguida, apresenta o espetáculo The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven, em Belo Horizonte e retorna a São Paulo para participar de um debate no Instituto Tomie Ohtake no dia 30 de maio.

Sobre Jo Clifford: Dramaturga premiada, atriz, tradutora, poeta e performer, também trabalhou como jornalista e acadêmica. É autora de 80 peças de teatro, muitas traduzidas em vários idiomas. The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven foi sua estreia como atriz, no Fringe – Festival de Edimburgo em 2014.

Suas peças têm sido montadas por diversas companhias no Reino Unido e no mundo. Sua adaptação de Great Expectations, de Charles Dickens, tornou-a a primeira mulher transexual a ter um texto montado no circuito do West End de Londres. Há 30 anos seus textos são montados e apresentados no Festival de Edimburgo.

Em 2015, escreveu e apresentou na Radio BBC da Escócia o programa Transgendered Lives. Protagonizou o High Heels Aren’t Compulsory, filme que recebeu o prêmio de público de Melhor Curta Metragem do Festival de Cinema SQIFF (na Escócia).

Foi a primeira mulher transgênero convidada a proferir um discurso feminista no evento anual Burns Supper, que celebra a vida e a obra do poeta escocês Robert Burns, em 2016. Jo Clifford fez o discurso Reply to the Toast to the Lassies (Resposta ao Brinde das Mocinhas) na presença da primeira ministra da Escócia, Nicola Sturgeon.

A peça Every One foi recentemente montada no Battersea Arts Centre, em Londres, e está em fase de produção no Japão. No momento, Clifford está criando um texto em parceria com o National Theatre of Scotland, com estreia prevista para o segundo semestre de 2016.

Ela costuma dizer que tem muito orgulho de ser pai e avó.
Mais informações no blog www.teatrodomundo.com

Sobre o British Council Transform: O Transform é um programa de artes do British Council, iniciado em 2012, e idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido. O projeto busca fortalecer os laços entre profissionais e instituições de ambos os países para resultados de longo prazo.
Acesse: www.britishcouncil.org.br/transform

Para Serviço:
Encontro com Jo Clifford 
Dia 7 de maio, às 16h, na FLUPP PENSA.
Local: Auditório do CRJ - Centro de Referencia da Juventude - Rua José de Arimatéia, 80 – Jacarepaguá - Cidade de Deus.
Telefone para informações: 21 98167-0612.
Classificação:16 anos.
Ingressos: Grátis.
Capacidade: 110 lugares.
Tradução simultânea: necessário levar documento com foto para retirada do receptor de tradução.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.