quarta-feira, 18 de maio de 2016

.: Mostra "Palavra em Movimento", de Arnaldo Antunes, chega ao Rio

360º, 2008, Arnaldo Antunes - Porta de madeira 210 x 77 x 6 cm (tem pequena base circular de 20 cm diam.) (Foto: Divulgação)
Exposição, que marca 30 anos de produção visual de Arnaldo Antunes, abrirá no dia 18 de maio, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro.

Toda a poesia do multiartista brasileiro Arnaldo Antunes emerge em meios técnicos diversos, trabalhando a palavra irrompida em suas dimensões verbais, sonoras e visuais. Com obras e processo criativo marcados pelo vanguardismo, a mostra "Palavra em Movimento" propõe uma síntese dessa trajetória eclética, enfatizando a produção de Antunes no âmbito do circuito das artes visuais contemporâneas.

Com abertura nesta quarta, dia 18 de maio, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, a exposição reúne caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de adesivos, cartazes, áudios e vídeos de trabalhos realizados nos últimos 30 anos. A cidade do Rio de Janeiro fecha a itinerância da mostra que passou por cidades como São Paulo, Brasília e Salvador, desde julho de 2015.

Segundo o curador da mostra, Daniel Rangel, a maneira integrada de criar de Antunes é inspirada na poesia concreta e remete à expressão "joyceanaverbivocovisual", que sintetiza a proposta, colocada em prática nos anos 1950 pelos concretistas brasileiros, dos novos modos de se fazer poesia, visando a uma “arte geral da palavra”.

“Seja esta falada, escrita, desenhada, fotografada, filmada, construída ou cantada, sua obra estrutura-se a partir da palavra. Um dinamismo que caracteriza seu trabalho, aliado ao não pertencimento a um local ou gêneros específicos. Um mensageiro-viajante, cidadão do mundo, que manipula a linguagem como poucos”, afirma Rangel.

O recorte cronológico da exposição, o mais completo já apresentado da obra do artista, evidencia um percurso no qual a poesia ultrapassa seus limites para se manifestar na letra de uma música, em placas de rua, em objetos comuns, em imagens com movimento ou até mesmo no tradicional papel, emoldurado e pendurado nas paredes da exposição.

A excentricidade de Antunes é ligada subjetivamente à ideia da mostra, o que leva o curador a lembrar da “rica fusão referencial heterogênea do artista -- herdeiro da poesia concreta dos anos 50, do rock e tropicalismo dos 60 e 70, da arte pop, e do movimento punk dos anos 80 --, aliada ao pleno domínio da linguagem e da comunicação, e a uma poderosa voz abissal que se tornou uma verdadeira marca”.

“Ele é um artista do presente, que aborda temas atuais; conceitos políticos,comportamentais, ecológicos, espirituais e poéticos para diversos públicos e em contato com diferentes mídias”, afirma Rangel. 

Detalhes "Palavra em Movimento"
A mostra é um passeio pelas três dimensões - verbivocovisual - da obra artística de Antunes.

A série "Caligrafias" reúne um pequeno recorte das monotipias realizadas com tinta de carimbo (entre 1998 e 2003), nas quais Arnaldo pintava seus poemas espremendo os tubos de pigmento diretamente sobre o papel de gravura.

Outra série apresentada de forma parcial é "Oráculo", realizada entre 1981e 1982, produção mais antiga incluída nesta mostra. Conjunto de colagens com rasgos manuais sobre pequenos papéis cartonados com sobreposições de imagens, letras, fontes e palavras recortadas de revistas, jornais e outros impressos da época.

Os objetos e instalações poéticas, juntamente com os adesivos, banners eletreiros buscam no universo do readymade novas formas de retirar a poesia do papel. Poemas podem virar esculturas, objetos comuns com forma ou uso subvertidos, ou peças que propõem uma interatividade e participação direta do público.

Trabalho mais recente de Arnaldo, a série "O Interno Exterior" (2014) também busca no cotidiano sua inspiração. Monitores digitais se tornam suporte para poemas estruturados a partir de leituras simultâneas de textos urbanos capturados em fotos de suas viagens, animadas em stop motion.

Serão apresentados também alguns objetos de luz, uma fotografia ampliada e colada em um espelho, o video-poesia "Nome", além de gravações sonoras com leituras poéticas de Arnaldo que, como afirmou o curador “de certa forma, aproximam a exposição do fã mais recorrente do músico e cantor pop”. O Centro Cultural Correios recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 12h às 19h.

Serviço
Exposição "Palavra em Movimento", de Arnaldo Antunes
Abertura: 18 de maio de 2016, às 19h
Período: de 19 de maio a 17 de julho de 2016
Local: Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro 
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: +55 (21) 2253-1580

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.