sexta-feira, 20 de maio de 2016

.: Jeff Lorber Fusion e o balanço do smooth jazz



Por Luiz Gomes Otero
Em maio de 2016

O músico Jeff Lorber tem uma trajetória interessante no jazz instrumental. Com seu grupo, o Jeff Lorber Fusion, revelou uma gama de talentos para o estilo, sendo um deles Kenny G, além de trabalhar com vários outros nomes consagrados. Seu disco mais recente, "Step It Up", confirma a sua tendência para o smooth jazz com swing, um balanço dançante irresistível, tocado com extrema competência e produção impecável.


Vale citar que Lorber enfrentou problemas sérios de saúde em 2004. Felizmente conseguiu superá-los com louvor. Basta ouvir "Get Up", uma energética faixa de abertura em que os músicos do sopro dividem os solos com os teclados de Lorber.  Uma introdução sensacional, acompanhada por sax tenor, baixo, bateria e guitarra, além dos teclados de Lorber. A formação básica da sua banda.


O que se segue depois para o ouvinte é uma sucessão de peças instrumentais bem produzidas e gravadas. "Fite Spirit", por exemplo, começa com um pique bebop para depois cair de cabeça no smotth jazz suingado como Lorber sabe tocar. Os momentos mais calmos, como "Starfish" e "Arecibo", mostram também um grupo bem coeso e entrosado.


As músicas "Deep Green", "Up On This" e "Soul Party" confirmam o balanço de "Lorber", assim como a ótima faixa título ("Step It Up"). Se você curte smooth jazz instrumental, vale a pena conferir esse trabalho da Jeff Lorber Fusion.


"Get Up"

"Arecibo"

"Up On This"

Sobre o autor

Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy SantosLérias e Lixos e Resenhando.com. Recentemente, criou a página Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.