quarta-feira, 18 de maio de 2016

.: Documentário "For the Love of Fashion‏": algodão e moda

O documentário "For the Love of Fashion", produzido pela National Geographic, tem pré-estreia no Brasil nesta quarta-feira, 18 de maio, e aborda a cadeia produtiva do algodão orgânico e seus impactos na sociedade.

A National Geographic e a C&A se uniram para produzir o documentário "For the Love of Fashion", que aborda o cultivo do algodão orgânico e o impacto nos produtos que chegam aos consumidores. A produção global também enfatiza a necessidade de uma mudança no paradigma da cadeia de produção da matéria-prima. O documentário, que estreia no Brasil no dia 25, às 17h15, na National Geographic, tem como apresentadora Alexandra Cousteau, conhecida mundialmente por seu trabalho sobre a água e as questões de sustentabilidade. 

Para celebrar a chegada do documentário ao país, a C&A promove uma pré-estreia exclusiva para convidados, nesta quarta, dia 18 de maio. O evento contará também com uma mesa-redonda, composta por especialistas do setor, para debater a importância da produção dessa matéria-prima e do cenário do algodão no Brasil.

Com 45 minutos, o documentário é apresentado por Alexandra, que viaja pela Índia, Estados Unidos e Alemanha, mostrando os resultados do uso de métodos de produção mais sustentáveis. Dados apontam que 2,4% das terras de cultivo no mundo estão destinadas à plantação de algodão. No entanto, esse cultivo consome 24% do total de inseticidas e 11% dos pesticidas vendidos no mundo inteiro. O algodão orgânico tem consideráveis benefícios econômicos e ambientais, mas representa menos de 1% da colheita anual mundial.

Um dos lugares visitados por Alexandra são os campos de cultivo de algodão de Madhya Pradesh, na Índia, onde ela acompanhou a produção do algodão e conheceu os agricultores locais, cuja vida melhorou notavelmente depois que alteraram os métodos de produção, substituindo o cultivo pelo método tradicional por tecnologias mais sustentáveis. 

A apresentadora também conversa com trabalhadores de organizações não governamentais e de outras entidades e com líderes da indústria na Alemanha e nos Estados Unidos. Além disso, entrevista especialistas em sustentabilidade da C&A, uma das maiores compradoras da matéria-prima no mundo, para entender por que há a necessidade de migrar para o cultivo orgânico e para movimentos de nível internacional.  

Deborah Armstrong, vice-presidente executiva da National Geographic Partners Europa, diz que a National Geographic acredita no poder da ciência, na exploração e na arte de contar histórias para mudar o mundo. O modo como a roupa é produzida tem um impacto sobre o meio ambiente de uma maneira que a maioria das pessoas não imagina em seu dia a dia. "For the Love of Fashion" destaca esse impacto e suas possíveis soluções, de modo que incentive e engaje o público em todo o mundo. 

Sobre Alexandra Cousteau
Exploradora emergente da National Geographic, diretora cinematográfica e reconhecida mundialmente por seu trabalho com a questão da água, continua com a tarefa de seu famoso avô, Jacques-Yves Cousteau, e de seu renomado pai, Philippe Cousteau. Alexandra Cousteau domina a tradição narrativa herdada de sua família e tem uma habilidade única para inspirar o público sobre questões importantes de política, leis e ações. Ela se dedica a defender a importância da conservação e da gestão sustentável da água, a fim de manter o planeta saudável. Suas iniciativas em nível mundial têm o objetivo de inspirar e capacitar os indivíduos para proteger não só o oceano e seus habitantes, mas também as comunidades humanas que dependem dos recursos de água doce. 

Em 2010, o Fórum Econômico Mundial a incluiu entre os Líderes Jovens do Mundo. Essa comunidade de líderes da próxima geração atua como uma força motriz para o futuro sustentável. Em 2008, Alexandra foi nomeada exploradora emergente da National Geographic, com o que se juntou ao seleto grupo de 11 jovens pioneiros e visionários de todo o mundo, para estender as fronteiras do descobrimento, da aventura e da resolução dos problemas mundiais. Também em 2008, Alexandra fundou a Blue Legacy International, com o objetivo de capacitar as pessoas a recuperar e restaurar a água no mundo, uma comunidade por vez. 

Alexandra comandou expedições da Blue Legacy International em seis continentes e produziu mais de uma centena de curtas-metragens premiados sobre as questões da água no mundo, conseguindo que um número recorde de pessoas se ocupasse e atuasse com os problemas de conservação da água em suas comunidades. Também trabalha com a Oceana, como assessora sênior, para ajudar a impulsionar seu importante trabalho em relação aos oceanos, para que a empresa seja conhecida por um público cada vez maior por meio de expedições, eventos e promoções.

Sobre a National Geographic Channel 
A National Geographic Channel é o braço de TV e produção da National Geographic Partners, uma operação conjunta da 21st Century Fox e National Geographic Society. Líder mundial em programação de primeira qualidade em ciência, aventura e exploração. A National Geographic Channels possui os canais National Geographic Channel (NGC), Nat Geo Wild, Nat Geo People e Nat Geo Mundo. Além disso, opera a National Geographic Studios, unidade de produção televisiva interna da empresa. 

A National Geographic Society contribui com o compromisso da National Geographic Society com a exploração, conservação e educação com uma programação inteligente e inovadora, feita com talentos de primeira linha em todo o mundo, com ganhos que ajudam a financiar a missão da sociedade. Internacionalmente, a NGC está disponível em mais de 440 milhões de lares, em 171 países e em 45 idiomas. E a Nat Geo Wild, em 131 países e em 38 idiomas. A National Geographic Partners também é uma empresa líder nas redes sociais, com uma base de fãs de 250 milhões de pessoas em todas as suas páginas. A NGC contribui com mais de 55 milhões de fãs somente no Facebook. Para mais informações, acesse www.natgeotv.com e www.natgeowild.com. 

Sobre a C&A
Líder do mercado de varejo de moda brasileiro, no qual está presente desde 1976, a C&A é uma multinacional de origem holandesa fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August, cujas iniciais deram origem ao nome da empresa. Atualmente a rede possui mais de 280 lojas no País, em todos os Estados e no Distrito Federal. De maneira inovadora, a C&A atua para oferecer produtos e informação de moda a preços acessíveis. Com a plataforma C&A Collection, traz coleções exclusivas em parceria com estilistas e grifes nacionais e internacionais. 

A empresa é pioneira em ações de sustentabilidade no setor: desde 2006, audita a cadeia produtiva, monitorando padrões de negócios socialmente responsáveis; em 2009, inaugurou uma Loja Eco, certificada com o selo Leed, do Conselho de Construção Sustentável dos EUA (USGBC); e, em 2010, foi a primeira empresa do setor a assinar o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. Em 2015, está consolidando seus compromissos em uma plataforma global de sustentabilidade.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.